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Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um conjunto de máquinas síncronas de uma usina opera em paralelo, gerando energia elétrica, que é transmitida para cargas localizadas remotamente. Para essa finalidade, existe um sistema de transmissão associado. Próximo às cargas, há um adequado sistema de distribuição que permite o suprimento de energia em níveis de tensão reduzidos. Na usina, a tensão terminal de cada gerador é controlada visando atender a um perfil de tensão apropriado no sistema de transmissão. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
A tensão terminal de cada gerador é controlada por meio do seu sistema de excitação.
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Um conjunto de máquinas síncronas de uma usina opera em paralelo, gerando energia elétrica, que é transmitida para cargas localizadas remotamente. Para essa finalidade, existe um sistema de transmissão associado. Próximo às cargas, há um adequado sistema de distribuição que permite o suprimento de energia em níveis de tensão reduzidos. Na usina, a tensão terminal de cada gerador é controlada visando atender a um perfil de tensão apropriado no sistema de transmissão. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Se as unidades geradoras são alternadores do tipo térmico, essas máquinas são caracterizadas por um número elevado de pólos, se comparadas às máquinas hidráulicas.
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Um conjunto de máquinas síncronas de uma usina opera em paralelo, gerando energia elétrica, que é transmitida para cargas localizadas remotamente. Para essa finalidade, existe um sistema de transmissão associado. Próximo às cargas, há um adequado sistema de distribuição que permite o suprimento de energia em níveis de tensão reduzidos. Na usina, a tensão terminal de cada gerador é controlada visando atender a um perfil de tensão apropriado no sistema de transmissão. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Os reguladores de velocidade das máquinas síncronas são amplamente utilizados para regular o fluxo de potência reativa e, por conseqüência, também o fator de potência nos terminais de saída da máquina.
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A figura acima mostra os circuitos de força e de comando para o acionamento de um motor de indução trifásico. Para o acionamento, é utilizado um esquema elétrico que consiste na inserção automática de autotransformador indicado por m 2 , conforme controle efetuado via circuito de controle. A respeito dessas informações e do funcionamento dos elementos dos circuitos, julgue os itens subseqüentes
O botão b1 serve para dar a partida no motor e o botão b0 é usado para desligá-lo.
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A figura acima mostra os circuitos de força e de comando para o acionamento de um motor de indução trifásico. Para o acionamento, é utilizado um esquema elétrico que consiste na inserção automática de autotransformador indicado por m 2 , conforme controle efetuado via circuito de controle. A respeito dessas informações e do funcionamento dos elementos dos circuitos, julgue os itens subseqüentes
Esse tipo de circuito de partida é apropriado para o acionamento de motores de potência elevada, que acionam cargas com alto índice de atrito, como britadores e máquinas acionadas por correia.
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Em indústrias têxteis e de papel, é necessário manter controlada a velocidade de certos motores em algumas fases do processo. A respeito dessa situação, julgue os itens a seguir.
Para esse tipo de requisito com relação ao controle de velocidade, o uso de motor de indução com rotor bobinado mostra-se adequado, pois é possível controlar a velocidade desse tipo de motor por meio da adequada inserção de resistências no circuito do rotor.
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Em indústrias têxteis e de papel, é necessário manter controlada a velocidade de certos motores em algumas fases do processo. A respeito dessa situação, julgue os itens a seguir.
Motores de indução em gaiola alimentados por meio de conversor de freqüência apresentam controle fino de velocidade esperado para os tipos de processo mencionados.
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Em indústrias têxteis e de papel, é necessário manter controlada a velocidade de certos motores em algumas fases do processo. A respeito dessa situação, julgue os itens a seguir.
A forma mais econômica de controle fino de velocidade é aquela em que são utilizados motores dotados de chave estrela-triângulo em seus circuitos de força.
Um transmissor de AM apresenta uma potência de 100 W quando não modulado. Quando modulado com m=1 (100% de modulação), a potência de saída será de:
50 W;
100 W;
125 W;
150 W;
200 W;
Um transmissor de FM, com uma freqüência da portadora de 100 MHz, transmite um:
1 - sinal de áudio com uma freqüência máxima de 15 kHz;
2 - canal estéreo com a mesma banda de áudio, modulando, em DSB S/C, uma sub-portadora de 38 kHz;
3 - tom de sincronismo de 19 kHz.
A banda necessária para transmitir um sinal de FM é, teoricamente, infinita.
Contudo, existe uma aproximação, chamada Regra de Carson, que permite a transmissão de uma parte predominante do espectro.
Sendo o desvio máximo da portadora de 75 kHz, necessita, segundo a regra, de uma banda de transmissão de:
15 kHz;
38 kHz;
75 kHz;
256 kHz;
512 kHz.
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