Questões de Engenharia de Transporte da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Engenharia de Transporte da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Via permanente é a denominação utilizada para o conjunto de camadas e de elementos que possibilitam a passagem de trem. De acordo com a via permanente, assinale a alternativa que apresenta os 3 principais elementos da via permanente.

  • A. Sublastro, trilho e lastro.
  • B. Lastro, dormente e trilho.
  • C. Trilho, engates e placas de apoio.
  • D. Engates, fixações e placas de apoio.

De acordo com a definição de lastro, assinale a alternativa INCORRETA acerca da sua função.

  • A. Impedir o deslocamento dos dormentes.
  • B. Distribuir sobre a plataforma ferroviária ou sobre o sublastro os esforços resultantes das cargas dos veículos.
  • C. Formar um colchão com elasticidade necessária para atenuar as trepidações resultantes da passagem dos veículos.
  • D. Dificultar a manutenção, impedindo o rearranjo das partículas durante as operações de nivelamento e alinhamento da vida.

A linha por onde o trem circula denomina-se via permanente, sendo composta por diversos elementos, cada um com uma função específica.

De acordo com a imagem apresentada, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os elementos indicados pelas setas.

  • A. Ensaio, engate, sublastro, trilhos e placas de apoio.
  • B. Trilho, engates, fixações, placas de apoio e sublastro.
  • C. Sublastro, placas de apoio, fixações, trilhos e dormentes.
  • D. Talas de junção, plataforma, engates, placas de apoio e trilhos.

Os veículos ferroviários, os quais são denominados material rodante, são compostos por algumas unidades que dispõem de motores para a sua movimentação ou para rebocar outros veículos e aqueles que são simplesmente rebocados. “De acordo com o material rodante das locomotivas diesel-elétricas, pode-se afirmar que as locomotivas são classificadas pela disposição de seus truques e quantidade de eixos tratores por truque, a saber: B para _____ eixos, C para _____ eixos e D para _____ eixos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. 2 / 3 / 2
  • B. 2/ 3 / 4
  • C. 2 / 4 / 3
  • D. 3 / 2 / 4

Um dos fatores limitadores da capacidade de tração das locomotivas é a aderência no contato roda-trilho, através do qual a roda consegue exercer o esforço trator. A aderência é a resistência que se opõe ao escorregamento de um corpo sobre outro. São fatores que fazem com que o coeficiente de aderência sofra variações, EXCETO:

  • A. A inércia das partes girantes do trem e a temperatura do trilho.
  • B. A geometria da via, devido ao escorregamento da roda externa nas curvas de pequeno raio.
  • C. O tipo de locomotiva corrente contínua e maior com corrente alternada e velocidade do trem.
  • D. O estado das rodas e diâmetros diferentes no mesmo eixo e condições atmosféricas, se o trilho está seco ou molhado.

O desempenho de um trem, em termos de velocidade e consumo de combustível, é estimado considerando-se o esforço trator gerado pelas locomotivas e a resistência ao movimento, oriunda das locomotivas e vagões. A resistência ao movimento de um trem possui quatro componentes principais. Assinale-os.

  • A. Resistência de passagem, aerodinâmica, de posto e de curva.
  • B. Resistência de rolamento, aerodinâmica, de rampa e de curva.
  • C. Resistência de passagem, aerodinâmica, de cobertura e de curva.
  • D. Resistência de rolamento, aerodinâmica, de rampa e de distância.

“Os sistemas de sinalização de cabine permitem monitorar o cumprimento das indicações de sinalização, notadamente, no que se refere à transgressão de um sinal de bloqueio, ou mesmo descumprimento dos limites de velocidade. Estes sistemas, conhecidos como sistemas _________________________, podem desencadear um alerta ou mesmo executar uma atuação automática do sistema de frenagem, neste caso é conhecido como _________________________, que permite a automação completa do tráfego ferroviário, dispensando a presença ou, pelo menos, a ação do maquinista.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. ATC (Automatic Train Control) / ATO (Automatic Train Operation)
  • B. ACC (Automatic Crain Control) / ATA (Automatic Train Aplication)
  • C. CTA (Control Train Automatic) / ATO (Automatic Train Operation)
  • D. TACC (Train Automatic ControlCari) / ATO (Automatic Train Operation)
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...