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Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A figura acima mostra os circuitos de força e de comando para o acionamento de um motor de indução trifásico. Para o acionamento, é utilizado um esquema elétrico que consiste na inserção automática de autotransformador indicado por m 2 , conforme controle efetuado via circuito de controle. A respeito dessas informações e do funcionamento dos elementos dos circuitos, julgue os itens subseqüentes
O botão b1 serve para dar a partida no motor e o botão b0 é usado para desligá-lo.
Um motor síncrono trifásico
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A figura acima mostra os circuitos de força e de comando para o acionamento de um motor de indução trifásico. Para o acionamento, é utilizado um esquema elétrico que consiste na inserção automática de autotransformador indicado por m 2 , conforme controle efetuado via circuito de controle. A respeito dessas informações e do funcionamento dos elementos dos circuitos, julgue os itens subseqüentes
Esse tipo de circuito de partida é apropriado para o acionamento de motores de potência elevada, que acionam cargas com alto índice de atrito, como britadores e máquinas acionadas por correia.
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Em indústrias têxteis e de papel, é necessário manter controlada a velocidade de certos motores em algumas fases do processo. A respeito dessa situação, julgue os itens a seguir.
Para esse tipo de requisito com relação ao controle de velocidade, o uso de motor de indução com rotor bobinado mostra-se adequado, pois é possível controlar a velocidade desse tipo de motor por meio da adequada inserção de resistências no circuito do rotor.
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Em indústrias têxteis e de papel, é necessário manter controlada a velocidade de certos motores em algumas fases do processo. A respeito dessa situação, julgue os itens a seguir.
Motores de indução em gaiola alimentados por meio de conversor de freqüência apresentam controle fino de velocidade esperado para os tipos de processo mencionados.
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Em indústrias têxteis e de papel, é necessário manter controlada a velocidade de certos motores em algumas fases do processo. A respeito dessa situação, julgue os itens a seguir.
A forma mais econômica de controle fino de velocidade é aquela em que são utilizados motores dotados de chave estrela-triângulo em seus circuitos de força.
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Com relação a circuitos eletrônicos, julgue os itens que se seguem.
Um sistema que controla a velocidade de motores DC usando a técnica PWM realiza esse controle por meio da variação da amplitude do sinal que alimenta o motor. A amplitude desse sinal é diretamente proporcional à velocidade desejada para o motor. Assim, o amplificador de saída desse sistema deve ser linear e seu sinal de saída pode assumir, de forma estável, qualquer valor de tensão entre 0 V e a tensão máxima possível.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um motor de indução trifásico pode ser acionado com uma chave estrela-triângulo. Quantos terminais, no mínimo, o motor deve ter?
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A figura acima mostra as três fases de alimentação de um motor de indução trifásico, com ligação das suas bobinas em triângulo, sendo que cada fase está submetida à tensão de fase igual a 220 V. O motor possui carcaça metálica, aterrada apropriadamente. Considere a situação na qual o motor esteja funcionando, quando, repentinamente, o isolamento de uma das fases é rompido e passa a energizar a carcaça do motor. Mesmo diante dessa situação, o motor continua ligado, apesar da perda aparente de rendimento para atendimento da carga em seu eixo. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ao tocar a carcaça energizada do motor, um indivíduo será submetido a uma corrente cuja intensidade é tão elevada que poderá levá-lo ao óbito. Esse fato é justificado porque o indivíduo ficará sujeito a uma tensão igual a 220 V em relação à terra.
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A figura acima mostra as três fases de alimentação de um motor de indução trifásico, com ligação das suas bobinas em triângulo, sendo que cada fase está submetida à tensão de fase igual a 220 V. O motor possui carcaça metálica, aterrada apropriadamente. Considere a situação na qual o motor esteja funcionando, quando, repentinamente, o isolamento de uma das fases é rompido e passa a energizar a carcaça do motor. Mesmo diante dessa situação, o motor continua ligado, apesar da perda aparente de rendimento para atendimento da carga em seu eixo. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na situação de energização e falha de isolamento, a carcaça aterrada fica submetida, em relação à terra, a um potencial diferente daquele que a carcaça teria caso não fosse aterrada.
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