Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nos motores do ciclo Diesel, o combustível injetado inflama-se após ser levado à temperatura de auto-ignição pelo ar preaquecido e comprimido no cilindro. Acerca da injeção de combustível nos motores a óleo dísel, julgue os itens a seguir.
No sistema de injeção indireta, o combustível é injetado em uma antecâmara, separada da câmara de combustão por um canal ou passagem estreita, onde se inflama e queima parcialmente. Nesse processo, é gerada uma sobrepressão instantânea que sopra a mistura inflamada com um efeito de pulverização e turbulência violentas através do canal de disparo até a câmara principal rica em ar.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nos motores do ciclo Diesel, o combustível injetado inflama-se após ser levado à temperatura de auto-ignição pelo ar preaquecido e comprimido no cilindro. Acerca da injeção de combustível nos motores a óleo dísel, julgue os itens a seguir.
A injeção do combustível é controlada por uma bomba responsável pela pressão e dosagem para cada cilindro nos tempos corretos. As bombas injetoras devem ser instaladas no motor, sincronizadas com os movimentos da árvore de manivelas, em um processo denominado calagem da bomba.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere aos combustíveis líquidos, julgue os itens que se seguem.
O óleo dísel, uma mistura de hidrocarbonetos com ponto de ebulição entre 200 ºC e 360 ºC, é obtido por destilação do petróleo por hidrogenação, síntese, ou craqueamento catalítico a baixas temperaturas. Tem poder calorífico da ordem de 11.000 kcal/kg. A pré-combustão, tendência do óleo dísel à auto-ignição quando da injeção, uma característica importante para o desempenho do combustível nos motores dísel, é medida pelo índice de octanas.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere aos combustíveis líquidos, julgue os itens que se seguem.
Biodísel é o nome genérico dado a óleos combustíveis de origem vegetal, virtualmente livres de enxofre e aromáticos e com praticamente as mesmas propriedades do dísel fóssil que, grosso modo, não exigem maiores modificações para serem utilizados puros ou em mistura nos motores do ciclo Diesel.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os óleos lubrificantes para motores de combustão interna disponíveis no mercado são classificados pela viscosidade SAE (Society of Automotive Engineers) e pela classe de potência API (American Petroleum Institute). Acerca de óleos lubrificantes, julgue os seguintes itens.
A classificação MM (motor medium) da API indica que se trata de um óleo lubrificante próprio para motores a dísel, cujo trabalho seja entre leve e severo e que poderão ser sensíveis à formação de depósitos e corrosão de mancais, especialmente quando a temperatura do óleo se eleva.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os óleos lubrificantes para motores de combustão interna disponíveis no mercado são classificados pela viscosidade SAE (Society of Automotive Engineers) e pela classe de potência API (American Petroleum Institute). Acerca de óleos lubrificantes, julgue os seguintes itens.
A designação SAE 20 W indica que se trata de um óleo lubrificante monograu classificado pela viscosidade medida à temperatura de zero grau Farenheit. Quanto maior o número especificado, maior a viscosidade.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com respeito a máquinas operatrizes e ferramentas de corte, julgue o item seguinte.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um engenheiro solicitou ao técnico de usinagem que removesse o material de uma peça, de forma progressiva, mediante o emprego de uma ferramenta multicortante. Durante o processo, a peça ou a ferramenta deverá deslocar-se em uma trajetória retilínea, coincidente ou paralela ao eixo da ferramenta. Assim, cada gume removerá uma pequena quantidade de material em cada revolução do eixo, onde a ferramenta é fixada.
Nessa situação, o engenheiro solicitou ao técnico uma operação de fresamento.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma rede trifásica equilibrada e simétrica alimenta uma carga também equilibrada, cuja tensão de linha é igual a 380 V. Sabe-se que a carga absorve potência de 3,8 kW com fator de potência unitário. A respeito do funcionamento da carga conectada à rede elétrica, julgue os itens que se seguem.
A ligação de um motor de indução trifásico em paralelo com essa carga tornaria o fator de potência do conjunto carga mais motor indutivo.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a máquinas elétricas, julgue os itens que se seguem.
Em geral, os motores de corrente contínua demandam mais manutenção que os motores de indução de rotor em gaiola por causa do comutador.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação a máquinas elétricas, julgue os itens que se seguem.
As elevadas correntes de partida dos motores de indução de rotor em gaiola exigem métodos especiais de partida para essas máquinas, pois as normas brasileiras proíbem a realização de partida direta nesses motores em virtude de as instalações de alimentação não possuírem capacidade para isso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...