Questões de Engenharia Elétrica

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Considere as perdas de um motor de indução trifásico desde a potência de entreferro até a potência mecânica resultante no eixo do motor. Essas são compostas pela perda ôhmica do rotor e pelas perdas por atrito e ventilação, podendo desconsiderar as demais perdas. O motor possui 6 polos e trabalha com frequência de 60Hz. Suponha, ainda, que o motor esteja acoplado a uma carga e que, nessa situação, o escorregamento seja de 2,5%, a potência de entreferro seja de 5.000 W, e as perdas por atrito e ventilação totalizem 312 W.

Nessa situação, qual o torque, em Nm, produzido no eixo do motor?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

  • A. disjuntor e meio
  • B. barramento em anel
  • C. barramento duplo com disjuntor simples
  • D. barramento duplo com disjuntor duplo
  • E. barramento principal com barramento de transferência

Maior seletividade em processos de corrosão de SiO2 em comparação com Si, é obtida com misturas de gases incluindo:

  • A. O2 e SF6
  • B. Cl2 e H2
  • C. Cl2 e Ar
  • D. CF4 e H2
  • E. SF6 e H2

Na sintaxe da linguagem VerilogAMS, a rotina padrão vpi_chk_error( ) deve retornar uma constante inteira representando um nível de severidade de erro se a chamada anterior a uma rotina VPI (Verilog Procedural Interface) resultou em erro. Considerando as constantes de retorno de erro para a rotina vpi_chk_error( ), a que possui maior severidade é:

  • A. vpiNotice.
  • B. vpiWarning.
  • C. vpiInternal.
  • D. vpiError.
  • E. vpiSystem.

A Lei de Gaus afirma que

  • A.

    polos magnéticos iguais se repelem e polos diferentes se atraem.

  • B.

    o fluxo do campo magnético através de uma superfície fechada qualquer é sempre nulo.

  • C.

    a f.e.m. induzida em um circuito fechado é determinada pela taxa de variação do fluxo magnético que atravessa o circuito.

  • D.

    a intensidade de um campo magnético gerado por um condutor retilíneo em seu entorno é diretamente proporcional a intensidade da corrente elétrica que flui por ele e inversamente proporcional à distância do ponto considerado e o centro do fio.

  • E.

    a corrente induzida está sempre em oposição à causa que a produz.

  • A.

    a carga, em modo rede elétrica (operação normal) ou bateria (falta de energia), é alimentada, continuamente, pelo inversor.

  • B.

    a carga é sempre alimentada pelo retificador, que injeta a corrente contínua exigida por ela, na falta de energia elétrica (modo bateria).

  • C.

    a carga nunca fica isolada da rede no modo rede elétrica (operação normal) ou bateria (falta de energia).

  • D.

    a tensão na carga é sempre muito maior que a tensão da rede.

  • E.

    o fator de potência visto pela rede é sempre zero, devido aos componentes eletrônicos.

Uma instalação monofásica de 220 V / 60 Hz consome 2,4 kW e tem fator de potência 0,6. Conectando um capacitor de 120 μF em paralelo com a carga, o novo fator de potência da instalação vale, aproximadamente,

  • A.

    0,48.

  • B.

    0,66.

  • C.

    0,75.

  • D.

    0,82.

  • E.

    0,92.

Um motor de 6 HP de potência mecânica, rendimento de 0,8 e fator de potência de 0,6 possui potências elétricas aparente e ativa iguais, respectivamente, a

Dado:

1 HP = 746 W

  • A.

    5935 VA e 9325 W

  • B.

    9325 VA e 5595 W

  • C.

    5935 VA e 4476 W

  • D.

    4476 VA e 5935 W

  • E.

    9325 VA e 4476 W

Os relés digitais ou multiprocessados contribuem, de forma geral, para melhoria técnica e econômica dos sistemas elétricos de potência, especialmente no tocante a proteção e controle.

O uso de relés digitais

  • A.

    reduz o custo de manutenção fornecendo as funções de autoteste e aumentando, assim, a confiabilidade no sistema.

  • B.

    torna complexa a conexão dos TC na proteção diferencial de transformadores de potência, exigindo pessoal muito bem treinado.

  • C.

    permite desabilitar as funções de trip e controle do sistema, mesmo que não seja detectada uma falha no autoteste.

  • D.

    não permite verificar se cada relé se encontra em perfeito estado de funcionamento.

  • E.

    não possui em seu hardware nenhum tipo de memória interna para seu funcionamento.

Maior anisotropia na corrosão de Si por plasma é obtida em misturas de gases com inclusão de gases:

  • A. SF6
  • B. CF4
  • C. Cl2
  • D. HBr
  • E. CH4
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