Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O amplificador operacional é um dos componentes eletrônicos comumente empregado em instrumentação eletrônica. Com relação às diversas aplicações de amplificadores operacionais, julgue os seguintes itens.
Circuitos osciladores implementados com amplificadores operacionais não possuem terminais de entrada. Consequentemente, os tipos e valores dos componentes empregados no seu projeto são os únicos parâmetros para determinação do sinal de saída.
Um motor de indução bobinado de dois polos é conectado a uma rede elétrica cuja frequência é igual a 50 Hz. O torque induzido pelo campo magnético é igual a 40 N.m. Sabendo-se que o motor está operando com um escorregamento de 2% e que π = 3,14 rad, então, o valor das perdas no cobre do rotor desse motor, em watt,
62,8
80,0
168,4
251,2
376,8
Com referência à transmissão de sinais de áudio e vídeo via satélite, julgue os itens subsequentes.
Embora usem o espaço livre como canal, as transmissões via satélite não são afetadas por chuvas, em razão de as frequências dessas transmissões serem muito altas.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de conceitos básicos de eletrônica analógica, sinais e eletrônica digital, julgue os próximos itens.
Considere duas formas de onda senoidais retificadas: uma em meia onda (S1) e outra em onda completa (S2). Nessas condições, o valor médio de S1 será igual à metade do valor médio de S2, ainda que os valores RMS das duas formas de onda sejam iguais.
A velocidade de rotação do eixo de um motor de corrente contínua operando a vazio é 1.200 r.p.m. Quando o motor opera a plena carga, a velocidade de rotação do eixo passa a ser de 1.000 r.p.m. A regulação de velocidade desse motor, em valor percentual, é
−16,7
−20,0
16,7
20,0
25,0
A NB-3 classifica os sistemas elétricos de baixa tensão, tendo em vista a situação da alimentação e das massas (e eventuais elementos condutores) em relação à terra. As instalações devem ser executadas num dos sistemas indicados a seguir:
sistema TN, com as variações TN-S, TN-C-S e TN-C;
sistema TT;
sistema IT (312.2.1).
Na Análise do Sistema de Aterramento denominado Sistema TN, não se pode afirmar que
no caso de uma falta entre fase e massa, o percurso da corrente de falta é constituído exclusivamente de elementos condutores.
as massas não estão sujeitas às sobretensões devidas as quedas de tensão no neutro, tanto para corrente normal, como para corrente de falta.
a tensão nas massas, em serviço normal, será sempre igual à tensão do ponto de ligação entre o neutro e o condutor de proteção - no sistema TN-S - ou entre o neutro e a massa - sistema TN-C.
tanto em condições normais como com correntes de falta, a tensão nas massas será maior no tipo TN-C do que no TNS, devido à queda de tensão no neutro da instalação do consumidor (312.2.3.2).
os sistemas desse tipo têm um ponto diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção.
Com referência à transmissão de sinais de áudio e vídeo via satélite, julgue os itens subsequentes.
A distribuição de sinais de TV via satélite utiliza, geralmente, satélites geoestacionários localizados sobre a linha do equador em uma altura de, aproximadamente, 36.000 km em relação à superfície terrestre.
2,5
5,0
12,5
15,0
25,0
Um gerador de 25 kV, 50 MVA, tem reatância interna igual a 0,10 pu. O mesmo é conectado a um sistema elétrico de potência, cujas grandezas de bases, no ponto de conexão, são 50 kV e 100 MVA. O valor da reatância interna do gerador, em pu, na base do sistema, é
0,01
0,05
0,10
0,15
0,20
Os elementos de um sistema de aterramento podem se deteriorar com o tempo devido à corrosão galvânia, causada pela proximidade física de metais diferentes. Qual dos fatores apresentados nas alternativas abaixo não determina a taxa dessa corrosão, que aumenta a resistência de aterramento?
A diferença de potencial eletroquímico entre os dois metais.
A área exposta dos dois metais.
A corrente diferencial reativa do aterramento.
A resistência do circuito externo e a resistência do eletrodo de aterramento.
As correntes de surto entre o eletrodo e elementos externos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...