Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Proteção de barramentos de baixa tensão domicilares e industriais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Os disjuntores termomagnéticos são dispositivos utilizados para a proteção das instalações elétricas, sendo amplamente empregados nas instalações elétricas prediais e industriais. Em instalações elétricas de baixa tensão, o dimensionamento adequado dos disjuntores
é baseado na impedância de curto-circuito vista pelo ponto de conexão da instalação elétrica.
deve garantir que a capacidade de condução de corrente dos condutores seja maior que a corrente nominal dos disjuntores.
deve interromper os condutores fase e neutro, no caso de atuação por curto-circuito.
previne acidentes causados por correntes de fuga na instalação, protegendo pessoas contra choques elétricos e evitando ainda o desperdício de energia.
garante que os mesmos desarmem apenas a fase em sobrecarga, no caso de disjuntores bipolares e tripolares.
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Qual dos diagramas abaixo representa um aterramento com configuração TN-S?
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Em meados do século XVIII, Benjamin Franklin descobriu que os relâmpagos são o mesmo que descargas elétricas e, através de experiências, inventou o pára-raios, que é utilizado até hoje na proteção contra descargas atmosféricas de construções. Assinale a alternativa INCORRETA sobre Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
O uso de mastros com captores Franklin em prédios altos visa a proteção localizada de antenas e toda a estrutura existentes na edificação, não havendo a necessidade do restante do prédio ser protegido por uma Gaiola de Faraday.
No nível do solo e dos anéis de cintamento (a cada 20 metros de altura), deverão ser equalizados os aterramentos do neutro da concessionária elétrica, do terra da concessionária de telefonia, outros terras de eletrônicos e de elevadores (inclusive trilhos metálicos), tubulações metálicas de incêndio e gás (inclusive o piso da casa de gás quando houver), tubulações metálicas de água, recalque, etc.
Para um bom dimensionamento da malha de aterramento é imprescindível a execução prévia de um estudo da resistividade de solo.
A função dos anéis de cintamento em um SPDA é equalizar os potenciais das descidas minimizando assim o campo elétrico dentro da edificação.
Os anéis de cintamento recebem descargas laterais e a distribui pelas descidas.
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Elemento de proteção em instalações elétrica de baixa tensão cuja função é proteger a instalação contra sobretensões provocados por descargas atmosféricas ou manobras de circuito.
Disjuntor Termomagnético.
Fusível.
Disjuntor diferencial residual.
Interruptor diferencial residual.
Dispositivo de proteção contra surtos.
IT
TT
TN-C-S
TN-C
TN-S
Projeto de sistemas de aterramento para cargas sensíveis tem sido motivo de crescente preocupação entre os engenheiros eletricistas. Dentre as filosofias de aterramento utilizadas, uma delas prevê o aterramento das carcaças dos equipamentos eletrônicos através do condutor de proteção que se encontra conectado à barra de proteção, no quadro de distribuição de circuitos. Nesse quadro, além dos barramentos de fase e neutro, estão também previstas duas barras de terra, uma para proteção e outra de referência de sinal. As duas barras mencionadas estão conectadas à malha de terra do sistema de força. A descrição apresentada acima refere-se ao sistema de aterramento
independente.
de ponto único.
de força.
de potência.
com malha de terra de referência.
3
4
5
7
9
Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas visam a garantir a segurança das instalações, dos equipamentos e das pessoas contra raios ou descargas atmosféricas. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I Os captores, também chamados de para-raios, têm o objetivo de repelir as descargas atmosféricas, evitando a formação de raios na região.
II As estruturas metálicas ou ferragens das edificações podem ser utilizadas como condutores de interligação entre o sistema de aterramento e o captor.
III Os dispositivos de proteção contra surtos evitam que as descargas atmosféricas causem sobretensões transitórias na rede elétrica.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
II e III
A operação de proteção convencional permite, sempre que possível, o retorno ao estado operacional satisfatório, sem ajuda de um recurso externo. No entanto, para faltas mais severas, a atuação de Esquemas de Proteção de Sistemas (EPS) é necessária. Diante de uma forte perturbação da tensão, o EPS deve atuar
na frequência.
na redução rápida do fluxo de potência.
no ajuste da potência reativa.
nas proteções.
nos elementos sobrecarregados.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...