Questões de Engenharia Elétrica

Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da partida de motores usando a chave estrela- -triângulo, cujo diagrama de força é apresentado na figura acima, considere as afirmativas a seguir.

I - No instante da partida do motor, somente as chaves contatoras K1 e K3 são energizadas.

II - Após chaveamento da ligação estrela para triângulo, somente as chaves contatoras K1 e K2 estarão energizadas.

III - No regime permanente de operação, somente as chaves contatoras K1 e K3 estarão energizadas.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

Com relação a chaves seccionadoras em subestações, julgue o item abaixo.

Há chaves seccionadoras que podem operar em carga, em substituição a disjuntores, quando o equipamento a ser isolado é, por exemplo, um grande banco de capacitores ou um reator.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, considerando as informações apresentadas no circuito ilustrado na figura acima.

O valor da corrente I1, no resistor R1, é diferente do valor da corrente de malha i1.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as leis da termodinâmica, afirma-se que

  • A.

    a direção da reação química é indeterminada.

  • B.

    a transferência líquida de calor é menor que o trabalho líquido para qualquer ciclo realizado por um sistema fechado.

  • C.

    o trabalho líquido é inversamente proporcional ao calor líquido transferido para um circuito fechado.

  • D.

    qualquer sistema opera transferindo energia de um corpo frio para um corpo quente.

  • E.

    todas as máquinas térmicas motoras reversíveis, que operam entre os mesmos limites de temperatura, têm a mesma eficiência.

A respeito de malhas de terra em subestações, julgue os itens que se seguem.

O aterramento em pés de torre de uma linha de transmissão influencia o desempenho da linha quanto à descarga atmosférica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, considerando as informações apresentadas no circuito ilustrado na figura acima.

A equação da malha II pode ser representada pela expressão R2i2 + V2 – R3I3 = 0.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de malhas de terra em subestações, julgue os itens que se seguem.

Em locais onde a resistividade do solo é muito alta, ainda assim é possível instalar malhas de terra, desde que, em caso de curto-circuito ou raio, a malha mantenha a equalização do potencial da área a ser protegida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um sistema de controle é formado por componentes físicos, conectados ou relacionados de maneira a comandar, dirigir ou regular a si mesmo ou a outros sistemas. Os sistemas de controle podem ser classificados, de forma geral, em sistemas de malha aberta e de malha fechada e sistemas digitais e analógicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Para o circuito mostrado na figura abaixo, considerando a fonte Es(t) com amplitude Em, frequência angular w e fase nula, a resposta em frequência da amplitude da corrente é dada

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de equipamentos de subestações em sistemas de extra-alta tensão, julgue os itens subsequentes.

Ferrorressonância é um fenômeno de tensão sustentada capaz de causar danos a equipamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de equipamentos de subestações em sistemas de extra-alta tensão, julgue os itens subsequentes.

Em disjuntores com várias câmaras é adequada a inserção, em paralelo, de resistores, com o objetivo de se reduzir sobretensões durante a abertura de pequenas correntes indutivas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...