Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do condutor de descida de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, assinale a alternativa correta.
Os condutores de descida não naturais podem sempre ser instalados na superfície ou embutidos na parede da edificação, independentemente do material do qual tal parede é constituída.
Os condutores de descida podem ser constituídos pela armação de aço da estrutura do prédio, embutida em concreto armado pré-fabricado, desde que se assegure a continuidade da conexão.
Os condutores de descida podem ser instalados no interior de calhas ou tubos de águas pluviais.
Não há restrições quanto à distância entre os condutores de descida e as portas, janelas ou outras aberturas da estrutura.
Recomenda-se que equipamentos eletrônicos sensíveis sejam instalados próximos aos condutores de descida.
Considere as afirmações sobre o Método de Franklin para proteção contra descargas atmosféricas.
1) A zona dentro da qual o pára-raios oferece proteção corresponde a um cone cujo vértice localiza-se na extremidade superior do captor.
2) Os condutores de descida devem ser distribuídos ao longo do perímetro da construção, não se admitindo um número de descidas inferior a dois.
3) Em todas as edificações com altura superior a 60 metros é exigido o uso de sistema de proteção contra descargas atmosféricas pelo método de Franklin.
Está(ão) correta(s):
1, apenas.
1, 2 e 3.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 2, apenas.
Os equipamentos eletromédicos devem oferecer segurança ao paciente e ao pessoal que os utiliza. Segundo a ABNT e pelas normas IEC, os graus de proteção dos equipamentos elétricos são especificados pelas letras IP seguidas de dois algarismos. Marque a alternativa que apresenta o significado correto desses dois algarismos.
O primeiro algarismo indica o nível de tensão para o qual o equipamento está isolado; o segundo algarismo indica o nível de proteção contra a penetração de líquidos.
O primeiro algarismo indica o nível de tensão para o qual o equipamento está isolado; o segundo algarismo indica a máxima corrente de fuga admissível.
O primeiro algarismo indica o nível de proteção contra contato entre corpos sólidos e partes móveis ou energizadas; o segundo algarismo indica o nível de tensão para o qual o equipamento está isolado.
O primeiro algarismo indica o nível de proteção contra contato entre corpos sólidos e partes móveis ou energizadas; o segundo algarismo indica o nível de proteção contra a penetração de líquidos.
O primeiro algarismo indica o nível de proteção contra a penetração de líquidos; o segundo algarismo indica a máxima corrente de fuga admissível.
Nas contas de energia elétrica são mencionados os consumos de energia ativa e reativa, durante um certo período, em unidades de kWh e kvarh. Qual das fórmulas abaixo é utilizada para calcular o fator de potência (FP) em tarifação convencional?
Dados: kvarh é o consumo de energia reativa durante um certo período. kWh é o consumo de energia ativa durante um certo período.
Sobre o fator de potência, considere as afirmações abaixo.
1) Se o fator de potência de um transformador é 0, significa dizer que toda a potência aparente desse transformador está sendo utilizada na alimentação de um banco de indutores ou de um banco de capacitores.
2) Se o fator de potência de um transformador é 0,5 (indutivo) significa dizer que metade da potência aparente desse transformador está sendo utilizada na alimentação de cargas indutivas.
3) O fator de potência é sempre um número entre -1 e 1 (alguns expressam entre �100% e 100%). Um número negativo significará que a potência reativa está sendo fornecida da instalação para a concessionária.
Está(ão) correta(s):
1, 2 e 3.
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
1, apenas.
1 e 3, apenas.
Assinale a alternativa correta que caracteriza o sistema de alimentação denominado de IT- médico.
A alimentação é fornecida através de transformador de isolação cujo secundário tem neutro aterrado e o condutor de proteção é aterrado.
A alimentação é fornecida através da rede da concessionária, o condutor neutro da alimentação é aterrado separadamente.
A alimentação é fornecida através da rede da concessionária. Não se utiliza condutor de proteção para aterramento das carcaças dos equipamentos. O neutro da alimentação é aterrado.
A alimentação é fornecida através de transformador de isolação cujo secundário tem neutro não aterrado e o condutor de proteção é aterrado.
A alimentação é fornecida através de transformador de isolação cujo secundário tem neutro não aterrado e não se usa condutor de proteção.
Na figura a seguir, esquematiza-se um trecho de uma instalação que alimenta uma carga monofásica (com conexão fase-neutro).
Com base no esquema apresentado e na tabela de duração máxima de contato presumida, qual deve ser o tempo máximo permitido para a atuação da proteção para uma falta entre a fase e a massa do equipamento (aproximadamente)?
0,27s
0,12s
0,17s
0,36s.
0,45s.
Suponha que um certo circuito está protegido por um disjuntor cuja característica se mostra na figura abaixo. Qual o valor máximo da corrente nominal do disjuntor para que seja assegurada a proteção contra contato indireto, se a corrente de fuga no condutor PE para falta fase-massa é igual a 50A e assumindo que o tempo máximo de atuação é 0,1s?
15A.
10A.
5A.
30A.
50A.
Considere uma instalação monofásica em que as cargas têm alimentação fase-neutro, o neutro do secundário do transformador está aterrado e as massas dos equipamentos são aterradas através do eletrodo de aterramento do neutro da alimentação. O esquema está indicado na figura a seguir.
Sendo RL, RE e R desprezíveis em relação a RA e RB, Uo = 150V e RB = 9Ω, para que valores de RA a tensão de contato é inferior a 50V (tensão de contato limite)?
RA < 4,5Ω.
RA < 6 Ω.
RA < 9Ω.
RA < 12Ω.
RA < 15Ω.
Com relação ao esquema de aterramento IT, considere as afirmações a seguir.
1) O neutro da instalação fica isolado da terra ou aterrado através de uma impedância de aterramento.
2) A ocorrência de uma primeira falta fase-massa não causa a existência de tensões de contato perigosas. Permite-se inclusive que o circuito não seja seccionado, mas faça-se apenas soar um alarme.
3) A ocorrência de uma segunda falta fase-massa pode não ser suficiente para causar o seccionamento do circuito, desde que a fase da segunda falta seja a mesma da primeira.
Está(ão) correta(s):
1, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...