Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
O tipo de carga elétrica que produz harmônicos de corrente na rede elétrica são
cargas capacitivas.
cargas não lineares.
cargas resistivas.
cargas variáveis em pequeno intervalo de tempo.
Um engenheiro deve testar um transformador como o apresentado abaixo.
Mediu com uma ponte a indutância entre os terminais 1 e 2 (primário), com os terminais 3 e 4 (secundário) abertos, encontrando um valor de 4,0 mH e, em seguida, a indutância entre os terminais 3 e 4, com os terminais 1 e 2 abertos, encontrando um valor de 9 mH. Continuando a análise, ligou o terminal 2 ao terminal 3 e mediu a indutância entre os terminais 1 e 4, encontrando um valor de 17,0 mH. Calculou, com esses valores, o fator de acoplamento entre o primário e secundário, encontrando:
k=1/4;
k=1/3;
k=1/2;
k=2/3;
k=4/5.
A forma de onda abaixo é uma onda quadrada de tensão em função do tempo t, chamada de função ímpar, denominação dada quando f (-t) = - f(t).
No desenvolvimento de f(t) em Série de Fourier, o quinto harmônico de tensão na mesma unidade, considerando-se o fundamental como primeiro, será:
f5 (t) = (1/4). {sen [5. (/T). t]};
f5 (t) = (3/4) [cos (5. /T). t];
f5 (t) = (4/5.).[sen (10. . t /T)];
f5 (t) = (3/4). [cos (15. /T) t];
f5 (t) = (5/4). [sen (25. /T)] t.
No circuito abaixo os componentes podem ser considerados ideais.
v(t), retificada em meia onda pelo diodo D;
10.sen (2. 103. t ), porque o capacitor não deixará passar a parte contínua;
10.cos (2. 103. t ), uma vez que v(t) é defasada pelo capacitor C;
-15 + 10.sen ( 103. t );
10 + 10.sen ( 103. t ).
Dispomos de um miliamperímetro que apresenta uma resistência de 100 e que pode medir de 0,0 a 1,0 mA, isto é, que o fundo de escala seja de 1,0 mA. Deseja-se construir um miliamperímetro que possa medir de 0 a 100 mA, usando o miliamperímetro de 1,0 mA. Para isso devemos colocar um resistor de:
1,11 em série com o miliamperímetro;
1,01 em paralelo com o miliamperímetro;
9,09 em série com o miliamperímetro;
10,10 em paralelo com o miliamperímetro;
9,99 em paralelo com o miliamperímetro.
Suponha um multímetro digital com as seguintes informações técnicas:
A leitura desse multímetro indica 1,234 V (tensão contínua), na escala de 2 V. Qual o valor verdadeiro da medida?1,234 V ± 0,05 V
1,234 V ± 0,001 V
1,234 V ± 0,002 V
1,234 V ± 0,003 V
1,234 V ± 0,004 V
Quanto ao condutor neutro, é correto afirmar:
Assinale a alternativa correta.Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
O sistema trifásico acima é do tipo estrela-estrela a 3 fios, com uma carga desequilibrada. Assim, as correntes na carga guardam a seguinte relação:
Em um sistema trifásico, as tensões de fase podem ser representadas por seus componentes simétricos. A respeito dessa temática, assinale a afirmação INCORRETA.
Os componentes simétricos de seqüência negativa de um sistema trifásico desequilibrado consistem de três fasores iguais em módulo, defasados entre si de 120o e com seqüência de fase inversa à dos fasores originais.
Os componentes simétricos de seqüência positiva de um sistema trifásico desequilibrado consistem de três fasores iguais em módulo, defasados entre si de 120o e com a mesma seqüência de fase dos fasores originais.
Os componentes simétricos de seqüência zero de um sistema trifásico desequilibrado consistem de três fasores iguais em módulo, defasados entre si de 120o e com a mesma seqüência de fase dos fasores originais.
Os componentes simétricos de seqüência zero de um sistema trifásico desequilibrado consistem de três fasores iguais em módulo e em fase entre si.
O somatório fasorial das seqüências positiva, negativa e zero, relativas a uma dada tensão de fase, é igual à sua correspondente tensão de fase do sistema trifásico considerado.
Freqüentemente, em sistemas de potência, a operação de proteção convencional permite o retorno a um Estado Operacional Satisfatório, sem ajuda de qualquer outro recurso. Porém, dada a severidade das perturbações, faz-se necessária a atuação de EPS (Esquemas de Proteção de Sistemas). Diante de uma redução significativa de tensão, o EPS deve atuar de modo a:
recuperar o sistema, suprindo a deficiência de potência reativa.
reduzir o fluxo de potência em elementos sobrecarregados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...