Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale abaixo, a afirmativa correta:
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Nos equipamentos elétricos, o grau de proteção mecânica é caracterizado por 02 (dois) algarismos após as letras:
GP;
PM;
IP;
PI;
MP.
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Na otimização de uma linha de transmissão, o custo global de instalação
valor presente das perdas e manutenção VPP, ao longo da
sua vida útil, são dados pelas expressões:
CGI
=a+b.AVPP
= cA
onde
a, b e c são constantes e A é a área do feixe de condutores.A área do feixe de condutores mais econômica é:
Considere as figuras abaixo.
Os instrumentos I e II estão indicando, respectivamente,
127 V e 5,0 A.
140 V e 2,6 A.
280 V e 6,8 A.
340 V e 4,8 A.
380 V e 5,6 A.
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Uma subestação de transmissão interliga 4 circuitos, designados por C1, C2, C3 e C4, e opera com o esquema elétrico "disjuntor e meio". Os circuitos C1 e C2 compartilham o mesmo módulo de interligação de barras, ou seja, um mesmo disjuntor central, assim como os circuitos C3 e C4 compartilham o outro módulo de interligação de barras existente. Adicionalmente, os circuitos C1 e C3 ligam-se através de disjuntores ao barramento "A" e os circuitos C2 e C4 ao barramento "B". Considere a condição em que todos os disjuntores estejam ligados, exceto o disjuntor comum aos circuitos C1 e C2, que se encontra desligado para manutenção. Caso ocorra a atuação da proteção diferencial do barramento "A", será observado o(a):
desligamento de toda a subestação.
desligamento dos circuitos C1 e C3.
desligamento do circuito C1.
desligamento do circuito C2.
permanência de todos os circuitos ligados através do barramento "B".
Um transformador possui a especificação 110 V – 220 V / 15 + 15V – 2 A. O enrolamento primário tem três terminais, sendo o central na cor amarela e os extremos nas cores preta e vermelha. O enrolamento secundário tem também três terminais, sendo o central na cor preta e os extremos na cor verde. Analise as afirmações seguintes referentes ao transformador descrito acima:
I. Alimentando o enrolamento primário com tensão de 110 V por meio dos terminais preto e amarelo e estando o secundário sem carga, a corrente no primário será de 2 A.
II. Alimentando o enrolamento primário com tensão de 220 V por meio dos terminais preto e vermelho e estando o secundário sem carga, a tensão entre os terminais verdes será de 30 V.
III. A potência máxima que o transformador pode fornecer a uma carga é 60 VA.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
II e III.
I e II.
I e III.
Engenharia Elétrica - Princípios de Ciências dos Materiais - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2006
Os blocos-padrão são muito utilizados como padrão de referência na indústria moderna, desde o laboratório até a oficina. São de grande utilidade nos dispositivos de medição , nas traçagens de peças e nas próprias máquinas operatrizes. Os materiais mais utilizados para a fabricação dos blocos-padrão são:
Argila, Aço e Cerâmica.
Aço, Carbono e Argila.
Aço, Metal duro e Cerâmica.
Cerâmica, Metal mole e Argila.
Para a realização de um serviço de manutenção em um ambiente cujas tomadas são de 220 V, deverão ser usados os equipamentos seguintes:
Para que os três equipamentos possam ser ligados simultaneamente, o transformador mais adequado a ser utilizado é:
Uma subestação industrial operando a plena capacidade alimenta uma carga indutiva de 1500 kW com fator de potência 0,8. Deseja-se adicionar uma carga indutiva de 250 kW com fator de potência de 0,85. Qual o procedimento para viabilizar essa instalação?
Calcular a potência ativa total e dividir a carga nas fases de alimentação de forma equilibrada
Calcular a potência aparente total e dividir a carga nas fases de alimentação de forma equilibrada, para anular a potência reativa
Somar, respectivamente, as potências ativas e reativas da carga adicional e da carga inicial. Instalar capacitores capazes de fornecer 607 kVAR de maneira que a máxima potência aparente que a subestação pode alimentar não seja ultrapassada
Somar, respectivamente, as potências ativas e reativas da carga adicional e da carga inicial. Instalar capacitores capazes de fornecer 480 kVAR de maneira que a máxima potência aparente que a subestação pode alimentar não seja ultrapassada
Desativar 250kW em cargas indutivas antigas para então adicionar a nova carga indutiva de 250 kW. Isso se justifica devido ao fato de que a subestação já está operando a plena capacidade
Um amplificador monofônico com impedância de saída de 8 Ω será utilizado para sonorizar um ambiente. De que modo devem ser ligados quatro alto-falantes de 8 Ω para garantir o casamento de impedâncias?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...