Lista completa de Questões sobre Máquinas Elétricas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um prédio administrativo de 8 pavimentos possui dois reservatórios de água controlados por boias eletromecânicas, conforme ilustrado pelos diagramas do sistema de controle e de força mostrados na figura acima. Para acionamento regular da bomba, as boias devem fornecer estado adequado em função das necessidades de água.
Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.
Caso o motor M seja uma bomba instalada no subsolo da edificação, constantemente inspecionada por pessoa capacitada, pode-se dispensar o condutor terra do circuito do motor, como medida de aterramento de proteção.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um prédio administrativo de 8 pavimentos possui dois reservatórios de água controlados por boias eletromecânicas, conforme ilustrado pelos diagramas do sistema de controle e de força mostrados na figura acima. Para acionamento regular da bomba, as boias devem fornecer estado adequado em função das necessidades de água.
Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.
A condição para que o motor M seja acionado na posição automática é o reservatório superior estar vazio e o reservatório inferior estar cheio.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um prédio administrativo de 8 pavimentos possui dois reservatórios de água controlados por boias eletromecânicas, conforme ilustrado pelos diagramas do sistema de controle e de força mostrados na figura acima. Para acionamento regular da bomba, as boias devem fornecer estado adequado em função das necessidades de água.
Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.
Em situação de sobrecorrente, o relé de sobrecarga (RSC) pode desligar as fases do motor antes da atuação do contator C.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um prédio administrativo de 8 pavimentos possui dois reservatórios de água controlados por boias eletromecânicas, conforme ilustrado pelos diagramas do sistema de controle e de força mostrados na figura acima. Para acionamento regular da bomba, as boias devem fornecer estado adequado em função das necessidades de água.
Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.
O motor M é protegido por fusíveis contra curto-circuito.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos a transformadores e motores elétricos.
Em um motor trifásico síncrono, o campo magnético do estator e o campo estático do rotor giram de forma independente.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca do funcionamento de motores elétricos de indução trifásicos, julgue o item seguinte.
Considere que um motor tenha três bobinas, cada uma com tensão nominal de 220 V, e que os terminais dessas bobinas sejam acessíveis, de tal modo que o motor possa ser ligado em estrela (Y) ou triângulo . Nessa situação, no caso de se aplicar a esse motor uma tensão fase-neutro de 220 V, as bobinas deverão ser conectadas em Y; caso a tensão faseneutro seja de 380 V, os enrolamentos deverão ser ligados em
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um consultor contratado para propor medidas de conservação de energia para determinada empresa recomendou, entre outras, as seguintes providências: a troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes; a instalação de inversores de frequência nos motores de indução de grande porte que são acionados com partida direta; a correção do fator de potência dos motores, utilizando banco de capacitores.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O principal benefício da correção do fator de potência é a melhora da eficiência dos motores de indução, uma vez que eles passarão a funcionar com fator de potência próximo de um.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um consultor contratado para propor medidas de conservação de energia para determinada empresa recomendou, entre outras, as seguintes providências: a troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes; a instalação de inversores de frequência nos motores de indução de grande porte que são acionados com partida direta; a correção do fator de potência dos motores, utilizando banco de capacitores.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Um dos benefícios da instalação de inversores de frequência em motores de indução é a redução da corrente de partida, em comparação com aquela da partida direta, e, consequentemente, a redução das perdas por efeito Joule nos condutores que alimentam os motores.
O projetista industrial deve estar atento aos motores a serem especificados, pois uma especificação incorreta pode trazer prejuízos consideráveis: desde um simples aumento do investimento até danos pessoais de grande monta.
Sobre os motores, considere:
I. Os motores são identificados com as letras IP seguidas de dois algarismos que variam de 0 a 6. O primeiro algarismo diz respeito à proteção quanto à penetração de corpos sólidos (0 significa sem proteção e 6 proteção contra penetração de poeira) e o segundo algarismo diz respeito à proteção contra a penetração de água (0 significa sem proteção e 6 imersão temporária). Por exemplo, um motor identificado com o código IP-24 tem proteção contra a entrada de corpos estranhos com dimensão acima 12 mm e respingos dágua em todas as direções.
II. Os motores são projetados para trabalharem regularmente com carga constante por tempo indeterminado, desenvolvendo sua potência nominal, o que é denominado de regime contínuo (S1). Além desse regime, os motores podem ser fabricados para trabalhar em regime de curta duração (S2), quando em determinadas situações trabalham com sobrecarga por um curto espaço de tempo, e também no chamado regime intermitente (S3), caso em que são ligados a intervalos de tempo regulares.
III. Os motores monofásicos de 220 V são fabricados para regiões onde o sistema de tensão é 380/220 V, mas podem ser ligados em sistemas 220/127 V, porém não mais entre fase e neutro e sim entre duas fases.
IV. Os motores trifásicos, tipo rotor em gaiola, quando ligados em 380 V, usam como auxiliar de partida a chave estrela-triângulo.
É correto o que consta APENAS em
I e IV.
II e III.
I e II.
I e III.
II e IV.
Geralmente utilizam-se painéis de distribuição distintos para cargas de iluminação e para cargas de motores devido
a fatores de potência diferentes.
a níveis de curto-circuito diferentes.
a sistemas de interrupção distintos.
à alta queda de tensão produzida pelas cargas de motores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...