Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de transformadores, motores de indução e motores de corrente contínua, julgue os itens de 95 a 97.
Se determinado motor de corrente contínua tem a característica de conjugado versus rotação no eixo conforme ilustrado no gráfico abaixo, é correto afirmar que se trata de um motor do tipo excitação shunt em derivação.
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A respeito de transformadores, motores de indução e motores de corrente contínua, julgue os itens de 95 a 97.
Considere um motor de indução trifásico com bobinas do estator conectadas em estrela. Caso apenas uma das bobinas do estator não tenha sido alimentada (esteja aberta) e o motor tenha sido ligado, a velocidade do motor não alcançará o valor nominal.
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Um motor de indução trifásico do tipo gaiola de esquilo deve ser ligado remotamente por meio dos circuitos ilustrados nos diagramas de força e de comando acima. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.
É possível controlar a velocidade do motor interferindo nas correntes do rotor. No entanto, para que esse procedimento seja factível, é necessário inserir reostatos nos enrolamentos do rotor e ajustar a velocidade conforme a corrente de interesse.
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Um motor de indução trifásico do tipo gaiola de esquilo deve ser ligado remotamente por meio dos circuitos ilustrados nos diagramas de força e de comando acima. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.
Caso o motor seja submetido à sobrecarga no seu eixo e a proteção atue para eliminar essa sobrecarga, somente o dispositivo FT1 deverá comandar o desligamento do motor.
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Um motor de indução trifásico do tipo gaiola de esquilo deve ser ligado remotamente por meio dos circuitos ilustrados nos diagramas de força e de comando acima. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.
O componente H1 no diagrama de comando é uma lâmpada de sinalização; quando esta lâmpada está acesa é sinal de que o contactor está energizado.
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Um motor de indução trifásico do tipo gaiola de esquilo deve ser ligado remotamente por meio dos circuitos ilustrados nos diagramas de força e de comando acima. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.
Há indicação no diagrama de força que o motor é acionado remotamente a partir de três pontos localizados em diferentes lugares.
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Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um sistema elétrico de potência, julgue os próximos itens.
No caso de ocorrer uma falta assimétrica próxima a um gerador síncrono, para que seja determinada a corrente de falta, o gerador poderá ser modelado, por componentes simétricas, como uma fonte de tensão de sequência direta, gerando o valor nominal de tensão para a componente de sequência direta, e como uma fonte de tensão de sequência inversa, gerando valor nominal de tensão para a componente de sequência inversa, acrescendo-se as respectivas impedâncias.
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Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um sistema elétrico de potência, julgue os próximos itens.
O gerador síncrono pode controlar a quantidade de energia reativa indutiva fornecida ao sistema elétrico, por meio da modificação de sua corrente de campo, localizada no rotor da máquina. Já o fornecimento de energia reativa capacitiva somente é possível quando a máquina síncrona opera como motor.
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Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um sistema elétrico de potência, julgue os próximos itens.
O circuito equivalente de um motor de indução trifásico possui elementos não lineares que variam em função do escorregamento do motor, em especial, o tiristor utilizado na modelagem das perdas magnéticas no núcleo de ferro.
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Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.
Transformadores têm, tipicamente, rendimento maior que motores elétricos de indução pelo fato de não possuírem entreferro, o que faz que a corrente de excitação seja menor, provocando menor perda por efeito Joule nos enrolamentos. Os motores de indução, por possuírem entreferro entre o estator e o rotor, necessitam de maiores correntes de excitação para magnetizar o ar no entreferro.
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