Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Controle Linear - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Ferramentas computacionais para a análise da estabilidade de sistemas de controle linear incluem
I o diagrama de Nyquist.
II análise por autovalores.
III o diagrama fasorial.
IV o diagrama unifilar.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Engenharia Elétrica - Eletrônica digital - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação à álgebra booleana, julgue os próximos itens.
Engenharia Elétrica - Geração e Distribuição de Energia Elétrica - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009
Uma concessionária de energia elétrica cobra multa das empresas que possuem fator de potência inferior a 0,92. Uma fábrica possui carga instalada de 7500W com fator de potência de 0,80. Para corrigir o fator para 0,92, será necessário instalar um banco de capacitores com capacidade, em KVAr, de:
1760;
2430;
3194;
3674;
5520.
Engenharia Elétrica - Instalacao Elétrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a figura acima, que mostra parte de uma instalação elétrica predial, para a qual alguns componentes estão instalados e divididos em dois circuitos, julgue os próximos itens.
Somente uma das tomadas da instalação mostrada pertence ao circuito 1.Engenharia Elétrica - Instalacao Elétrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um equipamento ou dispositivo que pode ser apropriadamente utilizado em uma tomada de uso geral (TUG) de uma instalação elétrica em baixa tensão é o(a)
chuveiro elétrico.
torneira elétrica.
lavadora de louças.
carregador de bateria para telefone celular.
ar condicionado de janela.
Considere os elementos abaixo para dimensionamento de um quadro elétrico.
I. Cálculo de esforços mecânicos em barramentos, isoladores e suportes de isoladores.
II. Seleção do dispositivo de proteção contra sobrecorrente, temporizado e instantâneo.
III. Seleção do dispositivo de proteção contra sobrecarga.
O cálculo da corrente de curto-circuito é necessário para obter-se:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Engenharia Elétrica - transformadores de corrente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de transformador de corrente (TC), julgue os itens subsequentes.
I O secundário é ligado em paralelo com a carga.
II Apresenta fio com seção maior na bobina do primário que na bobina do secundário.
III Tem poucas espiras na bobina do enrolamento primário.
IV Apresenta consumo de energia maior que um transformador de potência de sistemas de distribuição.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
No circuito elétrico ilustrado na figura acima, o suprimento de energia é feito por meio de uma fonte independente de tensão e uma fonte independente de corrente. A tensão, em volts, no ponto X, em relação à referência (terra), é igual a
A tensão, em volts, no ponto X, em relação à referência (terra), é igual a
2
8
10.
12.
Engenharia Elétrica - Eletrônica digital - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de contadores e registradores, julgue os itens seguintes.
O flip-flop, durante o período que a entrada clock for igual a zero, armazena apenas um bit (saída Q). Para guardar informação de mais de um bit, pode-se utilizar um sistema denominado registrador de deslocamento.
Engenharia Elétrica - Geração e Distribuição de Energia Elétrica - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009
Dez cargas residenciais de 15kW cada, são alimentadas por um mesmo transformador de distribuição. O fator de demanda do grupo de cargas é 0,70 e o fator de diversidade é 1,20. A demanda diversificada do grupo de cargas para o transformador de distribuição, em KW, é:
200,5;
180,5;
120,0;
111,0;
87,5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...