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Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A figura acima ilustra os diagramas dos circuitos de comando e de força de um motor de indução trifásico em uma instalação elétrica. Nesses diagramas, o circuito de força do motor está ligado entre fases e o de comando, entre fase e neutro da rede. Além disso, são indicados dispositivos de proteção. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.
O esquema de acionamento do motor é do tipo partida com redução de tensão por autotransformador.
Considerando o sistema elétrico do motor nos sistemas de bombeamento, deve-se ficar atento para as variações de tensão acima da nominal e o balanceamento das tensões, já que o desequilíbrio de tensões contribui para
redução do conjugado para a carga, aumento dos vazamentos e favorecimento de operação com velocidades elevadas.
ocorrência de desgastes excessivos dos componentes internos das bombas, insuficiência na lubrificação dos mancais de rolamento e prejuízo na adoção de rotinas de limpeza.
solicitação de uma vazão menor, aumento do consumo de energia do ventilador e tensionamento excessivo das correias.
aumento das perdas, gerando correntes com valores excessivos, elevação de temperatura e redução da vida útil do motor.
aumento da rugosidade da parede interna das tubulações, geração de altas temperaturas na captação do ar e ocorrência de vibrações nas caixas dos mancais.
Cabe ao profissional de manutenção elétrica promover reparos em motores elétricos. Para verificar a existência de falha no rotor do motor são utilizados dois tipos métodos conhecidos como:
método de modificação de tensão e teste do desequilíbrio de tensões.
teste das duas fases e teste com indutor eletromagnético.
ensaio de atrito de rolamento e teste da dupla vedação de borracha.
teste das soldas defeituosas nas conexões e método da equalização da quantidade de espiras.
método da recirculação de corrente elétrica e ensaio Split-Phase.
Quanto à relação de transformação, os transformadores podem ser classificados em:
contínuo, elevador e permanente.
primário, secundário e rebaixador.
secundário, isolador e primário.
elevador, rebaixador e isolador.
isolador, contínuo e primário.
núcleo ferrite.
núcleo de ar.
blindado.
com ímã móvel.
variável.
Na rebobinagem de motores elétricos, deve-se
secar o motor quando seu enrolamento for contaminado por excessiva umidade, com temperatura de aquecimento superior a 90 °C, se medida por meio de termômetro, ou de 100 °C quando medida por sensor de temperatura.
substituir o isolamento do motor e o rotor nos casos em que este apenas apresentar redução de sua resistência de isolamento.
dar preferência ao emprego de "sopro" para remoção de impurezas nos enrolamentos ao uso de limpeza por sucção, para que se elimine a possibilidade de danificar as bobinas.
aplicar calor a uma temperatura de cerca de 15 °C acima da temperatura ambiente para prevenir contra a absorção de umidade pelo motor, nos períodos prolongados de utilização, que favorecem a absorção de umidade, reduzindo a resistência de isolamento.
utilizar, para lavagem dos enrolamentos, produtos desengordurantes apropriados que não agridam o pacote de chapas metálicas nem o bobinado. Impurezas muito aderentes podem ser escovadas com suavidade. Após a limpeza, deve-se secar o estator usando estufa com temperatura controlada.
3, 2, 1 e 4.
2, 4, 3 e 1.
1, 2, 4 e 3.
3, 1, 4 e 2.
4, 3, 1 e 2.
Para um motor de indução de 4 polos operando na rede de 60 Hz, tem-se a velocidade de rotação, em rpm, de
1 800.
1 200.
600.
2 200.
4 000.
Sabe-se que a maior parte da energia elétrica utilizada industrialmente é consumida por motores elétricos. Dentro desse quadro, as máquinas assíncronas, mais conhecidas por máquinas de indução, constituem a grande maioria das máquinas elétricas rotativas.
Nas máquinas de indução trifásicas verifica-se quea limitação da corrente da partida, no motor de gaiola, é obtida através de inserção de resistências externas, conectadas em série com o circuito do rotor.
a frequência das correntes induzidas no rotor tem a mesma frequência da rede de alimentação.
o motor alimentado por 220 V, 60 Hz e com velocidade de eixo igual a 1710 rpm tem o valor do escorregamento igual a 0,02.
o campo girante produzido pelas correntes no estator, quando operando como motor, gira com uma velocidade pouco menor que a velocidade síncrona.
o funcionamento da máquina de indução, seja como motor ou como gerador, consome energia reativa, que pode ser fornecida por uma rede à qual ela esteja conectada.
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