Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na fase de elaboração do projeto de uma instalação elétrica industrial, quando esta for atender a motores de potência elevada, o projetista deve atentar para a possibilidade de uma dessas máquinas degradar as condições normais de operação das instalações elétricas. Em relação à partida de motores elétricos de indução, conclui-se que
o uso de chave estrela-triângulo é possível se o motor possuir seis terminais de partida e dispuser de dupla tensão nominal.
o uso de chave estrela-triângulo, composta basicamente de um autotransformador com várias derivações, destina-se a reduzir o conjugado e a tensão de partida.
um grande impacto na demanda e no consumo de energia elétrica, registrado pela concessionária, é por ela causado.
uma frequência, na ordem de 6 a 10 vezes a frequência nominal da máquina, é solicitada à rede de alimentação.
uma tensão, na ordem de 6 a 10 vezes a tensão nominal da máquina, é solicitada à rede de alimentação.
As turbinas a vapor são máquinas capazes de aproveitar a energia interna do vapor e convertê-la em energia cinética, através do escoamento do vapor pelas palhetas móveis. Em geral, nas aplicações de geração de energia elétrica, no nível de Sistemas Elétricos de Potência (SEP), as turbinas a vapor empregadas são de
condensação com múltiplos estágios .
condensação com um único estágio.
contrapressão com múltiplos estágios.
contrapressão com um único estágio.
evaporação com único estágio.
Uma carga elétrica penetra em um campo magnético com movimento retilíneo, cuja direção faz com as linhas de fluxo um ângulo α. A intensidade da força imposta à carga é
Em relação a segurança em serviços em eletricidade, é correto afirmar:
Trabalho em Proximidade é o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados.
Zona controlada é o local onde o trabalhador pode entrar, ainda que seja com uma parte do seu corpo ou com extensões condutoras, na região sob tensão, representadas por materiais, ferramentas ou equipamentos que conduzam energia alternada ou contínua.
Zona de risco é o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível inclusive acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho.
Um curso básico de segurança em instalações e serviços com eletricidade deve contar com carga horária mínima de 4 horas e conter, entre outros assuntos, temas como choque elétrico, arcos voltaicos, técnicas de aterramento aéreo e terrestre, ressuscitação pós-trauma, geração e transmissão de eletricidade.
Para um raio de delimitação entre zona controlada e livre de 2,00 m é necessário que exista um raio de delimitação de, pelo menos, 4,00 m entre as zonas de risco e a controlada, desde que a tensão nominal de instalação não ultrapasse os 100 kV ou 10 A em corrente alternada e 120 kV ou 12 A em corrente contínua.
Engenharia Elétrica - Instalacao Elétrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de transformador ideal e instalações elétricas prediais, julgue os itens de 59 a 65.
Em instalações elétricas de baixa tensão, é permitido o uso de tomadas não aterradas apenas para equipamentos com corrente inferior a 1 A.
Em relação aos motores elétricos de corrente contínua, dentre suas principais características técnicas de utilização, funcionamento e emprego, destaca(m)-se o(s) motores
série, os quais não podem operar em vazio, pois sua velocidade tenderia a aumentar indefinidamente.
série, nos quais o campo está diretamente ligado à fonte de alimentação e em paralelo com o indutor.
em derivação que, sob tensão constante, desenvolvem uma velocidade variável de acordo com a carga.
em derivação, os quais não podem operar em vazio, pois a sua velocidade tenderia a aumentar indefinidamente.
em derivação, nos quais o campo é constituído de duas bobinas, uma ligada em série e a outra em paralelo com o indutor.
I - P , II - Q , III - S.
I - Q , II - R , III - P.
I - R , II - P , III - Q.
I - R , II - Q , III - P.
I - S , II - P , III - R.
Um condutor, movimentando-se no interior de um campo magnético, é submetido por indução a uma força eletromotriz (f.e.m.). A f.e.m. induzida é proporcional
Em relação à proteção contra incêndios, é correto afirmar que
os fogos classe D são provenientes de materiais de fácil combustão, tem a propriedade de queimar em sua superfície e profundidade e deixar resíduos, como os líquidos inflamáveis em geral ou os gases combustíveis sob pressão.
as saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que 15,00 m nas áreas de risco grande e 30,00 m nas áreas de risco médio ou pequeno.
a água nunca deverá ser empregada no combate ao fogo de classes C e D, a não ser quando tiver sido pulverizada sob pressão com gás inerte, especialmente o dióxido de carbono, eficaz no combate a essa classe de fogo.
os cilindros dos extintores de pressão injetada e os de espuma química deverão ser pesados semestralmente para verificar se a perda de peso for além de 10% do peso original, o que exigirá sua imediata recarga.
a distância máxima a ser percorrida para se atingir o local do extintor não deve exceder a 15,00 m na horizontal e 5,00 m na vertical, em caso de áreas de cobertura por unidade extintora de até 250 m2, sob risco de incêndio de médio a grande,
Engenharia Elétrica - Instalacao Elétrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de transformador ideal e instalações elétricas prediais, julgue os itens de 59 a 65.
Na ausência de uma instalação adequada de fio terra, pode-se, para garantir total segurança, conectar o fio terra do aparelho ao condutor neutro da tomada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...