Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na fronteira entre dois meios dielétricos magnéticos (meios 1 e 2), os campos elétrico e magnético devem satisfazer determinadas condições de contorno. Considere que os meios 1 e 2 tenham, respectivamente, permissividades ε1 e ε2 (em F/m) e permeabilidades μ1 e μ2 (em H/m). Dado que, nos meios 1 e 2, as intensidades de Campo Elétrico, em V/m, são, respectivamente, E1 e E2, e as densidades de fluxo magnético, em T, são, respectivamente, B1 e B2, na fronteira entre esses meios, a(s) componente(s)
normal de E1 é igual à componente normal de E2.
tangencial de E1 é igual à componente tangencial de E2.
tangencial de B1 é igual à componente tangencial de B2.
tangenciais de E1 e E2 são proporcionais às respectivas permissividades.
tangenciais de B1 e B2 são inversamente proporcionais às respectivas permeabilidades.
O ato de medir envolve um certo grau de arbitrariedade e escolha na definição das unidades a serem utilizadas porque
o ato de medir é, na verdade, uma comparação com algum padrão preestabelecido, a que se chama unidade. Em geral, um padrão é adotado por consenso.
o ato de medir está condicionado ao grau de precisão dos instrumentos adotados. Arbitrariedade, numa medida, corresponde aos valores que precisam ser estimados, pois se encontram além do alcance do instrumento de medida.
o ato de medir não nos permite liberdade de escolha. As unidades a serem utilizadas dependem do fenômeno a ser estudado.
medir pressupõe o uso de uma unidade e de um padrão de medidas que a natureza nos impõe. Não há liberdade de escolha.
a arbitrariedade é proveniente de falhas humanas e imprecisões que costumam ocorrer no processo de mensuração.
induzida percorre a espira no sentido horário e apresenta módulo constante.
induzida percorre a espira no sentido horário e apresenta módulo crescente a uma taxa constante.
induzida percorre a espira no sentido anti-horário e apresenta módulo decrescente a uma taxa constante.
induzida percorre a espira no sentido anti-horário e apresenta módulo crescente a uma taxa constante.
na espira é nula.
Em toda medida, há um grau de incerteza inerente ao processo e, nesse sentido, pode-se dizer que todo ato de medir envolve erros. É necessário, portanto, repetir uma medida várias vezes, registrar os valores encontrados e expressar o resultado de uma forma adequada. O resultado final de uma medida é
expresso como a média geométrica dos valores encontrados, e a margem de erro, calculada pela média geométrica dos desvios encontrados em cada valor medido.
expresso como o valor de medida intermediário encontrado. A margem de erro é o maior dos desvios encontrados em cada valor medido.
expresso pela média aritmética dos valores encontrados, e a margem de erro, calculada pelo menor desvio encontrado entre os valores medidos.
expresso pela média aritmética dos valores encontrados, e a margem de erro, calculada pela média aritmética dos módulos dos desvios encontrados em cada valor de medida registrado.
o menor valor medido, e a margem de erro, o maior desvio encontrado entre os valores registrados.
A NBR 5410:2004 estabelece requisitos mínimos para as instalações elétricas de baixa tensão, qualquer que seja seu uso, de modo a garantir a segurança de pessoas e animais, bem como a conservação dos bens. De acordo com a NBR 5410:2004, a qual das instalações elétricas aplica-se essa Norma?
Instalações de tração elétrica
Instalações de iluminação pública
Instalações de cercas eletrificadas
Instalações elétricas de veículos automotores
Instalações elétricas em áreas descobertas das propriedades, externas às edificações
São unidades do Sistema Internacional para as grandezas relacionadas a deslocamento, massa, tempo e temperatura, respectivamente,
jardas, grama, minuto, kelvin
milhas, quilograma, segundo, Celsius
metro, libra, hora, Fahrenheit
metro, quilograma, segundo, Fahrenheit
metro, quilograma, segundo, kelvin
A NBR 5410:2004 apresenta definições básicas por meio das quais são detalhadas todas as condições necessárias para as instalações elétricas de baixa tensão. De acordo com a referida Norma, considere as afirmativas abaixo.
I Proteção supletiva é o meio destinado a impedir contato com partes vivas perigosas em condições normais.
II SELV (Separated Extra-Low Voltage) é um sistema de extrabaixa tensão, que é eletricamente separado da terra e de outros sistemas de tal modo que a ocorrência de uma única falta não resulta em risco de choque elétrico.
III Proteção adicional é o meio destinado a suprir a proteção contra choques elétricos quando massas ou partes condutivas acessíveis tornam-se acidentalmente vivas.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
II e III
tanque de armazenamento
vaso horizontal simples
vaso de pressão induzida por calor
permutador de calor simples tipo casco e tubo
permutador de calor tipo tubos concêntricos
A NBR 14039:2005 define um conjunto de critérios e aplicações para o projeto e a execução de instalações elétricas de média tensão com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial. Qual, dentre os serviços abaixo relacionados, NÃO está submetido às exigências de aplicação dessa Norma?
Instalações de caráter permanente ou temporário
Instalações envolvendo aplicações de tração elétrica
Instalações luminosas com gases
Reformas em instalações existentes
Trabalhos em circuitos energizados
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...