Questões de Engenharia de Transporte da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Via permanente é a denominação utilizada para o conjunto de camadas e de elementos que possibilitam a passagem de trem. De acordo com a via permanente, assinale a alternativa que apresenta os 3 principais elementos da via permanente.

  • A. Sublastro, trilho e lastro.
  • B. Lastro, dormente e trilho.
  • C. Trilho, engates e placas de apoio.
  • D. Engates, fixações e placas de apoio.

De acordo com a definição de lastro, assinale a alternativa INCORRETA acerca da sua função.

  • A. Impedir o deslocamento dos dormentes.
  • B. Distribuir sobre a plataforma ferroviária ou sobre o sublastro os esforços resultantes das cargas dos veículos.
  • C. Formar um colchão com elasticidade necessária para atenuar as trepidações resultantes da passagem dos veículos.
  • D. Dificultar a manutenção, impedindo o rearranjo das partículas durante as operações de nivelamento e alinhamento da vida.

A linha por onde o trem circula denomina-se via permanente, sendo composta por diversos elementos, cada um com uma função específica.

De acordo com a imagem apresentada, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os elementos indicados pelas setas.

  • A. Ensaio, engate, sublastro, trilhos e placas de apoio.
  • B. Trilho, engates, fixações, placas de apoio e sublastro.
  • C. Sublastro, placas de apoio, fixações, trilhos e dormentes.
  • D. Talas de junção, plataforma, engates, placas de apoio e trilhos.

Os veículos ferroviários, os quais são denominados material rodante, são compostos por algumas unidades que dispõem de motores para a sua movimentação ou para rebocar outros veículos e aqueles que são simplesmente rebocados. “De acordo com o material rodante das locomotivas diesel-elétricas, pode-se afirmar que as locomotivas são classificadas pela disposição de seus truques e quantidade de eixos tratores por truque, a saber: B para _____ eixos, C para _____ eixos e D para _____ eixos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. 2 / 3 / 2
  • B. 2/ 3 / 4
  • C. 2 / 4 / 3
  • D. 3 / 2 / 4

Um dos fatores limitadores da capacidade de tração das locomotivas é a aderência no contato roda-trilho, através do qual a roda consegue exercer o esforço trator. A aderência é a resistência que se opõe ao escorregamento de um corpo sobre outro. São fatores que fazem com que o coeficiente de aderência sofra variações, EXCETO:

  • A. A inércia das partes girantes do trem e a temperatura do trilho.
  • B. A geometria da via, devido ao escorregamento da roda externa nas curvas de pequeno raio.
  • C. O tipo de locomotiva corrente contínua e maior com corrente alternada e velocidade do trem.
  • D. O estado das rodas e diâmetros diferentes no mesmo eixo e condições atmosféricas, se o trilho está seco ou molhado.

O desempenho de um trem, em termos de velocidade e consumo de combustível, é estimado considerando-se o esforço trator gerado pelas locomotivas e a resistência ao movimento, oriunda das locomotivas e vagões. A resistência ao movimento de um trem possui quatro componentes principais. Assinale-os.

  • A. Resistência de passagem, aerodinâmica, de posto e de curva.
  • B. Resistência de rolamento, aerodinâmica, de rampa e de curva.
  • C. Resistência de passagem, aerodinâmica, de cobertura e de curva.
  • D. Resistência de rolamento, aerodinâmica, de rampa e de distância.

“Os sistemas de sinalização de cabine permitem monitorar o cumprimento das indicações de sinalização, notadamente, no que se refere à transgressão de um sinal de bloqueio, ou mesmo descumprimento dos limites de velocidade. Estes sistemas, conhecidos como sistemas _________________________, podem desencadear um alerta ou mesmo executar uma atuação automática do sistema de frenagem, neste caso é conhecido como _________________________, que permite a automação completa do tráfego ferroviário, dispensando a presença ou, pelo menos, a ação do maquinista.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. ATC (Automatic Train Control) / ATO (Automatic Train Operation)
  • B. ACC (Automatic Crain Control) / ATA (Automatic Train Aplication)
  • C. CTA (Control Train Automatic) / ATO (Automatic Train Operation)
  • D. TACC (Train Automatic ControlCari) / ATO (Automatic Train Operation)
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