Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura acima mostra um circuito elétrico em corrente contínua que opera alimentado por uma fonte ideal de 10 V. A chave K no circuito fica normalmente fechada e é utilizada para desligar o resistor conectado entre os terminais a-b. O amperímetro indicado no circuito é considerado ideal, sendo usado para medir a corrente que flui pela fonte. Com base no circuito, julgue os itens subseqüentes.
Se a chave K for aberta, a fonte fornecerá 15 W de potência aos resistores.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A figura acima mostra o esquema de um amplificador de áudio transistorizado. A respeito desse esquema, julgue os itens subseqüentes.
Esse amplificador é de dois estágios, tendo um estágio amplificador de tensão e um estágio amplificador de potência. Os dois estágios estão ligados em cascata.
Engenharia Elétrica - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Um grupo de motores é alimentado a partir de um CCM, de acordo com as tabelas abaixo e conforme mostra o esquema a seguir:
Assinale a opção que contém o maior número de variáveis que definem a capacidade de regularização plurianual do reservatório de uma usina hidrelétrica.
Volume útil do reservatório e curva cota-vazão defluente do canal de fuga.
Volume útil do reservatório e regime eólico local.
Volume útil do reservatório, número de máquinas hidráulicas, número de geradores instalados na usina e demanda média anual do sistema interligado ao qual a usina está conectada.
Dimensões do vertedor e profundidade do reservatório junto à tomada d'água.
Volume útil do reservatório, regime das vazões fluviais e posição do reservatório na cascata fluvial onde se insere a usina hidrelétrica.
Julgue o item que se segue com relação à aplicação de componentes simétricas em análise de sistemas de energia elétrica.
Em estudos de redes elétricas é inadequado utilizar componentes simétricas para a análise de faltas (curtoscircuitos), quando os sistemas apresentam elevadas impedâncias de aterramento do neutro de transformadores ou de geradores. Nesse caso, a rede elétrica deve ser avaliada por meio da representação na forma de circuitos trifásicos, considerando inclusive a impedância mútua entre fases dos respectivos equipamentos.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A figura acima mostra o esquema de um amplificador de áudio transistorizado. A respeito desse esquema, julgue os itens subseqüentes.
A variação do volume de saída do áudio no alto-falante é realizada pelo controle da chave liga/desliga.
Engenharia Elétrica - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Em um edifício de uso coletivo para uso misto residencial e comercial, possui troncos telefônicos ligados diretamente à rede da concessionária, e na parte comercial existem telefones ligados a centrais telefônicas. Assinale a alternativa correta, pois podemos afirmar que:
Basta apenas uma prumada, sendo a cableagem separada nos blocos terminais das caixas de distribuição geral.
É necessária apenas uma prumada, desde que as tubulações estejam dimensionadas para a quantidade de pontos a serem instalados.
O edifício deve possuir duas prumadas telefônicas, uma para atendimento dos telefones diretos e outra prumada para os telefones que são ramais da central telefônica.
Não são permitidos dois sistemas de telefonia na mesma edificação.
A maior parte da energia hidrelétrica produzida no Brasil provém de
usinas construídas com aproveitamento da alta queda topográfica do terreno natural e baixas vazões fluviais.
usinas construídas com baixa altura de queda (menor que 30 m) e altas vazões fluviais.
um grande número de pequenas centrais hidroelétricas.
usinas onde a altura de queda decorre da construção da barragem.
um grande número de usinas com potência instalada menor que 50 MW.
Os circuitos de I a IV, cujos diagramas estão mostrados acima, utilizam diodos semicondutores que, quando estão em condução direta, apresentam queda de tensão constante e igual a 0,8 V entre o ânodo e o cátodo. Suponha que esses circuitos façam parte de um equipamento e que, durante procedimento de manutenção corretiva, as tensões indicadas por V m são medidas com o objetivo de tirar conclusões a respeito da existência ou não de defeito em algum dispositivo semicondutor. Considere que o defeito em um diodo é caracterizado pelo fato de ele estar em curto-circuito ou em circuito aberto, quando era esperado que o dispositivo estivesse conduzindo. Considere também que as resistências existentes nesses circuitos não apresentem alteração em seus valores. Diante do exposto, julgue os seguintes itens.
No circuito IV, não é possível determinar se o diodo D2 está com defeito apenas a partir da tensão V m. É preciso retirá-lo do circuito para proceder a um teste eficaz com multímetro.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A figura acima mostra o circuito de um conversor eletrônico e as formas de onda de algumas de suas grandezas elétricas. Julgue os itens a seguir, relativos a esse conversor e às formas de onda apresentadas.
A comutação dos SCRs do estado de condução para o estado de bloqueio é realizada pelos diodos do circuito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...