Lista completa de Questões sobre Transformadores de potencial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A reatância de dispersão de um transformador de 25 MVA, 13,8 kV / 138 kV, é 0,08 pu, na base do equipamento. Esse transformador é analisado em um sistema de potência em que os valores das grandezas de base utilizados são 138 kV e 100 MVA, no lado de alta tensão. O valor por unidade da reatância do transformador na base do sistema é
Engenharia Elétrica - Transformadores de potencial - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2013
Em relação ao transformador de potência, julgue os itens a seguir.
I - No ensaio a vazio, a corrente resultante apresenta pequena magnitude comparada à da corrente nominal do transformador, para o mesmo lado ensaiado.
II - O ensaio de descargas parciais de um transformador tem por finalidade a determinação, entre outras, das perdas no cobre ou nos enrolamentos, da queda de tensão interna e da relação de transformação.
III - A regulação de tensão de um transformador mede a variação de tensão nos terminais do secundário quando ele passa do regime a vazio para o regime com carga, independentemente do fator de potência da carga conectada.
IV - Os testes de rigidez dielétrica e de polaridade em transformadores de potência imersos em óleo mineral isolante são ensaios ditos de tipo e/ou complementares para a determinação dos parâmetros do circuito equivalente do transformador.
O número de itens certos é igual a
Engenharia Elétrica - Transformadores de potencial - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Uma medição efetuada com um voltímetro de precisão indica que a tensão no secundário de transformador de potencial é de 110 V. Sabendo-se que o TP é de 13.800 V e apresenta um fator de correção de relação de 100,5%, o valor real da tensão primária,emvolt, é de:
Engenharia Elétrica - Transformadores de potencial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de transformadores de corrente (TCs), transformadores de potencial (TPs) e disjuntores, julgue os itens subsequentes. Para aplicação em um sistema com tensão nominal de 13,8 kV, recomenda-se adotar um TP do tipo indutivo. A ligação usual, nesse tipo de TP, é estrela aterrada-estrela aterrada.
Engenharia Elétrica - Transformadores de potencial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em subestações há para-raios, transformadores de potencial (TPs) e transformadores de corrente (TCs), entre outros equipamentos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Em sistemas com tensão nominal maior ou igual a 138 kV, são preferíveis TPs do tipo capacitivo aos do tipo indutivo.
Uma mineradora necessita instalar um transformador de grande potência. Tal transformador é alimentado por uma rede aérea cuja tensão suportável de impulso (TSI) é igual a 220 kV e a tensão residual do para-raios é igual a 20 kV. Considerando a impedância de surto do sistema igual 350 ohms, para que o para-raios possa proteger o referido transformador, a corrente de descarga nominal, em kA, é igual a
Em uma indústria de confecções, foi solicitado um teste em um transformador para determinar as perdas no núcleo. O transformador possui 600 espiras no enrolamento primário e, operando em vazio, foi submetido a uma tensão nesse enrolamento de 200 V. Com um wattímetro, verificou-se que a potência consumida foi de 100 W, com uma corrente circulando no enrolamento igual a 2 A. Os dados do fabricante indicam que a resistência do enrolamento primário é igual a 0,5 Ω. A potência de perdas no núcleo do transformador, em watts, e o fator de potência do transformador a vazio são iguais, respectivamente, a
Com relação ao TC − Transformador de Corrente e ao TP − Transformador de Potencial, utilizados para medição, considere:
I. São utilizados para medir sinais alternados.
II. O enrolamento primário do TC deve ser ligado em série com a linha.
III. O enrolamento secundário do TP deve estar aberto ou ligado a instrumentos de medida de tensão.
IV. Quando for necessária a retirada de instrumentos do secundário do TC, deve-se antes curtocircuitar seus terminais do secundário.
Está correto o que consta em
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II, III, apenas.
I, II, III e IV.
Engenharia Elétrica - Transformadores de potencial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de transformadores de potência, de corrente e de potencial, julgue os itens subsequentes.
Os transformadores de potencial e de corrente possuem princípios de funcionamento diferentes, visto que o primeiro baseia-se na lei de Faraday, enquanto o segundo se baseia no princípio da ponte de Wheatstone.
Engenharia Elétrica - Transformadores de potencial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a transformadores de corrente e transformadores de potencial, julgue os itens subsecutivos.
Os transformadores de potencial indutivos são mais indicados para utilização em tensões de 230 kV ou superiores, em razão de seu menor custo em relação aos transformadores de potencial capacitivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...