Questões de Engenharia Elétrica do ano 2015

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As figuras I, II e III representam três configurações do motor CC.

Caracterizam corretamente os motores:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Um motor trifásico deve ser dimensionado para ser instalado na parte externa de uma oficina, em local parcialmente descoberto e sujeito a muita poeira. O grau de proteção mais adequado para este motor é

  • A. IP 50.
  • B. IP 16.
  • C. IP 53.
  • D. IP 31.
  • E. IP 22.

Quando o motor síncrono encontra-se sobreexcitado

  • A. opera com potência elétrica acima do seu valor nominal.
  • B. a corrente de fase do estator ultrapassa o limite estabelecido pelo fabricante.
  • C. o seu fator de potência é capacitivo.
  • D. a rotação do eixo é maior que o seu valo nominal.
  • E. o seu fator de potência indutivo é muito elevado.

Um motor trifásico de indução precisa ser dimensionado para produzir um torque de 4 kgf.m em 1720 RPM. A potência necessária, em CV, é de, aproximadamente,

  • A. 8.
  • B. 4.
  • C. 2.
  • D. 10.
  • E. 1/3.

Um autotransformador de 220 V / 40 V alimenta uma carga com corrente de 8 A e fator de potência unitário. A corrente que circula pelo segmento do enrolamento comum ao primário e secundário vale, aproximadamente,

  • A. 6,5 A.
  • B. 1,5 A.
  • C. 9,5 A.
  • D. 8 A.
  • E. 4 A.

O circuito abaixo é comumente usado para acionamento de relé por meio de um sinal de entrada Ve com baixa capacidade de corrente.

Sabe-se que o relé, na sua desenergização, produz uma força contraeletromotriz que pode atingir níveis elevados, danificando o transistor. Para evitar esse problema, deve-se conectar um

  • A. capacitor cerâmico entre os pontos 1 e 2.
  • B. varistor entre os pontos 6 e 7.
  • C. capacitor de tântalo diretamente polarizado entre os pontos 2 e 4.
  • D. diodo reversamente polarizado entre os pontos 4 e 5.
  • E. diodo diretamente polarizado entre os pontos 3 e 4.

Um wattímetro, devidamente calibrado, foi instalado para monitorar a potência entregue a um motor trifásico industrial operando a plena carga. A potência medida foi de 1,1 kW. Sendo a potência nominal 1 cv, as perdas totais, em watt, registradas para o motor em análise valem, aproximadamente,

  • A. 364.
  • B. 125.
  • C. 470.
  • D. 227.
  • E. 150.

No circuito abaixo, inicialmente, com a chave no ponto A, o capacitor C encontra-se conectado na fonte de 200 V. No instante t = 0 a chave passa para a posição B e o capacitor começa a se descarregar via resistor de 10 kΩ.

Transcorridos 4,7s, a carga do capacitor em milicoulomb é, aproximadamente,

  • A. 10.
  • B. 35.
  • C. 74.
  • D. 125.
  • E. 97.

Considere o circuito elétrico abaixo.

O valor da tensão elétrica, em volts, presente no ramo AB do circuito é,

  • A. 6.
  • B. 12.
  • C. 30.
  • D. 18.
  • E. 24.

Na condição inicial, onde a chave do circuito encontra-se ligada no ponto A a potência dissipada no resistência R3 é 0,6 kW.

Ao mudar a chave para a posição B a potência, em watt, dissipada na resistência R3, passa a ser igual a

  • A. 300.
  • B. 100.
  • C. 50.
  • D. 450.
  • E. 150.
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