Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Considere os conceitos a seguir:
§ Os pontos de vista sociais, econômico-financeiros, tecnológicos, de operação e produção e de manutenção de um novo empreendimento são igualmente importantes. Especialistas destas várias disciplinas devem fazer parte da equipe de concepção e acompanhamento, desde as fases iniciais (plano diretor, projeto básico, ante-projeto, projeto detalhado) e durante a instalação de partida.
§ Os pareceres da manutenção estarão sempre presentes em toda a fase de concepção, escolha de equipamentos e escolha de soluções de instalação.
§ A manutenção deve ser previamente organizada e estruturada antes do dia da partida da instalação. Nesse dia a manutenção deve ser uma "máquina" pronta a partir.
§ O pessoal básico de manutenção, que ficará adstrito ao sistema deve acompanhar todas as fases do projeto e instalação de modo a conhecer em detalhes todas as minúcias dos equipamentos e das instalações logo de início.
§ A chefia da manutenção deverá ocupar um nível hierárquico no organograma idêntico ao da chefia de operação.
Os conceitos acima pertencem à concepção global denominada:
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A figura acima mostra os circuitos de força e de comando de um motor de indução trifásico que opera normalmente desde que seja alimentado de forma adequada. Considerando os circuitos de força e de comando acima, assinale a opção correta.
Há erro no circuito de comando, fazendo com que o motor não funcione para a finalidade para a qual foi programado.
Ao se pressionar a botoeira b1, o motor funciona normalmente, podendo ser desligado por meio da botoeira b0.
Ao dar partida no motor, pressionando-se a botoeira b1, o motor atinge velocidade de regime permanente em determinado sentido de rotação. O sentido de rotação do motor é revertido adequadamente, pressionando-se a botoeira b2, após decorrido algum tempo.
Caso o motor de indução seja do tipo rotor bobinado, não é possível realizar a reversão do seu sentido.
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Podemos considerar como tipos de Manutenção:
Engenharia Elétrica - Telefonia Celular - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Terceira geração (3G) é a especificação do International Telecommunication Union (ITU) relativa à terceira geração de sistemas de comunicações móveis celulares. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
I A segunda geração de telefones celulares está relacionada aos modelos digitais com acesso múltiplo por divisão de código (CDMA) e por divisão de tempo (TDMA).
II Um sistema que funciona em 3G permite elevar a taxa de transmissão da informação em bps, sendo que essa taxa deve ser a mesma quer o aparelho esteja parado quer esteja em movimento, como no interior de um carro.
III Sistemas 3G funcionam somente sobre redes GSM.
IV A evolução da telefonia celular para o sistema 3G pode seguir caminhos diferentes no Brasil, como ocorre em outras regiões do mundo.
Estão certos apenas os itens
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Quanto aos tipos de Manutenção, considere as afirmações a seguir:
I. Manutenção Preditiva é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de Condição ou Desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.
II. A Manutenção Preventiva como o próprio nome sugere, consiste em um trabalho de concerto de defeitos que possam originar a parada ou um alto rendimento dos equipamentos em operação.
III. Manutenção Aditiva é a atuação efetuada em sistemas de proteção buscando Falhas Ocultas ou não-perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção.
Das afirmações acima, está(ão) correta(s) apenas:
Engenharia Elétrica - Telefonia Celular - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito das tecnologias TDMA, CDMA e GSM usadas nos sistemas de telefonia celular, assinale a opção correta.
O sistema GSM foi criado a partir da tecnologia CDMA.
No Brasil, o sistema TDMA opera na faixa de 80 MHz a 500 MHz.
No sistema CDMA, o sinal de voz é digitalizado e é transmitido espalhado espectralmente.
O sistema GSM, quando utiliza o protocolo denominado GPRS (general packet radio services) alcança taxas de até 1 Mbps.
Conforme a Resolução ANEEL nº 024/2000, atualizada, o padrão de continuidade por unidade consumidora
engloba os indicadores DIC e FIC e são função do DEC ou FEC, da classe de tensão e da localização urbana ou não-urbana, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 50% do padrão mensal do DIC.
engloba os indicadores DIC e FIC e são função do DEC ou FEC, da classe de tensão e da localização urbana ou não-urbana, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 80% do padrão mensal do DIC.
considera somente o DIC e é função do DEC, da classe de tensão e do consumo médio anual, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 50% do padrão mensal do DIC.
considera somente o DIC e é função do DEC, da classe de tensão e do consumo médio anual, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 80% do padrão mensal do DIC.
considera somente o FIC e é função do FEC, da localização urbana ou não-urbana e do consumo médio anual, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 80% do padrão mensal do DIC.
Engenharia Elétrica - Geração e Distribuição de Energia Elétrica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens subseqüentes com relação a oscilações de tensão em sistemas de distribuição de energia elétrica.
Variações bruscas de tensão na rede elétrica podem provocar o fenômeno conhecido como flicker.
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
A manutenção dos disjuntores de pequeno volume de óleo requer fundamentalmente, cuidados com os seguintes componentes:
De acordo com a Resolução ANEEL nº 456/2000, o contrato de uso e de conexão é o instrumento contratual
em que a concessionária e o consumidor responsável por unidade consumidora do Grupo "A" ajustam as características técnicas e as condições comerciais do fornecimento de energia elétrica.
em que o consumidor livre ajusta com a concessionária as características técnicas e as condições de utilização do sistema elétrico local, conforme regulamentação específica.
com cláusulas vinculadas às normas e regulamentos aprovados pela ANEEL, não podendo o conteúdo das mesmas ser modificado pela concessionária ou consumidor, e deve ser aceito de forma integral.
entre duas concessionárias, em que são ajustadas as características técnicas e as condições comerciais do fornecimento de energia elétrica, entre elas, com cláusulas vinculadas às normas e regulamentos aprovados pela ANEEL.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...