Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
ATENÇÃO: o enunciado a seguir refere-se às duas próximas questões
Um transformador de distribuição trifásico tem potência nominal de 225 kVA, 13800/220 V, impedância percentual de 4,5%. A potência de curto-circuito trifásica, em MVA, é de:Engenharia Elétrica - Geracao de Energia Eletrica - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Sobre o balanço energético brasileiro do ano de 2013, ano base 2012, analise as afirmativas:
1. Do lado do consumo, o setor industrial registrou um aumento superior ao residencial no consumo de energia elétrica em relação ao ano anterior. 2. A produção de eletricidade a partir da fonte eólica apresentou um aumento de 86,7% em relação ao ano anterior. 3. O Brasil apresenta uma matriz de geração elétrica de origem predominantemente renovável, sendo que a geração hidráulica responde por 70,1% da oferta interna. 4. A geração elétrica a partir de não renováveis representou 16,7% do total nacional, contra 11,9% em 2011. Estão corretas:Um circuito elétrico é constituído por uma fonte de tensão senoidal V= 100 sen ( 377t) em série com uma indutância de 5 mH. A potência reativa é:
Engenharia Elétrica - Instalacao Elétrica - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Uma instalação industrial cuja carga é 297 kW, fator de potência 0,75 em atraso, está pagando multa à concessionária de energia devido ao consumo excedente de reativos, assim como parte de sua potência aparente está retida. Se for instalado um banco de capacitores com o objetivo de elevar o fator de potência da instalação para 0,99, o percentual de potência aparente que será liberado do sistema é:
Engenharia Elétrica - Geracao de Energia Eletrica - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
A principal diferença entre cogeração e a produção de eletricidade por intermédio de uma termoelétrica convencional é que na cogeração:
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Quanto às condições necessárias para instalação de dois ou mais transformadores em paralelo em subestações consumidoras, analise as afirmativas:
1- Os transformadores devem ter o mesmo deslocamento angular. 2- As tensões secundárias devem ser necessariamente iguais. 3- As impedâncias percentuais devem ser necessariamente iguais. 4- Os fatores de potência de curto-circuito devem ser iguais. 5- As potências nominais devem ser necessariamente iguais. 6- A alimentação primária das unidades deve ter as mesmas características elétricas. Estão corretas:Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
A incorporação de dispositivos FACTS na operação de sistemas elétricos, além de abrir um enorme campo para a aplicação da tecnologia de controle de alta potência, ao mesmo tempo permite utilizar melhor a infraestrutura de transmissão já disponível. No entanto, como uma maior difusão do uso dessas tecnologias ainda depende de avanços no nível da potência controlável por meio eletrônico, tem-se que continuar contando com os dispositivos clássicos para:
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Nos disjuntores de baixa tensão, a inspeção deve ser constituída dos ensaios de tipo e de rotina, devendo ser realizada nas instalações do fabricante, salvo acordo em contrário entre fabricante e comprador. Os ensaios de rotina são os seguintes: verificação da calibração, tensão aplicada e:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...