Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Modulação Analógica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, julgue os itens subseqüentes.
A técnica denominada trellis-coded modulation (TCM) pode ser aplicada tanto em sistema M-PSK quanto em sistema M-QAM, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido. A potência média do sinal modulado M-PSK e M-QAM não é necessariamente alterada com o uso da codificação em treliça. Apesar de aumentar a redundância de codificação do sinal modulado ao ser incrementado o número de símbolos do sistema de modulação, a largura de banda do sinal modulado com ou sem a referida codificação é a mesma. A codificação em treliça acarreta, sem aumento da largura de banda do sinal modulado nem de sua potência média, melhora na probabilidade de erro de bits, considerando-se um canal AWGN (additive white gaussian noise).
Engenharia Elétrica - Proteção de máquinas elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito da Norma Regulamentadora n.º 12 (NR-12), que define algumas normas de proteção para máquinas e equipamentos, julgue os itens a seguir.
I As transmissões de força de máquinas e equipamentos devem estar a, pelo menos, 3 m de distância da máquina.
II As transmissões de força, quando estiverem a uma altura superior a 1,5 m, podem ficar expostas, exceto nos casos em que haja plataforma de trabalho ou áreas de circulação em diversos níveis.
III Quando há risco de ruptura de partes de máquinas e equipamentos, projeção de peças ou partes dessas projeções, os seus movimentos, alternados ou rotativos, devem ser protegidos.
IV As máquinas e os equipamentos que, no seu processo de trabalho, lancem partículas de material devem ser protegidos para que essas partículas não ofereçam riscos.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Engenharia Elétrica - Eletrônica digital - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta com relação às características de tensão de suprimento em um sistema de distribuição de energia elétrica.
220 V fase-neutro é um nível de tensão secundária em sistemas de distribuição.
O nível 13.800 V é considerado tensão secundária de distribuição, quando o circuito alimentador com essa tensão nominal atende a um grande consumidor, como é o caso de um hipermercado.
Consumidores atendidos em tensão secundária, por norma, durante emergência, podem ser atendidos em tensão de operação que pode ficar até 50% abaixo do valor nominal, durante no máximo três horas.
Consumidor atendido em tensão primária é aquele que consome da rede elétrica somente energia ativa.
Engenharia Elétrica - Codificação e Modulação digital - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, acerca de conceitos de técnicas de modulação e multiplexação.
Considere-se que um esquema de codificação predeterminado seja usado para a transmissão de informação por meio de uma portadora em radiofreqüência (RF). Considere-se, também, que a seqüência codificada seja transmitida por método que utiliza a presença ou a ausência da portadora em RF. Nessa situação, o esquema que está sendo utilizado para a transmissão da informação é o denominado PCM (pulse code modulation).
Engenharia Elétrica - Eletromagnetismo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A relutância originada somente pela contribuição do material ferromagnético é nula.
A energia do campo magnético, por unidade de volume, fica armazenada totalmente no material ferromagnético da estrutura.
A permeância do circuito magnético independe do número de espiras da bobina.
Engenharia Elétrica - Codificação e Modulação digital - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, julgue os itens subseqüentes.
Sinais M-FSK, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido, podem ser demodulados de forma nãocoerente, utilizando-se, entre outros componentes, detectores de envoltória. Entretanto, em um canal AWGN, a probabilidade de erro de bit, para uma determinada razão entre a energia média de bit do sinal e a densidade espectral do ruído do sistema M-FSK, é pior, no caso de demodulação não-coerente, que no caso da detecção coerente.
Engenharia Elétrica - Eletromagnetismo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na estrutura eletromagnética apresentada no texto, é comum o aparecimento de frangeamento ou espraiamento, que é caracterizado
pelo aparecimento de linhas de fluxo magnético não confinados no interior do entreferro, ou seja, no volume dado por A × g.
por perdas magnéticas no núcleo ferromagnético, o que causa aquecimento na estrutura.
por correntes de Foucault na superfície do material ferromagnético.
por fluxos de dispersão ao longo da bobina, sendo esses fluxos causadores de indutâncias de dispersão que devem ser considerados no circuito elétrico equivalente da estrutura.
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto ao tipo de operação, disjuntores que são destinados exclusivamente para proteção contra sobrecarga são classificados como disjuntores
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação ao dimensionamento de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), são estabelecidos níveis de proteção em função dos tipos de construção, os quais servem para tomadas de decisão no projeto do SPDA. O total de níveis estabelecidos é igual a
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...