Questões de Engenharia Elétrica do ano 2012

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A figura acima ilustra os diagramas dos circuitos de comando e de força de um motor de indução trifásico em uma instalação elétrica. Nesses diagramas, o circuito de força do motor está ligado entre fases e o de comando, entre fase e neutro da rede. Além disso, são indicados dispositivos de proteção. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.

O esquema de acionamento do motor é do tipo partida com redução de tensão por autotransformador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o sistema elétrico do motor nos sistemas de bombeamento, deve-se ficar atento para as variações de tensão acima da nominal e o balanceamento das tensões, já que o desequilíbrio de tensões contribui para

  • A.

    redução do conjugado para a carga, aumento dos vazamentos e favorecimento de operação com velocidades elevadas.

  • B.

    ocorrência de desgastes excessivos dos componentes internos das bombas, insuficiência na lubrificação dos mancais de rolamento e prejuízo na adoção de rotinas de limpeza.

  • C.

    solicitação de uma vazão menor, aumento do consumo de energia do ventilador e tensionamento excessivo das correias.

  • D.

    aumento das perdas, gerando correntes com valores excessivos, elevação de temperatura e redução da vida útil do motor.

  • E.

    aumento da rugosidade da parede interna das tubulações, geração de altas temperaturas na captação do ar e ocorrência de vibrações nas caixas dos mancais.

Cabe ao profissional de manutenção elétrica promover reparos em motores elétricos. Para verificar a existência de falha no rotor do motor são utilizados dois tipos métodos conhecidos como:

  • A.

    método de modificação de tensão e teste do desequilíbrio de tensões.

  • B.

    teste das duas fases e teste com indutor eletromagnético.

  • C.

    ensaio de atrito de rolamento e teste da dupla vedação de borracha.

  • D.

    teste das soldas defeituosas nas conexões e método da equalização da quantidade de espiras.

  • E.

    método da recirculação de corrente elétrica e ensaio Split-Phase.

Quanto à relação de transformação, os transformadores podem ser classificados em:

  • A.

    contínuo, elevador e permanente.

  • B.

    primário, secundário e rebaixador.

  • C.

    secundário, isolador e primário.

  • D.

    elevador, rebaixador e isolador.

  • E.

    isolador, contínuo e primário.

  • A.

    núcleo ferrite.

  • B.

    núcleo de ar.

  • C.

    blindado.

  • D.

    com ímã móvel.

  • E.

    variável.

Na rebobinagem de motores elétricos, deve-se

  • A.

    secar o motor quando seu enrolamento for contaminado por excessiva umidade, com temperatura de aquecimento superior a 90 °C, se medida por meio de termômetro, ou de 100 °C quando medida por sensor de temperatura.

  • B.

    substituir o isolamento do motor e o rotor nos casos em que este apenas apresentar redução de sua resistência de isolamento.

  • C.

    dar preferência ao emprego de "sopro" para remoção de impurezas nos enrolamentos ao uso de limpeza por sucção, para que se elimine a possibilidade de danificar as bobinas.

  • D.

    aplicar calor a uma temperatura de cerca de 15 °C acima da temperatura ambiente para prevenir contra a absorção de umidade pelo motor, nos períodos prolongados de utilização, que favorecem a absorção de umidade, reduzindo a resistência de isolamento.

  • E.

    utilizar, para lavagem dos enrolamentos, produtos desengordurantes apropriados que não agridam o pacote de chapas metálicas nem o bobinado. Impurezas muito aderentes podem ser escovadas com suavidade. Após a limpeza, deve-se secar o estator usando estufa com temperatura controlada.

  • A.

    3, 2, 1 e 4.

  • B.

    2, 4, 3 e 1.

  • C.

    1, 2, 4 e 3.

  • D.

    3, 1, 4 e 2.

  • E.

    4, 3, 1 e 2.

Para um motor de indução de 4 polos operando na rede de 60 Hz, tem-se a velocidade de rotação, em rpm, de

  • A.

    1 800.

  • B.

    1 200.

  • C.

    600.

  • D.

    2 200.

  • E.

    4 000.

Sabe-se que a maior parte da energia elétrica utilizada industrialmente é “consumida” por motores elétricos. Dentro desse quadro, as máquinas assíncronas, mais conhecidas por máquinas de indução, constituem a grande maioria das máquinas elétricas rotativas.

Nas máquinas de indução trifásicas verifica-se que

  • A.

    a limitação da corrente da partida, no motor de gaiola, é obtida através de inserção de resistências externas, conectadas em série com o circuito do rotor.

  • B.

    a frequência das correntes induzidas no rotor tem a mesma frequência da rede de alimentação.

  • C.

    o motor alimentado por 220 V, 60 Hz e com velocidade de eixo igual a 1710 rpm tem o valor do escorregamento igual a 0,02.

  • D.

    o campo girante produzido pelas correntes no estator, quando operando como motor, gira com uma velocidade pouco menor que a velocidade síncrona.

  • E.

    o funcionamento da máquina de indução, seja como motor ou como gerador, consome energia reativa, que pode ser fornecida por uma rede à qual ela esteja conectada.

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