Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da Resolução n.º 456/2000 da ANEEL, que estabelece as condições gerais de fornecimento de energia elétrica, julgue os itens que se seguem.
A tensão de fornecimento para uma unidade consumidora deve ser estabelecida e informada ao interessado pela concessionária.
Utilize o texto e as figuras abaixo para responder às questões de números 32 e 33.
As figuras abaixo representam os circuitos de potência e de comando de um motor trifásico (comutação estrela-triângulo), bem como a representação dos terminais de acesso desse motor.
Há um erro no circuito de comando, que está expresso em:
contato c3 do circuito de alimentação da bobina do contator 2 deve ser NA.
contato c2 do circuito de alimentação da bobina do contator 3 deve ser NF.
contato c3 de retenção do circuito de alimentação da bobina do contator 3 deve ser NF.
botoeira b3 do circuito de alimentação da bobina do contator 2 deve ser NA.
botoeira b3 do circuito de alimentação da bobina do contator 3 deve ser NF.
As relações abaixo correspondem a duas condições que devem ser satisfeitas para a proteção de circuitos em instalações elétricas:
1-a ; 2-b ; 3-c ; 4-d
1-b ; 2-a ; 3-d ; 4-c
1-c ; 2-b ; 3-a ; 4-d
1-d ; 2-a ; 3-b ; 4-c
1-d ; 2-c ; 3-a ; 4-b
Considere um motor monofásico de fase auxiliar de seis terminais de acesso, designados por: 1 e 2 os terminais de um enrolamento principal, 3 e 4 os terminais do outro enrolamento principal e 5 e 6 os terminais do enrolamento auxiliar. Nesse motor:
I. O enrolamento auxiliar atua apenas durante a partida do motor.
II. Para inverter o sentido de rotação é necessário inverter-se a polaridade de um dos enrolamentos principais por meio da troca do terminal 1 pelo 2 ou 3 pelo 4 na placa de ligação, desde que eles estejam conectados em série.
III. Para inverter o sentido de rotação é necessário inverter-se a polaridade do enrolamento auxiliar por meio da troca do terminal 5 pelo 6 na placa de ligação.
IV. Para esse motor operar com tensão de alimentação de 220 V, os enrolamentos principais devem ser conectados em série e para operar com 127
V eles devem ser conectados em paralelo.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I e IV.
I, III e IV.
I, II e IV.
Um motor possui um rotor construído em chapas de aço silício com ranhuras previamente estampadas, as quais são preenchidas com alumínio ou cobre e com as barras do material curto-circuitadas nas extremidades. Trata-se de um motor de corrente
alternada assíncrono de indução com rotor em curto.
alternada síncrono de indução com rotor enrolado e com anéis coletores.
alternada assíncrono de indução com rotor enrolado e estator com anéis em curto.
contínua síncrono de indução com rotor em curto.
contínua com dois enrolamentos defasados de 90 graus.
Após a desmontagem e a manutenção de um motor elétrico, deve-se realizar a limpeza das peças. Em seguida, antes da montagem, é conveniente aplicar uma fina camada de um produto nas partes usinadas das peças, para protegê-las de oxidação. Esse produto pode ser
vaselina ou parafina.
vaselina ou óleo lubrificante.
vaselina ou gasolina.
parafina ou álcool.
Engenharia Elétrica - Projetos Elétricos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em procedimentos de manutenção, além do processo de registro de serviços e recursos, deve-se registrar informações sobre o que foi feito e em que equipamento. Em relação à forma de se registrar os serviços, julgue o item subseqüente.
Na forma mais simples de registrar a informação, é quantificada a quantidade de homens-horas utilizadas no serviço e se este foi concluído.
Engenharia Elétrica - Projetos Elétricos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Uma empresa distribuidora de energia elétrica deseja ampliar a sua rede de distribuição secundária em determinado local e, com essa finalidade, requisitou à sua equipe responsável um projeto, tendo como base um sistema de rede aérea. A respeito desse sistema, julgue os itens a seguir.
Na formulação de alternativas de redes secundárias, o projetista não precisa levar em conta o carregamento dos transformadores de distribuição, porque esse aspecto é considerado redundante em comparação ao quesito nível de tensão da rede secundária suprida pelo transformador.
Em uma instalação elétrica em baixa tensão ocorre uma falta entre uma das fases e o terra (fase entra em contato com o terra), acarretando uma corrente de falta. Dependendo do esquema de aterramento utilizado, TN ou TT, pode-se afirmar que esta corrente é:
muito maior para o esquema TT.
muito maior para o esquema TN.
igual para os dois esquemas.
um pouco maior em relação ao TT para o esquema TN.
um pouco maior em relação ao TN para o esquema TT.
Engenharia Elétrica - Princípios de Ciências dos Materiais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito de dispositivos semicondutores, julgue os itens abaixo.
O TRIAC é um DIAC controlado por pulsos de tensão aplicados ao seu catodo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...