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Os condutores de uma linha de transmissão trifásica não-transposta estão dispostos conforme o arranjo abaixo, onde d é a distância em metros.
Com relação às indutâncias desta linha, pode-se afirmar:
Um sistema de alimentação CC a dois condutores é convertido para um sistema trifásico CA a 3 condutores, acrescentando-se um terceiro condutor igual aos já existentes. Considere que o valor eficaz da tensão entre os condutores do sistema trifásico é igual ao valor da tensão entre condutores no circuito CC conforme a figura abaixo.
Considere, também que a percentagem de perdas é a mesma nos dois circuitos e que as resistências dos condutores são as mesmas em CC e CA. Deste modo, o acréscimo percentual da carga balanceada que pode ser alimentada com fator de potência unitário é de:
A eliminação de nós por transformação estrela-triângulo é um procedimento que permite, em muitas situações, simplificar a solução de um problema. Neste sentido, para que os circuitos da figura abaixo representem uma mesma carga trifásica, deve-se ter:
O valor sustentado da corrente de curto-circuito no alimentador de uma indústria de é 6000 ARMS. Este alimentador é protegido por um relé de sobrecorrente cujas características tempo x corrente são dadas abaixo, através de um transformador de corrente de relação 1000/5 A.
Se o relé está ajustado no tape de 5 A e o Dispositivo de Temporização Dt = 6, o tempo de atuação do relé será da ordem de:
Uma fonte de tensão senoidal alimenta o circuito RLC abaixo.
A corrente i(t) que percorre o circuito é igual a :
Um circuito magnético é formado por um núcleo toroidal cujo caminho médio tem comprimento de 600 mm, área da seção reta de 1000 mm2 e uma bobina de N espiras. O material do núcleo é o aço fundido (AF) cuja característica BxH é mostrada abaixo:
O número de espiras N necessário para produzir uma densidade de fluxo de 1,15 Wb/m2 no núcleo quando uma corrente de 1,5 A é aplicada nos terminais da bobina é igual a:
Um transformador de distribuição de 50 kVA, 2400V/240V, 60 Hz, consome 480 W com fator de potência 0,4 atrasado quando tensão nominal é aplicada no enrolamento de alta tensão, estando o enrolamento de baixa em circuito aberto. Se forem aplicados 240 Volts no enrolamento de baixa tensão, com o lado de alta em vazio, a corrente no enrolamento de baixa tensão será:
Em um sistema trifásico 60 Hz, um alimentador de impedância ZAL = 0,2+ j1,0 Ω/fase conecta o secundário de um transformador trifásico 500 kVA, 138kV/13,8kV(L-L) ligado em Y ∆ a uma carga de impedância Zc.
A impedância do alimentador, quando referida ao lado onde está o gerador, é de:
A potência absorvida por um transformador monofásico de impedância 0,02 + j 0,07 pu quando submetido ao ensaio de circuito aberto é de 0,01 pu. Sabendo-se que as bases para todas as grandezas pu são os valores nominais do transformador, podemos afirmar que o rendimento deste transformador, quando suprindo carga nominal com tensão nominal e fator de potência 0,87 atrasado, é de aproximadamente:
Com relação aos esquemas elétricos operacionais utilizados em subestações de alta tensão, assinalar a alternativa inteiramente correta:
o esquema "barra simples", isto é, quando todos os circuitos estão associados a um mesmo barramento na subestação, permite, em certas condições de carga, a manutenção periódica do barramento sem perda da continuidade de suprimento;
o esquema "anel simples" permite a manutenção de um dos disjuntores por vez sem a perda da continuidade de serviço, porém exige uma cuidadosa distribuição no anel dos pontos de ligação de cargas e fontes, de modo a se evitar desligamentos intempestivos estando o anel secionado;
o esquema "barra principal e barra de transferência" possibilita que o barramento principal, ou de operação, seja desligado para manutenção, desde que todos os circuitos sejam transferidos para o barramento de transferência através de suas respectivas chaves de "by pass";
qualquer que seja o esquema elétrico utilizado, a substituição do disjuntor de proteção de um determinado circuito, por outro que assumirá sua função, só poderá ser efetivada após o desligamento da carga.
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