Questões de Engenharia Elétrica do ano 2002

Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

:

  • A. (A) I
  • B. (B) I e II
  • C. (C) III e IV
  • D. (D) III
  • E. (E) IV

Um motor de indução de rotor bobinado, 6 pólos, é ligado eletricamente a uma fonte de alimentação trifásica, 60 Hz, e é ligado mecanicamente a um motor síncrono de 2 pólos cujo estator é ligado à mesma fonte de alimentação. Considerando as duas direções possíveis de rotação do eixo comum impostas pela máquina síncrona, as duas freqüências induzidas no rotor do motor de indução que podem aparecer entre seus anéis coletores são:

  • A. 120 Hz e 360 Hz
  • B. 60 Hz e 180 Hz
  • C. 120 Hz e 180 Hz
  • D. 120 Hz e 240 Hz
  • E. 180 Hz e 360 Hz

O gerador indicado na figura a seguir tem reatância síncrona igual a 1,3 pu na base 100 MVA. A reatância equivalente do sistema elétrico Xe = 0,2 pu, também na base 100 MVA. A tensão na barra infinita vale = 1.0 pu. O gerador está operando em seu limite de estabilidade fornecendo uma potência máxima de saída de 120 MW.

O valor da tensão de excitação atrás da reatância síncrona é:

  • A. 1,5 pu
  • B. 1,8 pu
  • C. 1,0 pu
  • D. 1,4 pu
  • E. 2,0 pu

  • A. (A) T = 4,1666ms, redução de 100% para 29,33%
  • B. (B) T = 8,3333ms, redução de 100% para 29,33%
  • C. (C) T = 4,1666ms, redução de 100% para 44,25%
  • D. (D) T = 8,3333ms, redução de 100% para 44,25%
  • E. (E) T = 16, 666ms, redução de 100% para 44,25%

14 O sistema elétrico de um veículo consiste de um conjunto de componentes e circuitos que têm por finalidade gerar, armazenar e distribuir energia elétrica para a operação de sistemas como partida, ignição, iluminação, instrumentação e vários outros que requerem energia elétrica para o seu funcionamento. Acerca do sistema elétrico de veículos, julgue os itens seguintes.

As baterias livres de manutenção são baterias blindadas, que não permitem o acesso ao seu interior. Nelas, o nível de eletrólito é mantido constante pelo reaproveitamento da água evaporada que é condensada e devolvida aos vasos.

  • C. Certo
  • E. Errado

14 O sistema elétrico de um veículo consiste de um conjunto de componentes e circuitos que têm por finalidade gerar, armazenar e distribuir energia elétrica para a operação de sistemas como partida, ignição, iluminação, instrumentação e vários outros que requerem energia elétrica para o seu funcionamento. Acerca do sistema elétrico de veículos, julgue os itens seguintes.

Diodos retificadores são componentes montados internamente no alternador para fazerem a conversão da corrente contínua em alternada.

  • C. Certo
  • E. Errado

14 O sistema elétrico de um veículo consiste de um conjunto de componentes e circuitos que têm por finalidade gerar, armazenar e distribuir energia elétrica para a operação de sistemas como partida, ignição, iluminação, instrumentação e vários outros que requerem energia elétrica para o seu funcionamento. Acerca do sistema elétrico de veículos, julgue os itens seguintes.

O motor de partida é essencialmente um motor elétrico, acionado pela bateria, que por meio de um mecanismo de engrenamento faz girar o diferencial, dando partida ao motor.

  • C. Certo
  • E. Errado

14 O sistema elétrico de um veículo consiste de um conjunto de componentes e circuitos que têm por finalidade gerar, armazenar e distribuir energia elétrica para a operação de sistemas como partida, ignição, iluminação, instrumentação e vários outros que requerem energia elétrica para o seu funcionamento. Acerca do sistema elétrico de veículos, julgue os itens seguintes.

O distribuidor é o componente que faz a distribuição de energia elétrica a todos os circuitos do veículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

14 O sistema elétrico de um veículo consiste de um conjunto de componentes e circuitos que têm por finalidade gerar, armazenar e distribuir energia elétrica para a operação de sistemas como partida, ignição, iluminação, instrumentação e vários outros que requerem energia elétrica para o seu funcionamento. Acerca do sistema elétrico de veículos, julgue os itens seguintes.

O regulador de tensão tem a finalidade de controlar o funcionamento do alternador, mantendo a tensão nominal, geralmente de 12 V, de modo a proteger a bateria e os demais componentes elétricos de tensões elevadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...