Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Instalacao Elétrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação ao dimensionamento e à segurança das instalações elétricas, julgue os itens subsecutivos à luz da norma pertinente da ABNT.
Considere a seguinte situação hipotética.
Na perícia de um local de incêndio, constatou-se que este se originara devido ao sobreaquecimento de um cabo de cobre, isolado, que alimentava uma tomada de força e cuja seção reta era de 1,5 mm2.
Nessa situação hipotética, o condutor foi dimensionado de forma errada: o critério de seção mínima do condutor de cobre para utilização em circuitos de força, de acordo com a norma pertinente da ABNT, prevê seção reta mínima de 2,5 mm2.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um transformador real pode ser modelado, por um circuito elétrico equivalente, como a conexão de um transformador ideal acrescido de componentes em série e em paralelo, representando os desvios em relação às condições ideais. Acerca de transformadores, assinale a opção correta.
Uma característica que deve ser considerada na representação de um transformador real é a hipótese da resistividade do cobre ser infinita.
Uma característica que deve ser considerada na representação de um transformador real é a hipótese da permeabilidade do material ferromagnético ser nula.
O efeito da corrente de magnetização em um transformador real pode ser representado, no circuito elétrico equivalente, por uma indutância que fica em paralelo com uma resistência que, por sua vez, é utilizada para representar o efeito das perdas ativas no material ferromagnético.
As perdas no material ferromagnético podem ser representadas corretamente, no circuito elétrico equivalente de um transformador real, como uma resistência conectada em série com a indutância de dispersão.
Em um transformador ideal, as quantidades de espiras nos enrolamentos primário e secundário são sempre iguais. Nos transformadores reais, a quantidade de espiras do enrolamento primário é sempre muito menor que a do enrolamento secundário.
1.500
1.540
1.650
1.750
1.800
Um relé térmico bimetálico é utilizado na proteção térmica de um motor de 50 CV em regime de funcionamento S1. A corrente nominal do motor (In) é de 65 A. Para a corrente de partida, a relação é Ip/In = 7, com tempo de rotor bloqueado igual a 10 s e tempo de partida igual a 2 s. O motor é alimentado com condutores de cobre de seção 25 mm2, cuja capacidade de corrente em função de seus fatores de correção é de 89 A . A faixa de regulagem para este relé varia entre 63 A a 90 A . Se for feito um ajuste no relé para que o valor da corrente corresponda a 70 A, o valor dos múltiplos da corrente ajustada em relação à corrente de partida do motor no relé será de:
Engenharia Elétrica - Eletrônica digital - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Como é denominado o teste de parâmetros não discretos, como margens de ruído e atrasos de propagação, que não operam com valores lógicos?
15
25
50
75
100
50
75
100
150
200
Engenharia Elétrica - Instalacao Elétrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação ao dimensionamento e à segurança das instalações elétricas, julgue os itens subsecutivos à luz da norma pertinente da ABNT.
O uso de dispositivo de corrente diferencial-residual é uma forma de proteção contra choques elétricos. Esse dispositivo somente será efetivo se possuir corrente diferencial-residual nominal superior a 10 amperes.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um motor de indução trifásico do tipo gaiola de esquilo, com seis terminais acessíveis, possui tensão nominal igual a 220 V na situação em que seus enrolamentos são conectados em triângulo. Deseja-se conectá-lo a uma rede elétrica trifásica, em que a tensão nominal de linha é de 380 V e que a partida do motor seja efetuada por meio de chave estrela-triângulo. Nesse caso, é correto afirmar que
o enrolamento do motor deve ser inicialmente conectado em triângulo, e posteriormente em estrela, para que possa partir com corrente reduzida.
estando os enrolamentos conectados em estrela, a tensão aplicada a cada enrolamento será igual a 380 V.
estando os enrolamentos conectados em triângulo, a tensão aplicada a cada enrolamento será igual a 220 V.
a chave de partida estrela-triângulo não se aplica nessa situação.
é necessário retificar a tensão da rede CA para que a chave estrela-triângulo possa alimentar adequadamente o enrolamento alojado no rotor do motor de indução.
Os geradores síncronos podem ser conectados em paralelo, visando ao atendimento de determinada carga ou à injeção das potências ativa e reativa em uma determinada barra de um sistema elétrico de potência. Suponha a existência de um gerador G1, alimentando um determinado barramento, e um segundo gerador G2, idêntico ao primeiro, que será conectado em paralelo a esse barramento através de uma chave S.
Para que o paralelismo seja estabelecido, uma das condições que precisam ser observadas no instante da conexão é manter adiferença de fase entre as tensões terminais dos geradores envolvidos no paralelismo.
inexigibilidade de equipamentos auxiliares para a realização de sincronismo.
magnitude das tensões terminais em valores distintos entre os geradores.
tensão nula nos terminais da chave S.
repartição igual da potência ativa dos geradores independentemente das características velocidade-potência dos mesmos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...