Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Conceitos Básicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito de conservação de energia elétrica, julgue os itens a seguir.
Em um ambiente refrigerado, o uso de lâmpadas fluorescentes permite se obter menor consumo de energia elétrica em comparação a lâmpadas do tipo incandescente.
As chaves seccionadoras de média tensão
Engenharia Elétrica - Conceitos Básicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um dos objetivos da instalação de alarme contra roubo é a proteção de portas e janelas contra intrusos. Em certos locais, por exemplo, onde há cofres, objetos valiosos, jóias, pode ser necessária a instalação de sensores, de televisão em circuito fechado, entre outros dispositivos. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
Qualquer tipo de alarme disponível para ser instalado em uma edificação precisa de energia da rede elétrica para funcionar.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um tipo muito comum de transdutor de temperatura é o termistor, sobre o qual é correto afirmar:
A faixa de temperatura típica para um termistor é de -10oC a 2000oC.
A resistência de um termistor aumenta fortemente com o crescimento da temperatura.
Para monitoramento de grandes faixas de temperatura, o termistor deve ser colocado em um circuito ponte.
A resistência de um termistor diminui fortemente com o crescimento da temperatura.
Um motor CC com ligação do campo independente possui tensão nominal de 250 V e corrente nominal de 20 A. A resistência da armadura é 2,0 Ω. Sob tensão nominal e em vazio a velocidade é 1500 rpm. Não se considerando os efeitos da reação do induzido, a velocidade em condições nominais, em rpm, é aproximadamente,
1 160
1 210
1 260
1 310
1 360
Engenharia Elétrica - Conceitos Básicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação às características de sistemas ininterruptos de energia do tipo rotativo e do tipo estático, que são utilizados para assegurar o suprimento de energia elétrica a ambientes especiais, julgue os itens que se seguem.
Os sistemas do tipo rotativo funcionam com base no princípio da conversão de energia mecânica em energia elétrica.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em um quadro de acionamento de uma bomba de recalque (cisterna e caixa d'água), com possibilidade de comando manual e automático, de um prédio residencial, existe um contactor. Quando do acionamento manual, o operador aperta a botoeira liga. Qual elemento do circuito de comando garante o funcionamento da bomba quando o operador retira o dedo da botoeira liga?
Ao analisar com um osciloscópio o ripple no capacitor de filtro conectado após o circuito retificador de uma fonte de alimentação, foram obtidos os seguintes sinais:
Um alternador síncrono trifásico de pólos salientes, bipolar, com escovas, utilizado em um conjunto de geração de emergência possui os enrolamentos rotóricos
concentrados em bobina(s) alimentada(s) em CC, e a tensão a ser utilizada é induzida nos enrolamentos estatóricos, distribuídos, com cada fase deslocada de 120°.
concentrados em bobina(s) alimentada(s) em CA, e a tensão a ser utilizada é induzida nos enrolamentos estatóricos, concentrados, com cada fase deslocada de 60°.
distribuídos e alimentados em CC, e a tensão a ser utilizada é induzida nos enrolamentos estatóricos, distribuídos, com cada fase deslocada de 60°.
distribuídos e alimentados em CA, e a tensão a ser utilizada é induzida nos enrolamentos estatóricos, concentrados, com cada fase deslocada de 120°.
distribuídos e alimentados em CA, e a tensão a ser utilizada é induzida nos enrolamentos estatóricos, distribuídos, com cada fase deslocada de 60°.
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Por melhorarem o fator de potência de uma instalação, os capacitores encontram o seu melhor emprego em instalações industriais, especialmente sob a forma de "bancos", quer sejam instalados em postes ou em subestações. Sobre esse enunciado pode-se afirmar sobre a proteção dos capacitores que:
todo condutor não ligado à terra do alimentador do capacitor deverá ser protegido por fusível ou disjuntor
os capacitores não necessitam ser providos de meios de descarga elétrica
os capacitores não precisam ter suas carcaças obrigatoriamente ligadas à terra
a capacidade de condução das chaves separadoras deve ser no mínimo de 135% da corrente nominal do capacitor ou banco, sendo obrigatória a interrupção simultânea de todos os condutores
quando o capacitor for conjugado a um motor, o dispositivo de desligamento do motor deve desligar o capacitor, entretanto não dispensa a utilização da chave separadora
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...