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Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de máquinas elétricas, como motores e geradores síncronos e de indução, julgue os itens a seguir.
Quando um gerador síncrono opera conectado a um barramento infinito, a modificação no valor de sua corrente de excitação permite controlar a quantidade de reativos entregue à rede.
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Acerca de máquinas elétricas, como motores e geradores síncronos e de indução, julgue os itens a seguir.
A informação de que determinado motor opera com escorregamento de 5% refere-se a uma característica que é típica de um máquina de indução.
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A respeito do acionamento elétrico e da proteção de motores, julgue os itens seguintes.
Uma das funções de um relé de falta de fase é enviar um sinal para desligar um motor trifásico, ou não deixá-lo partir, caso alguma das fases da alimentação não esteja disponível.
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A respeito do acionamento elétrico e da proteção de motores, julgue os itens seguintes.
O termo inversor de frequência corresponde à tradução do termo inglês relacionada ao equipamento soft starter, o qual é utilizado para controlar a velocidade do motor de indução, tanto durante a partida quanto em regime permanente, sem afetar o valor do conjugado de partida.
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A respeito do acionamento elétrico e da proteção de motores, julgue os itens seguintes.
Uma chave compensadora, a qual aplica 80% da tensão nominal durante a partida de um motor de indução, apresenta a vantagem de não reduzir o conjugado de partida do motor.
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Em relação ao controle de velocidade de motores elétricos, assinale a opção correta.
Nos casos de motores de corrente contínua, o controle de velocidade é feito por meio do ajuste da frequência da corrente de campo.
Os motores síncronos trifásicos não podem ser usados em cargas que necessitem de variação de velocidade, pelo fato de serem motores de velocidade constante.
Os motores assíncronos trifásicos, ou de indução, operam em uma ampla faixa de velocidade, mas têm, em relação aos outros tipos de motores, a desvantagem da ausência de torque na partida.
O princípio de funcionamento dos motores síncronos e assíncronos está diretamente relacionado ao campo magnético girante produzido pelas correntes do estator na frequência da rede.
A velocidade de rotação dos motores CC em série depende unicamente da dimensão da carga mecânica, sendo independente da variação da tensão de entrada.
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A respeito do acionamento elétrico e da proteção de motores, julgue os itens seguintes.
Se determinado motor for conectado à alimentação elétrica por meio de um circuito elétrico contendo relé térmico, contatora e fusível, todos em série, a contatora será a responsável por detectar sobrecorrente e interromper o circuito.
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Um motor de indução trifásico de 20 cv, 380 V, 4 polos, 60 Hz, opera a plena carga em regime permanente com escorregamento de 4%. Considerando-se que as perdas mecânicas sejam de 880 W e assumindo-se que 1 cv = 736 W, é correto afirmar que o valor da potência transferida no entreferro está entre
10 kW e 14 kW.
14 kW e 15 kW.
15kW e 16 kW.
16 kW e 17 kW.
17 kW e 20 kW.
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A respeito de transformadores de força, julgue os itens seguintes.
No ensaio de curto-circuito convencional de um transformador monofásico, as perdas ativas medidas com um wattímetro utilizado no ensaio correspondem, predominantemente, à potência ativa dissipada no núcleo do material ferromagnético do equipamento.
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A figura acima ilustra a relação conjugado × velocidade de um motor de indução com rotor bobinado, cuja característica pode variar mediante a inserção de uma resistência externa ao circuito do rotor. Nessa figura, apresentam-se quatro curvas associadas a diferentes valores de resistências, identificados por , , e 2 R ' 2 R '' 2 R . Nessa situação, é correto afirmar que as resistências estão ''' 2 R relacionadas da forma
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