Questões de Engenharia Elétrica

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Com relação ao dimensionamento de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), são estabelecidos níveis de proteção em função dos tipos de construção, os quais servem para tomadas de decisão no projeto do SPDA. O total de níveis estabelecidos é igual a

  • A.

    4.

  • B.

    6.

  • C.

    7.

  • D.

    9.

As figuras acima ilustram os circuitos de força e de controle para acionamento de um motor de indução trifásico. Julgue os itens que se seguem, que se referem aos componentes desses circuitos e ao funcionamento do motor.

O relé bimetálico tem função de proteger o circuito de força do motor contra desbalanço de fases.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um projeto de um SPDA, é necessário dimensionar o condutor metálico de descida do pára-raios, o qual serve de ligação do buquê do pára-raios à terra. Com relação ao condutor metálico para essa finalidade, assinale a opção correta.

  • A.

    Condutores de cobre de seção única igual a 16 mm2 podem ser utilizados qualquer que seja a altura da construção.

  • B.

    Caso a construção tenha 10 m de altura, é possível usar cabo de alumínio cuja seção seja igual a 25 mm2.

  • C.

    Para esse tipo de condutor, não é permitido utilizar cabo de aço galvanizado.

  • D.

    A máxima seção de condutor permitida para essa situação é 30 mm2.

Uma bomba a 1450 rpm fornece 1000 litros por minuto, a uma altura de 20 m com um consumo de energia de 6 HP. Se aumentarmos a rotação para 2900 rpm e considerarmos a eficiência inalterada e o escoamento semelhante, a altura de recalque passará a ser

  • A. 80 m
  • B. 40 m
  • C. 60 m
  • D. 36 m
  • E. 30 m

As figuras acima ilustram os circuitos de força e de controle para acionamento de um motor de indução trifásico. Julgue os itens que se seguem, que se referem aos componentes desses circuitos e ao funcionamento do motor.

O elemento K1, no circuito de força, é denominado selo da bobina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um sinal de áudio  faz uma modulação de amplitude de uma portadora . Nestas condições, o fator de modulação m vale:

  • A.

    1.

  • B.

    0,015.

  • C.

    0,25.

  • D.

    4.

Quanto ao tipo de operação, disjuntores que são destinados exclusivamente para proteção contra sobrecarga são classificados como disjuntores

  • A.

    somente magnéticos.

  • B.

    somente térmicos.

  • C.

    limitadores de corrente.

  • D.

    termomagnéticos.

É utilizado em eletrônica de potência um elemento que apresenta três terminais e é útil para o controle de potência CA. Tal componente é capaz de conduzir corrente em ambas as direções, direta e inversa, podendo ser controlado por um sinal na porta, de polaridade positiva ou negativa. Essa descrição refere-se ao

  • A.

    transistor bipolar de junção (bipolar junction transistor – BJT).

  • B.

    triodo CA (triode AC – TRIAC).

  • C.

    retificador controlado de silício (silicon controlled rectifier – SCR).

  • D.

    transistor bipolar de porta isolada (insulated gate bipolar transistor – IGBT).

As figuras acima ilustram os circuitos de força e de controle para acionamento de um motor de indução trifásico. Julgue os itens que se seguem, que se referem aos componentes desses circuitos e ao funcionamento do motor.

Em relação ao aspecto construtivo, o dispositivo K1, no circuito de força, é dotado de uma bobina que, quando alimentada, cria um campo magnético que permite a atração do núcleo ferromagnético móvel. Este, por sua vez, se une a um núcleo ferromagnético fixo, persistindo essa atração durante o tempo em que a bobina estiver alimentada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um transformador de potência trifásico tenha sido submetido aos ensaios de curto-circuito e a vazio para avaliação de algumas de suas características. A respeito desses ensaios no transformador, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A reatância de magnetização do transformador é estimada a partir dos dados obtidos do ensaio em curto-circuito.

  • B.

    Por meio do ensaio a vazio, é possível estimar a relação de transformação aproximada do transformador.

  • C.

    As perdas nos enrolamentos do transformador podem ser estimadas a partir das informações colhidas do ensaio em curto-circuito.

  • D.

    As perdas no núcleo ferromagnético podem ser estimadas a partir do ensaio a vazio.

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