Questões de Engenharia Elétrica

Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. 60 ìA e 0,3 V.
  • B. 40 ìA e 0,5 V.
  • C. 50 ìA e 0,1 V.
  • D. 20 ìA e 0,6 V.
  • E. 80 ìA e 0,3 V.

Um transistor MOS apresenta um tipo de corrente conhecida como corrente sublimiar. Quanto a esta corrente, analise as sentenças a seguir para um NMOSFET:

I) A corrente sublimiar é a corrente entre dreno e fonte (IDS) quando o valor da tensão entre porta e fonte (VGS) é menor que a tensão de limiar (Vt).

II) A corrente sublimiar é sempre nula.

III) Para valores de VGS menores que Vt, porém próximos a este último, pode-se afirmar que a corrente sublimiar é relacionada a VGS de forma exponencial.

Estão corretas as sentenças:

  • A. I
  • B. I e II
  • C. II
  • D. I e III
  • E. I, II e III

Considerando que, no circuito da figura acima, o amplificador operacional seja ideal, julgue o item a seguir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe as afirmações abaixo, sobre cargas elétricas:

I – Cargas elétricas positivas se atraem;

II – Cargas elétricas negativas se repelem;

III – Cargas elétricas de sinais contrários (positiva e negativa) se atraem.

Quais afirmativas acima estão corretas?

  • A.

    apenas I

  • B.

    apenas I e II

  • C.

    apenas II e III

  • D.

    todas as afirmativas acima

A diversidade de sistemas no-breaks disponível no mercado requer do engenheiro um conhecimento sólido sobre as principais vantagens e desvantagens das topologias existentes, que possibilite a escolha certa para uma aplicação específica. A respeito das características dos principais sistemas no-breaks, julgue os itens de 150 a 156.

O circuito inversor do no-break com topologia do tipo linha interativa, diferentemente do que ocorre no no-break stand-by, está sempre conectado à saída e apresenta transientes de comutação mais reduzidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    fase, retorno e neutro

  • B.

    retorno, neutro e fase

  • C.

    retorno, fase e neutro

  • D.

    neutro, fase e retorno

  • E.

    neutro, retorno e fase

Julgue os itens de 98 a 100, relativos a princípios de conversão eletromecânica de energia e máquinas elétricas.

Ferromagnetismo é um fenômeno presente em materiais formados por substâncias como ferro, níquel, cobalto. Nesses materiais, verifica-se uma magnetização espontânea que, além do alinhamento dos momentos magnéticos atômicos da substância no momento da aplicação de um campo magnético externo, fornece um caminho preferencial para as linhas de fluxo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a caracterização de transistores MOS, uma ferramenta importante são as curvas IDS x VDS. Com relação a estas curvas, analise as seguintes sentenças:

I) Para levantamento destas curvas, o valor da tensão entre porta e fonte (VGS) deve sempre ser nulo.

II) A caracterização através destas curvas é feita através da variação da corrente entre dreno e fonte (IDS) e medição da tensão entre dreno e fonte (VDS) para um valor fixo de VGS.

III) Estas curvas são obtidas para diversos valores de VGS e traçadas em um único gráfico, permitindo a análise do comportamento do transistor para diferentes tensões de porta.

Estão corretas as sentenças:

  • A. I
  • B. I e II
  • C. II
  • D. II e III
  • E. III

Duas resistências de valores 1k5Ω e 4k7Ω estão ligadas em paralelo. A corrente através da resistência de 4k7Ω vale 15mA. Então, a corrente através da resistência de 1k5Ω vale

  • A.

    15 mA.

  • B.

    23 mA.

  • C.

    37 mA.

  • D.

    47 mA.

  • E.

    68 mA.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...