Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A medição da velocidade de rotação do eixo de uma máquina de indução foi realizada por um tacômetro em rotações por minuto (rpm). Para converter essa grandeza para rad/s, deve-se multiplicar a velocidade em rpm por
Em um motor é necessário um desequilíbrio de impedâncias em uma bobina utilizada, para que o torque resultante sobre o rotor seja diferente de zero e sua velocidade nominal, inferior ao do campo magnético girante. Esta afirmativa é válida para:
Motor de indução trifásico.
Motor síncrono de ímãs permanentes.
Motor síncrono de escovas.
Motor de indução de rotor bobinado.
Motor monofásico.
Observe o diagrama de comando de um sistema de partida para motores:
Trata-se de uma:
Partida direta de um motor trifásico sem reversão.
Partida direta de um motor trifásico com reversão direta.
Partida direta de um motor trifásico com reversão automatizada.
Partida direta de um motor trifásico com reversão indireta.
Partida direta de um motor monofásico sem reversão.
Um dispositivo industrial que utiliza eletrônica de potência para o acionamento de motores de indução, com objetivo de realizar uma partida suave, é denominado:
Inversor de frequência.
Chopper.
Retificador de onda completa.
Retificador de meia-onda tiristorizado.
Soft-Starter.
Observe o diagrama de comando para uma partida estrela triângulo automatizada. Supõe-se uma partida sem carga no eixo do motor:
Se o contato temporizado do relé de tempo entrar em defeito de forma que não se mova da posição NF, tem-se como consequência:
Curto-circuito nas fases.
Sobrecarga das fases.
Motor permanece com a ligação em estrela.
Motor passa normalmente para triângulo.
Queima dos fusíveis das fases em função de curto-circuito no contator KY.
90
80
70
60
50
Um grupo gerador de emergência é constituído de um alternador acionado por um motor a diesel, cujas características são:
a queima de 1 litro de óleo diesel produz 40 MJ de trabalho útil na ponta do eixo do motor;
capacidade reservatório de combustível do motor a diesel: 10 L;
perdas entre o motor e o gerador: 5%; e
rendimento do gerador: 90%.
Nessa situação, e considerando que, no instante inicial, o reservatório estava com sua capacidade máxima, qual a autonomia, em horas, do grupo gerador para atender a uma carga puramente resistiva de 20 kW?
3,50
4,25
4,75
5,25
6,50
1.100
2.480
2.850
3.650
7.100
Em relação aos motores elétricos de corrente contínua, dentre suas principais características técnicas de utilização, funcionamento e emprego, destacam-se os motores
em derivação, os quais não podem operar em vazio, pois a sua velocidade tenderia a aumentar indefinidamente.
em derivação que, sob tensão constante, desenvolvem uma velocidade variável de acordo com a carga.
série, nos quais o campo está em paralelo com o indutor e diretamente ligado à fonte de alimentação.
compostos, nos quais o campo é constituído de duas bobinas, uma ligada em série, e a outra, em paralelo com o indutor.
compostos, os quais diferem dos motores em derivação devido a apenas este possuir um elevado conjugado de partida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...