Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os itens subsecutivos, acerca de para-raios e centelhadores. Em para-raios com gap e resistor não linear, um conjunto de subgaps realiza o fracionamento do arco, de modo a controlar o processo de formação da descarga e sua extinção.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere a motores de corrente contínua (CC), julgue os seguintes itens. Os enrolamentos de interpolo, que aumentam consideravelmente o efeito do deslocamento da linha neutra, estão localizados no rotor, entre os polos e o comutador.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere a motores de corrente contínua (CC), julgue os seguintes itens. A velocidade de um motor CC paralelo, também conhecido como shunt, será alterada caso se utilize um reostato em série com o shunt. Um aumento da resistência do reostato permite incrementar a velocidade do motor.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere a motores de corrente contínua (CC), julgue os seguintes itens. O comutador garante que a atração entre os campos do estator e do rotor seja contínua, de modo a inverter o sentido de rotação da corrente nas bobinas da armadura.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que diz respeito à energia gerada, os geradores elétricos podem ser divididos em dois grupos: corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA). A respeito desses geradores e das formas de construção, julgue os próximos itens. Um gerador CC do tipo compound não utiliza os terminais do enrolamento série, os quais são deixados em aberto.
Engenharia Elétrica - Circuito em Corrente Contínua e em corrente alternada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que diz respeito à energia gerada, os geradores elétricos podem ser divididos em dois grupos: corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA). A respeito desses geradores e das formas de construção, julgue os próximos itens. Nos geradores CA, o comutador é responsável pela alternância da corrente gerada.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que diz respeito à energia gerada, os geradores elétricos podem ser divididos em dois grupos: corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA). A respeito desses geradores e das formas de construção, julgue os próximos itens. Para que vários geradores CA operem conjuntamente, é necessário que sejam sincronizados por meio do ajuste do nível de tensão e da sequência de fase, bem como da correção da defasagem e da variação de frequência.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que diz respeito à energia gerada, os geradores elétricos podem ser divididos em dois grupos: corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA). A respeito desses geradores e das formas de construção, julgue os próximos itens. Nos geradores CC autoexcitados, não há fonte externa para gerar o campo no estator. A autoexcitação inicial é gerada pelo magnetismo residual no estator.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os itens de 98 a 101, relativos a motores trifásicos. Ao se instalar um inversor de frequência, um motor trifásico pode operar em diferentes velocidades; um motor dahlander pode operar em duas velocidades ao utilizar somente um enrolamento.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os itens de 98 a 101, relativos a motores trifásicos. O escorregamento de um motor, denominado velocidade síncrona, depende da razão entre a velocidade do rotor e a velocidade do campo gerado no enrolamento trifásico.
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