Questões de Engenharia Elétrica do ano 2013

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Acerca de noções de máquinas elétricas em corrente alternadas, julgue os itens que se seguem.

Em qualquer gerador síncrono, a velocidade mecânica é influenciada pelo número de polos do gerador. O rotor de um gerador com quatro polos precisará girar duas vezes mais rápido que o rotor de um gerador de dois polos a fim de que ambos gerem a mesma frequência elétrica síncrona.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um motor trifásico de 12 terminais tem a numeração aplicada às bobinas como segue:

Fase R: bobinas (1 − 4) e (7 − 10).

Fase S: bobinas (2 − 5) e (8 − 11).

Fase T: bobinas (3 − 6) e (9 − 12).

Sendo a tensão nominal das bobinas igual a 220 V e estando o motor configurado para operar em estrela com duas bobinas em série por fase, a tensão de linha de alimentação deve ser, em V, igual a

  • A.

    880.

  • B.

    380.

  • C.

    440.

  • D.

    760.

  • E.

    127.

No ensaio do transformador em curto-circuito, a partir da tensão nominal do primário e da tensão no primário necessária para fazer circular a corrente nominal secundária, estando o secundário em curto-circuito, determina-se o parâmetro

  • A.

    fator de potência.

  • B.

    impedância do circuito magnético.

  • C.

    reatância do circuito magnético.

  • D.

    impedância percentual.

  • E.

    potência ativa em vazio.

  • A.

    864.

  • B.

    2376.

  • C.

    6912.

  • D.

    3456.

  • E.

    1728.

Considere a descrição do símbolo do transformador dada abaixo. Primário:

− três fios nas cores: preta (extremidade inferior), amarela (derivação central) e vermelha (extremidade superior).

− tensões nominais: 110 e 220 V.

Secundário:

− três fios nas cores: laranja (extremidades inferior e superior) e violeta (derivação central).

− tensões nominais: 12 + 12 V.

− corrente nominal: 5 A.

Aplicando 127 V nos fios preto e amarelo do primário e ligando uma resistência de 100 Ω nos fios laranjas do secundário, o valor aproximado da corrente na derivação central do primário é, em mA, igual a

  • A.

    5.

  • B.

    400.

  • C.

    60.

  • D.

    150.

  • E.

    30.

Um motor trifásico opera com corrente nominal de 500 A. Para proteger o motor, devem-se instalar três TCs e três relés térmicos de sobrecarga, cuja faixa de ajuste da corrente de disparo seja compatível com o TC e o motor. Para isso, as especificações do TC e do relé térmico utilizados devem ser:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Em um setor de uma fábrica existem vários equipamentos que, em conjunto, possuem 12 kVA de potência e fator de potência de 0,866 indutivo. Esse setor, além das cargas mencionadas, possui também um motor síncrono que opera na potência de 8 kW. A potência aparente que o motor deve operar para elevar o fator de potência desse setor da fábrica a 1 deverá ser , em kVA, de

  • A.

    6

  • B.

    8

  • C.

    10

  • D.

    12

  • E.

    14

Um transformador trifásico separa dois setores de um sistema elétrico. O seu lado primário está conectado ao setor com 180 kV de tensão de linha, enquanto que o secundário está conectado ao setor com 30 kV de tensão de linha.

Sabendo que a tensão de base adotada no setor ligado ao primário é de 60 kV, assinale a alternativa que indica a tensão de base e a tensão em p.u no setor conectado ao secundário do transformador.

  • A.

    60 kV e 1 p.u.

  • B.

    60 kV e 3 p.u.

  • C.

    20 kV e 3 p.u.

  • D.

    10 kV e 1 p.u.

  • E.

    10 kV e 3 p.u.

Com relação aos motores de indução, analise as afirmativas a seguir.

I. A velocidade do rotor não pode ser igual à velocidade síncrona.

II. O campo girante de um motor trifásico está condicionado à simetria das tensões de fase que o alimentam.

III. A diferença de velocidade de rotação do rotor e do campo girante é devido ao atrito dos rolamentos.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

As características dos motores de corrente contínua – CC são muito afetadas pelo tipo de excitação. O motor CC que atinge velocidade extremamente elevada quando sem carga mecânica, é o do tipo com excitação

  • A.

    composta

  • B.

    isolada.

  • C.

    série.

  • D.

    paralela.

  • E.

    independente.

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