Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O funcionamento adequado dos dispositivos de proteção do tipo diferencial-residual depende diretamente do esquema de aterramento utilizado na instalação elétrica.
Qual esquema de aterramento impossibilita o funcionamento adequado dos dispositivos de proteção do tipo diferencial-residual?IT
TN-C
TN-C-S
TN-S
TT
Para realizar a proteção contra descargas atmosféricas de um prédio quadrado de lado L, um técnico utilizou o método de Franklin.
Sabendo-se que foram utilizados quatro para-raios, as suas alturas, para que o ângulo de proteção seja igual a 45°, são iguais aO Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica (SPDA) de uma edificação possui apenas um captor e foi projetado baseado no método de Franklin.
Sabendo-se que o raio da base do cone de proteção é de 28 m e que a tangente do ângulo de proteção é 0,7, o valor, em metro, da altura entre a base do cone e a extremidade do captor é20
25
30
35
40
O gerador elétrico de médio ou grande porte deve ter equipamentos de proteção que atuem frente às condições anormais de operação.
A proteção que deve atuar no gerador, diante da perda de sua energia primária, é a proteção contrasubexcitação
sobrevelocidade
potência reversa
subtensões
sobretensões
De acordo com a NBR 5419, o SPDA externo não isolado do volume a proteger é aquele no qual os
captores ficam externos e acima do volume a proteger, sem contato com a estrutura.
subsistemas de captores e de descida são instalados de modo que o trajeto da corrente de descarga atmosférica possa estar em contato com o volume a proteger.
subsistemas de captores e de descida são instalados passando no interior do isolador roldana, esse fixado à estrutura por haste isolada, de modo que a corrente de descarga atmosférica fique em contato com o isolador e não com a estrutura, garantindo o volume a proteger.
subsistemas de captores e os condutores de descida são instalados suficientemente afastados do volume a proteger, de modo a reduzir a probabilidade de centelhamento perigoso.
subsistemas de captores e de descida inexistem.
A função dos dispositivos de proteção, por exemplo, relés, é ordenar a imediata remoção de qualquer elemento de um sistema de potência quando ele sofrer um curto-circuito, ou quando operar em uma condição anormal comprometendo a operação efetiva do sistema elétrico. Modernamente, esses dispositivos são conhecidos por IED (dispositivos eletrônicos inteligentes), possuem multifuncionalidade e operam de acordo com a norma IEC 61850.
De acordo com o exposto, verifica-se queos IED apresentam em seu hardware apenas as funções de monitoramento.
os IED não participam da proteção do sistema elétrico.
a interoperabilidade não é garantida de acordo com a norma IEC 61850 para IED de diferentes fabricantes.
a universalização dos protocolos de comunicação de IED, através da norma IEC 61850, traz uma sensível redução na quantidade de cabos e de pontos de entrada e saída dos equipamentos digitais, aliviando sua manutenção.
não existe um microprocessador incorporado na eletrônica dos IED.
A ABNT, na NBR P-NB-158, considera como especialmente perigosas áreas em que existam ou em que é provável que existam produtos de petróleo inflamáveis, com ponto de fulgor inferior a 21º C e manuseio, processamento ou armazenamento de produtos de petróleo inflamáveis, com ponto de fulgor inferior a 93º C, em locais onde a temperatura ambiente seja superior a seu ponto de fulgor.
Assim, transformadores e capacitores deverão ser instalados em cabinas previamente aprovadas para esse fim, com determinadas características, obedecendo às normas brasileiras a esse respeito. Logo,nessas cabinas, não deverão existir portas ou aberturas para áreas perigosas, porém deve existir ampla ventilação interna com a finalidade de remover continuamente eventuais gases e vapores.
nessas cabinas, deverão existir portas ou aberturas, mesmo que para áreas perigosas, com o objetivo de providenciar ampla ventilação, a fim de remover continuamente eventuais gases e vapores para fora do ambiente.
nessas cabinas, deverão existir portas ou aberturas, mesmo que para áreas perigosas, e hidrantes adequados para debelar focos de incêndio que possam ocorrer.
as tomadas de ventilação dessas cabinas deverão alcançar as áreas perigosas, que possuem ambientes com contaminação, para melhor remover gases e ou vapores.
os dutos e as passagens de ventilação deverão ter dimensões convenientes, interligando as cabinas com essas áreas perigosas, para que, no caso de haver ignição de mistura inflamável, possam proporcionar um alívio de pressão.
Para a proteção de uma instalação predial contra surtos decorrentes de descargas atmosféricas utiliza-se o dispositivo
IDR.
DPS.
NEOZED.
DIAZED.
NH.
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação aos critérios de dimensionamento de subestações para sistemas de transmissão, julgue os itens subsequentes, considerando a rede básica do SIN.
O sistema de proteção contra descargas atmosféricas de uma subestação em extra-alta tensão deve ser dimensionado para suportar um risco de falha menor ou igual a uma descarga por ano.
Realiza teste de isolação em sistemas elétricos:
década capacitiva.
wattímetro.
decibelímetro.
amperímetro.
megômetro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...