Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta quanto aos níveis d'água do reservatório, tomados como referência para a operação de uma usina hidrelétrica.
O nível máximo operativo corresponde ao nível d'água dimensionado para a situação de ocorrência da cheia de projeto.
O nível máximo operativo corresponde ao nível d'água dimensionado para a situação da ocorrência da vazão média de longo termo.
A variação entre o nível mínimo operativo e o nível máximo operativo define o volume útil do reservatório.
O nível mínimo operativo é sempre estabelecido abaixo da cota inferior da tomada d' água para o conduto de adução.
O nível máximo operativo fica sempre acima da cota de coroamento da barragem, porém abaixo do nível máximo definido pelo topo das comportas do vertedor.
Julgue os itens a seguir, acerca das características gerais dos motores elétricos supridos em corrente alternada.
Ao contrário do motor de indução em gaiola, o motor de indução com rotor em anéis, quando operando em vazio, desenvolve velocidade superior à síncrona.
Z= 20 45
Z=10 + j10
Z=10 - j20
Z=10 + j20
Z=20 2 ? -45 0
Com relação aos parâmetros físicos do reservatório que influem na operação de uma usina hidrelétrica, assinale a opção correta.
A relação cota-área dos reservatórios normalmente é definida por uma reta (linear).
A relação entre cota no canal de fuga e vazão defluente da usina independe da vazão vertida, em todos os casos de usinas com turbina Kaplan.
A altura de queda bruta de uma usina tem dependência maior do nível d'água no canal de fuga do que do nível d'água no reservatório.
A altura de queda líquida de uma usina só depende dos níveis d'água no reservatório e no canal de fuga.
A relação cota-volume do reservatório é normalmente estabelecida como uma função polinomial entre cota e volume.
O fator de potência de uma instalação elétrica é definido como a relação entre a componente de potência ativa e o valor da potência aparente suprida. Em relação a esse parâmetro para caracterização da carga em corrente alternada, julgue os itens a seguir.
Motores superdimensionados para as máquinas motrizes a eles acopladas causam baixo fator de potência, considerando que um valor elevado seja superior a 0,98.
Uma fonte trifásica simétrica alimenta uma carga trifásica equilibrada disposta nas configurações estrela e delta con forme esquema acima. Para que as potências solicitadas pela carga nas duas configurações sejam iguais, a ddp da configuração estrela, em volts, deve ser de:
86,6
100
150
259,8
450
Na operação de uma usina hidrelétrica, o controle da vazão defluente total é importante porque permite
garantir a vazão mínima na calha fluvial a jusante, especialmente nas ocasiões de estiagem, e limitar as vazões máximas na calha fluvial a jusante nas situações de cheia.
que o turbinamento ocorra próximo do ponto de máxima eficiência, seja nas ocasiões de cheias como nas estiagens.
que seja mantida a meta de velocidade média do fluxo a jusante da usina.
que a produção da usina seja a máxima possível.
garantir o controle da deposição de sedimentos na calha fluvial a jusante da usina.
O fator de potência de uma instalação elétrica é definido como a relação entre a componente de potência ativa e o valor da potência aparente suprida. Em relação a esse parâmetro para caracterização da carga em corrente alternada, julgue os itens a seguir.
O fator de potência de uma instalação elétrica pode ser eficientemente melhorado por meio da adequada inserção e dimensionamento de resistores em paralelo com a carga.
As componentes de seqüência negativa de um sistema trifásico desequilibrado constituem-se de três fasores iguais em módulo e:
120° defasados entre si, com a mesma seqüência de fase dos fasores originais.
120° defasados entre si, com uma seqüência de fase inversa à dos fasores originais.
com defasagem nula entre si.
com mesma defasagem e mesma seqüência de fase dos fasores originais.
com mesma defasagem e a mesma seqüência dos fasores originais.
Os volumes vazios (também denominados volumes de espera) que são mantidos em um grande número de reservatórios das usinas do sistema hidrelétrico brasileiro durante os meses das estações chuvosas têm a função de
regular a produção da energia para ajustar à demanda.
receber e armazenar temporariamente as cheias excepcionais (período de retorno igual ou maior a 1.000 anos).
promover o equilíbrio ambiental, em termos de flora e fauna no entorno do lago formado pelo reservatório.
permitir a pesca e o turismo durante as estações chuvosas, por meio da ampliação do perímetro molhado do lago e melhoria das condições de acesso ao lago.
receber e armazenar temporariamente as cheias ordinárias, minimizando a freqüência e a magnitude das inundações no vale a jusante da usina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...