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As figuras I, II e III representam três configurações do motor CC.
Caracterizam corretamente os motores:
Um motor trifásico deve ser dimensionado para ser instalado na parte externa de uma oficina, em local parcialmente descoberto e sujeito a muita poeira. O grau de proteção mais adequado para este motor é
Quando o motor síncrono encontra-se sobreexcitado
Um motor trifásico de indução precisa ser dimensionado para produzir um torque de 4 kgf.m em 1720 RPM. A potência necessária, em CV, é de, aproximadamente,
Um autotransformador de 220 V / 40 V alimenta uma carga com corrente de 8 A e fator de potência unitário. A corrente que circula pelo segmento do enrolamento comum ao primário e secundário vale, aproximadamente,
O circuito abaixo é comumente usado para acionamento de relé por meio de um sinal de entrada Ve com baixa capacidade de corrente.
Sabe-se que o relé, na sua desenergização, produz uma força contraeletromotriz que pode atingir níveis elevados, danificando o transistor. Para evitar esse problema, deve-se conectar um
Um wattímetro, devidamente calibrado, foi instalado para monitorar a potência entregue a um motor trifásico industrial operando a plena carga. A potência medida foi de 1,1 kW. Sendo a potência nominal 1 cv, as perdas totais, em watt, registradas para o motor em análise valem, aproximadamente,
No circuito abaixo, inicialmente, com a chave no ponto A, o capacitor C encontra-se conectado na fonte de 200 V. No instante t = 0 a chave passa para a posição B e o capacitor começa a se descarregar via resistor de 10 kΩ.
Transcorridos 4,7s, a carga do capacitor em milicoulomb é, aproximadamente,
Considere o circuito elétrico abaixo.
O valor da tensão elétrica, em volts, presente no ramo AB do circuito é,
Na condição inicial, onde a chave do circuito encontra-se ligada no ponto A a potência dissipada no resistência R3 é 0,6 kW.
Ao mudar a chave para a posição B a potência, em watt, dissipada na resistência R3, passa a ser igual a
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