Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011

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A medição da velocidade de rotação do eixo de uma máquina de indução foi realizada por um tacômetro em rotações por minuto (rpm). Para converter essa grandeza para rad/s, deve-se multiplicar a velocidade em rpm por

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

“Em um motor é necessário um desequilíbrio de impedâncias em uma bobina utilizada, para que o torque resultante sobre o rotor seja diferente de zero e sua velocidade nominal, inferior ao do campo magnético girante.” Esta afirmativa é válida para:

  • A.

    Motor de indução trifásico.

  • B.

    Motor síncrono de ímãs permanentes.

  • C.

    Motor síncrono de escovas.

  • D.

    Motor de indução de rotor bobinado.

  • E.

    Motor monofásico.

Observe o diagrama de comando de um sistema de partida para motores:

Trata-se de uma:

  • A.

    Partida direta de um motor trifásico sem reversão.

  • B.

    Partida direta de um motor trifásico com reversão direta.

  • C.

    Partida direta de um motor trifásico com reversão automatizada.

  • D.

    Partida direta de um motor trifásico com reversão indireta.

  • E.

    Partida direta de um motor monofásico sem reversão.

Um dispositivo industrial que utiliza eletrônica de potência para o acionamento de motores de indução, com objetivo de realizar uma partida suave, é denominado:

  • A.

    Inversor de frequência.

  • B.

    Chopper.

  • C.

    Retificador de onda completa.

  • D.

    Retificador de meia-onda tiristorizado.

  • E.

    Soft-Starter.

Observe o diagrama de comando para uma partida estrela triângulo automatizada. Supõe-se uma partida sem carga no eixo do motor:

Se o contato temporizado do relé de tempo entrar em defeito de forma que não se mova da posição NF, tem-se como consequência:

  • A.

    Curto-circuito nas fases.

  • B.

    Sobrecarga das fases.

  • C.

    Motor permanece com a ligação em estrela.

  • D.

    Motor passa normalmente para triângulo.

  • E.

    Queima dos fusíveis das fases em função de curto-circuito no contator KY.

Um grupo gerador de emergência é constituído de um alternador acionado por um motor a diesel, cujas características são:

• a queima de 1 litro de óleo diesel produz 40 MJ de trabalho útil na ponta do eixo do motor;

• capacidade reservatório de combustível do motor a diesel: 10 L;

• perdas entre o motor e o gerador: 5%; e

• rendimento do gerador: 90%.

Nessa situação, e considerando que, no instante inicial, o reservatório estava com sua capacidade máxima, qual a autonomia, em horas, do grupo gerador para atender a uma carga puramente resistiva de 20 kW?

  • A.

    3,50

  • B.

    4,25

  • C.

    4,75

  • D.

    5,25

  • E.

    6,50

  • A.

    1.100

  • B.

    2.480

  • C.

    2.850

  • D.

    3.650

  • E.

    7.100

Em relação aos motores elétricos de corrente contínua, dentre suas principais características técnicas de utilização, funcionamento e emprego, destacam-se os motores

  • A.

    em derivação, os quais não podem operar em vazio, pois a sua velocidade tenderia a aumentar indefinidamente.

  • B.

    em derivação que, sob tensão constante, desenvolvem uma velocidade variável de acordo com a carga.

  • C.

    série, nos quais o campo está em paralelo com o indutor e diretamente ligado à fonte de alimentação.

  • D.

    compostos, nos quais o campo é constituído de duas bobinas, uma ligada em série, e a outra, em paralelo com o indutor.

  • E.

    compostos, os quais diferem dos motores em derivação devido a apenas este possuir um elevado conjugado de partida.

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