Questões de Engenharia Elétrica do ano 2008

Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as afirmativas abaixo, em relação a motores síncronos:

I. Os geradores síncronos de tensão alternada necessitam sempre de uma alimentação de tensão contínua (ou de um imã permanente) para produzir potência elétrica.

II. Em um gerador síncrono, a velocidade do rotor é igual à do campo girante do estator independente do número de pólos.

III. Na partida de um motor síncrono de pequena potência, podemos usar a chave inversora estrela para delta (triângulo).

IV. Embora o motor síncrono seja construído apenas por enrolamentos bobinados (portanto, indutivo), ele consegue, em seu funcionamento, adiantar a corrente com relação à tensão no estator quando o campo do rotor tem sua corrente aumentada.

V. Em um motor síncrono com carga nominal, a rotação do rotor acha-se atrasada em relação ao campo girante, mas ambos têm a mesma velocidade.

A quantidade de afirmativas corretas é igual a:

  • A.

    5.

  • B.

    4.

  • C.

    3.

  • D.

    2.

  • E.

    1.

Avalie as afirmativas a seguir, em relação a motores e geradores de corrente contínua:

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se apenas a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Se um motor elétrico de indução de dois pólos opera a 3.400 rpm, produzindo torque de 2 kgfm, a potência desse motor em kW é aproximadamente:

  • A.

    0,712.

  • B.

    7,12.

  • C.

    71,2.

  • D.

    712.

  • E.

    7.120.

Um motor de indução de quatro pólos opera em regime permanente acionando carga cuja equação torque (MC) X velocidade (N) é dada por MC = k2N, onde k2 é uma constante. Se a curva torque (MM) X velocidade (N) do motor nas proximidades da velocidade síncrona (N0) pode ser aproximada pela equação MM = k1 (N0 – N), onde k1 é uma constante, o escorregamento do motor nessa situação é:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Um gerador com tensão nominal de 13,8 kV alimenta um transformador elevador estrela-delta de 13,8 kV / 138 kV, e este alimenta uma linha de transmissão conectada a um transformador estrela-estrela de 132 kV / 740 kV. Se a tensão base escolhida é a tensão nominal do gerador, a tensão base aproximada na barra de 740 kV é:

  • A.

    740 kV.

  • B.

    770 kV.

  • C.

    707 kV.

  • D.

    737 kV.

  • E.

    773 kV.

Um empreendedor notou que algumas máquinas encomendadas para a indústria que construía não seriam entregues na data da inauguração. Devido a isso, suspendeu a encomenda de um dos três transformadores monofásicos que alimentam a indústria. Sabendo-se que a configuração do banco de transformadores é delta-delta, o percentual da potência fornecida para a indústria na falta desse transformador, em relação aos três transformadores, é de:

  • A.

    50%.

  • B.

    45%.

  • C.

    33%.

  • D.

    57%.

  • E.

    66%.

Os inversores são conversores eletrônicos utilizados para o acionamento de motores de indução em aplicações de velocidade variável, como a tração elétrica. Considere as seguintes afirmativas a respeito dos inversores:

I. Os inversores fonte de tensão (VSI) apresentam uma corrente constante em sua saída, independentemente da carga conectada.

II. A modulação por largura de pulso (PWM) é o método mais comum para controlar a tensão de saída AC do inversor.

III. Os dispositivos mais utilizados em inversores comerciais são os MOSFETS.

IV. Em aplicações de tração elétrica, o dispositivo mais utilizado em inversores é o GTO.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

O acionamento eletrônico de motores síncronos é bastante utilizado em potências elevadas (acima de 1 MVA) e velocidades muito altas (acima de 3.000 rpm). A respeito do acionamento eletrônico de motores síncronos, não é correto afirmar que:

  • A.

    são necessários dois conversores eletrônicos para o acionamento, um operando como retificador e outro como inversor.

  • B.

    nos conversores eletrônicos utilizados para o acionamento eletrônico de motores síncronos de potência elevada, o dispositivo mais utilizado é o IGBT.

  • C.

    para controlar o instante de disparo dos componentes do conversor eletrônico, é necessário um sensor de posição do rotor.

  • D.

    o conjugado (torque) produzido pelas correntes fornecidas pelo inversor é pulsante.

  • E.

    para fornecer o conjugado de partida para o motor, é necessário variar a freqüência da corrente de alimentação por meio do controle do disparo dos componentes do inversor.

Considere as afirmativas a seguir, a respeito da partida de motores de indução:

I. As chaves estrela-triângulo são dispositivos que reduzem a corrente de partida do motor de indução, mas apresentam a desvantagem de reduzir também o conjugado de partida.

II. A chave magnética de partida é eficiente para proteger o motor contra sobrecarga de corrente e curtos-circuitos.

III. O “soft-starter” (ou partida suave) é um dispositivo eletrônico, constituído de diodos em antiparalelo, utilizado para a redução da corrente de partida.

IV. Chaves de partida direta podem ser usadas para motores até 5 cv.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

O acionamento de motores de corrente contínua (CC) é realizado atualmente utilizando conversores eletrônicos. Considere as afirmativas:

I. O acionamento eletrônico de motores CC pode ser efetuado por meio de um retificador controlado a tiristores.

II. O acionamento eletrônico de motores CC pode ser efetuado por meio de um retificador a diodos e um chopper.

III. Quando se utiliza um conversor CC-CC para o acionamento eletrônico de motores CC, podem-se utilizar tiristores operando em comutação natural.

IV. Os diodos podem ser utilizados como componentes de chaveamento nos conversores CC-CC.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas..

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...