Questões de Engenharia Elétrica da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Assinale abaixo, a afirmativa correta:

  • A. Na Manutenção aditiva, faz-se necessário o diagnóstico a partir da medição de parâmetros; na manutenção detectiva, o diagnóstico é obtido de forma direta a partir do processamento das informações colhidas junto à planta.
  • B. A Manutenção Corretiva é a forma mais óbvia e mais primária de manutenção; pode sintetizar-se pelo ciclo "quebra-repara", ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Porém, constitui a forma mais barata de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema.
  • C. A Engenharia de Manutenção é uma nova concepção que constitui a segunda quebra de paradigma na manutenção. Praticar Engenharia de Manutenção é deixar de ficar consertando continuadamente, para procurar as causas básicas, modificar situações permanentes de mau desempenho, deixar de conviver com problemas crônicos, melhorar padrões e sistemáticas, desenvolver a manutenibilidade, dar feedback ao projeto, interferir tecnicamente nas compras. Ainda mais: aplicar técnicas modernas, estar nivelado com a manutenção de primeiro mundo.
  • D. O objetivo da Manutenção corretiva é prevenir falhas nos equipamentos ou sistemas através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível.
  • E. A Manutenção Corretiva é a forma menos óbvia e mais primária de manutenção; pode sintetizar-se pelo ciclo "quebra-repara", ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Porém, constitui a forma mais barata de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema.

Um correto mapa de Manutenção Preventiva deve estabelecer a periodicidade da mesma, que deve ser estimada de forma a assegurar a produção normal da fábrica. Quanto à periodicidade a ser utilizada nas fábricas, em equipamentos e instalações elétricas, é correto afirmar:

  • A. Trimestral (ou 5400 horas de uso) para túneis de cabos, geradores, etc.
  • B. Semanal (ou 200 horas de uso) para ventiladores e motores.
  • C. Mensal (ou 10000 horas de uso) para elevadores painéis de subestações, transformadores e máquinas de solda
  • D. Trimestral (ou 4500 horas de uso) para túneis de cabos, geradores, etc.
  • E. Semestral (ou 10000 horas de uso) para instrumento de medição, subestação, trafos, disjuntores a óleo, relés, etc

Considere os conceitos a seguir:

1. Os pontos de vista sociais, econômico-financeiros, tecnológicos, de operação e produção e de manutenção de um novo empreendimento são igualmente importantes. Especialistas destas várias disciplinas devem fazer parte da equipe de concepção e acompanhamento, desde as fases iniciais (plano diretor, projeto básico, anteprojeto, projeto detalhado) e durante a instalação de partida.

2. Os pareceres da manutenção estarão sempre presentes em toda a fase de concepção, escolha de equipamentos e escolha de soluções de instalação.

3. A manutenção deve ser previamente organizada e estruturada antes do dia da partida da instalação. Nesse dia, a manutenção deve ser uma "máquina" pronta a partir.

4. O pessoal básico de manutenção, que ficará adstrito ao sistema, deve acompanhar todas as fases do projeto e instalação de modo a conhecer em detalhe todas as minúcias dos equipamentos e das instalações logo de início.

5. A chefia da manutenção deverá ocupar um nível hierárquico no organograma idêntico ao da chefia de operação. Os conceitos anteriores pertencem à concepção global denominada:

  • A. Manusociologia.
  • B. Tecmanulogia.
  • C. Manutecnologia.
  • D. Terotecnologia.
  • E. Organizacionologia.

Sobre classificação de prioridades da manutenção, assinale abaixo a alternativa que contém, respectivamente, os prazos, normalmente utilizados, para a programação das manutenções classificadas como Urgentes, Prioritárias, Importantes e Normais

  • A. Imediato, em 48 horas, em 7 dias e em 30 dias.
  • B. Em 24 horas, em 48 horas, em 15 dias e em 30 dias.
  • C. Imediato, em 48 horas, em 96 dias e em 60 dias.
  • D. Em 12 horas, em 48 horas, em 15 dias e em 30 dias.
  • E. Imediato, em 24 horas, em 15 dias e em 30 dias.

Se em um transistor de junção bipolar polarizarmos, na região negativa, a junção emissor-base diretamente e a junção coletor-base inversamente, ele irá operar como:

  • A.

    Filtro passa-faixa.

  • B.

    Regulador de tensão.

  • C.

    Amplificador

  • D.

    Filtro passa-baixa.

  • E.

    Inversor de corrente.

Antes de se iniciar o enchimento de um transformador, com óleo provindo do tanque de armazenamento, é necessário circular o óleo pelo equipamento de tratamento e pelo tanque até se obter para o óleo características iguais ou superiores às estabelecidas para o óleo novo. Quanto à temperatura do óleo, ela deve estar entre:

  • A. 10º C e 20º C
  • B. 80º C e 100º C
  • C. 20º C e 30º C
  • D. 80º C e 90º C
  • E. 40º C e 60º C

Os transformadores são projetados conforme as normas da ABNT, para altitudes de até 1.000 m acima do nível do mar. Em altitudes superiores, o transformador terá sua capacidade:

  • A. Aumentada.
  • B. Reduzida, ou necessitará de um sistema de arrefecimento mais eficaz.
  • C. Aumentada e não necessitará de um sistema de arrefecimento mais eficaz
  • D. Aumentada proporcionalmente à altura
  • E. Inalterada.

Assinale abaixo, a afirmativa correta:

  • A. A Engenharia de Manutenção é uma nova concepção que constitui a segunda quebra de paradigma na manutenção. Praticar Engenharia de Manutenção é deixar de ficar consertando continuadamente para procurar as causas básicas, modificar situações permanentes de mau desempenho, deixar de conviver com problemas crônicos, melhorar padrões e sistemáticas, desenvolver a manutenibilidade, dar feedback ao projeto, interferir tecnicamente nas compras. Ainda mais: aplicar técnicas modernas, estar nivelado com a manutenção de primeiro mundo.
  • B. A Manutenção Corretiva é a forma mais óbvia e mais primária de manutenção. Pode sintetizar-se pelo ciclo "quebra-repara", ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Porém, constitui a forma mais barata de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema.
  • C. Na Manutenção Aditiva faz-se necessário o diagnóstico a partir da medição de parâmetros. Na Manutenção Detectiva, o diagnóstico é obtido de forma direta a partir do processamento das informações colhidas junto à planta.
  • D. O objetivo da Manutenção Corretiva é prevenir falhas nos equipamentos ou sistemas através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível.
  • E. A Manutenção Corretiva é a forma menos óbvia e mais primária de manutenção. Pode sintetizar-se pelo ciclo "quebra-repara", ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Porém, constitui a forma mais barata de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema.

São características de um amplificador ideal:

  • A.

    Ganho de tensão e largura da banda igual à zero.

  • B.

    Largura da banda igual a zero e resistência de entrada infinita.

  • C.

    Resistência de saída igual a zero e largura da banda igual à zero.

  • D.

    Resistência de entrada infinita e resistência de saída igual à zero.

  • E.

    Ganho de tensão e resistência de entrada igual à zero.

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