Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura abaixo representa um medidor indutivo de vazão, cujo princípio de medição baseia-se no fenômeno de que um condutor elétrico em movimento, submerso em um campo magnético, faz surgir uma força eletromotriz (f.e.m.) induzida.
Basicamente, o instrumento é composto por um tubo cilíndrico de material não-magnético e isolado eletricamente na parte interna, duas bobinas fixadas no tubo em lados opostos para a geração do fluxo magnético e dois eletrodos fixados perpendicularmente em relação às bobinas.
Para que haja tensão induzida, é necessário que o fluido tenha uma condutibilidade elétrica mínima de 0,5μS/cm, o que ocorre com praticamente todos os fluidos de uso industrial.
Analisando a formação desse instrumento, pode-se afirmar que a tensão induzida nos eletrodos(Um), a densidade de fluxo magnético (B) e a vazão (Q) se relacionam, proporcionalmente, segundo a representação
Um ~ B2.Q
Um ~ B.Q2
Um ~ B.Q
Um ~ B / Q
Um ~ Q / B
Para o controle de temperatura de um determinado processo (entre 0ºC e 50ºC) foi implementado um termômetro eletrônico que produz uma tensão DC (entre 0 e 50 mV) proporcional à temperatura, conforme o esquema abaixo.
A tensão DC desse circuito deve ser aproveitada tanto para o sistema de controle eletrônico de temperatura como para que um galvanômetro indique o seu valor continuamente. Tem-se disponível um galvanômetro de bobina móvel (miliamperímetro) com as seguintes especificações:Com base nessas informações, o esquema elétrico correto do circuito do medidor para que a indicação do galvanômetro entre 0 e 1 mA corresponda à temperatura medida entre 0oC e 50oC é
Dados: corrente de fundo de escala ⇒ Imáx = 1 mA
resistência interna ⇒ Ri = 10 Ω
Considere o circuito abaixo:
O valor da ddp entre A e B, em Volt, é:
Considere o circuito retificador a seguir:
Nessas condições, a corrente média na carga, em A, vale:
Em instalações elétricas industriais, hoje em dia é amplamente utilizado o controle de velocidade nos motores elétricos com rotor em curto-circuito, onde antigamente, para essa finalidade, predominava o emprego de motores de corrente contínua. Tal aplicação torna-se possível com o uso de:
Uma instalação é suprida por um transformador trifásico de 112,5 kVA-13.800/220-127 V e de impedância percentual 5% que, por sua vez, encontra-se instalado em uma rede de distribuição primária cuja potência subtransitória de curto-circuito é de 250 MVA. Nessas condições, o valor eficaz da componente alternada da corrente de curto-circuito nos primeiros ciclos, em kA, vale:
Um transformador trifásico de 1500 kVA possui uma impedância percentual de 5,5%. Considerando que o mesmo é ligado em 11.400/380 V, o valor da sua impedância ôhmica é de:
Dentre as características e fenômenos suscetíveis de gerar perturbações ou comprometer o desempenho satisfatório da instalação elétrica, podem ser citados alguns exemplos, como os abaixo relacionados, com EXCEÇÃO de:
Com relação ao dispositivo conhecido como aterramento temporário, é correto afirmar que em serviços de manutenção na rede elétrica aérea de média tensão, após sua desenergização, deve ser instalado sempre:
A afirmativa a seguir se refere às questões de números 37, 38, 39 e 40.
A potência total suprida a um motor de indução do tipo gaiola, trifásico, é 5.500 W e as perdas correspondentes ao estator são 200 W.
A potência eletromagnética total desenvolvida, em W, é:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...