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Considere as perdas de um motor de indução trifásico desde a potência de entreferro até a potência mecânica resultante no eixo do motor. Essas são compostas pela perda ôhmica do rotor e pelas perdas por atrito e ventilação, podendo desconsiderar as demais perdas. O motor possui 6 polos e trabalha com frequência de 60Hz. Suponha, ainda, que o motor esteja acoplado a uma carga e que, nessa situação, o escorregamento seja de 2,5%, a potência de entreferro seja de 5.000 W, e as perdas por atrito e ventilação totalizem 312 W.
Nessa situação, qual o torque, em Nm, produzido no eixo do motor?Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Engenharia Elétrica - Princípios de Ciências dos Materiais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Maior seletividade em processos de corrosão de SiO2 em comparação com Si, é obtida com misturas de gases incluindo:
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Na sintaxe da linguagem VerilogAMS, a rotina padrão vpi_chk_error( ) deve retornar uma constante inteira representando um nível de severidade de erro se a chamada anterior a uma rotina VPI (Verilog Procedural Interface) resultou em erro. Considerando as constantes de retorno de erro para a rotina vpi_chk_error( ), a que possui maior severidade é:
A Lei de Gaus afirma que
polos magnéticos iguais se repelem e polos diferentes se atraem.
o fluxo do campo magnético através de uma superfície fechada qualquer é sempre nulo.
a f.e.m. induzida em um circuito fechado é determinada pela taxa de variação do fluxo magnético que atravessa o circuito.
a intensidade de um campo magnético gerado por um condutor retilíneo em seu entorno é diretamente proporcional a intensidade da corrente elétrica que flui por ele e inversamente proporcional à distância do ponto considerado e o centro do fio.
a corrente induzida está sempre em oposição à causa que a produz.
Engenharia Elétrica - Geração e Distribuição de Energia Elétrica - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
a carga, em modo rede elétrica (operação normal) ou bateria (falta de energia), é alimentada, continuamente, pelo inversor.
a carga é sempre alimentada pelo retificador, que injeta a corrente contínua exigida por ela, na falta de energia elétrica (modo bateria).
a carga nunca fica isolada da rede no modo rede elétrica (operação normal) ou bateria (falta de energia).
a tensão na carga é sempre muito maior que a tensão da rede.
o fator de potência visto pela rede é sempre zero, devido aos componentes eletrônicos.
Uma instalação monofásica de 220 V / 60 Hz consome 2,4 kW e tem fator de potência 0,6. Conectando um capacitor de 120 μF em paralelo com a carga, o novo fator de potência da instalação vale, aproximadamente,
0,48.
0,66.
0,75.
0,82.
0,92.
Um motor de 6 HP de potência mecânica, rendimento de 0,8 e fator de potência de 0,6 possui potências elétricas aparente e ativa iguais, respectivamente, a
Dado: 1 HP = 746 W5935 VA e 9325 W
9325 VA e 5595 W
5935 VA e 4476 W
4476 VA e 5935 W
9325 VA e 4476 W
Os relés digitais ou multiprocessados contribuem, de forma geral, para melhoria técnica e econômica dos sistemas elétricos de potência, especialmente no tocante a proteção e controle.
O uso de relés digitaisreduz o custo de manutenção fornecendo as funções de autoteste e aumentando, assim, a confiabilidade no sistema.
torna complexa a conexão dos TC na proteção diferencial de transformadores de potência, exigindo pessoal muito bem treinado.
permite desabilitar as funções de trip e controle do sistema, mesmo que não seja detectada uma falha no autoteste.
não permite verificar se cada relé se encontra em perfeito estado de funcionamento.
não possui em seu hardware nenhum tipo de memória interna para seu funcionamento.
Engenharia Elétrica - Princípios de Ciências dos Materiais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Maior anisotropia na corrosão de Si por plasma é obtida em misturas de gases com inclusão de gases:
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