Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na atividade de comercialização de sua produção de energia, um produtor independente de energia (PIE) poderá estar estabelecendo o contrato junto a um consumidor livre por meio da seguinte forma:
especificação da energia a ser fornecida no período do contrato, da sazonalização e da modulação associada à energia, porém poder negociar a tarifa de uso do sistema de transmissão e distribuição.
especificação apenas da potência a ser disponibilizada, na ponta e fora de ponta, sem definição da energia à ela associada.
especificação apenas da energia a ser fornecida no período do contrato, sem possibilidade de definir a sazonalização e a modulação desse fornecimento uma vez que isto será definido pela distribuidora à qual o consumidor livre está conectado.
especificação da energia, a correspondente sazonalização, a tarifa de uso do sistema de transmissão e distribuição, porém sem poder fixar a modulação.
na comercialização junto a consumidores livres o produtor independente poderá negociar livremente todos os aspectos contratuais.
O mecanismo de realocação de energia é um procedimento adotado para
permitir a transferência de disponibilidade de potência para atendimento de ponta entre regiões.
reduzir os riscos ambientais na operação de longo prazo.
buscar o equilíbrio de custos de manutenção das unidades geradoras entre as regiões interligadas.
buscar o equilíbrio entre os segmentos do consumo (residencial, comercial, industrial e outros).
mitigação do risco hidrológico.
O critério operativo com o qual são feitos os despachos de geração térmica em complementação à geração hidráulica, para atendimento da carga do Sistema Interligado Nacional admite um risco implícito
maior do que 10% e menor que 20%.
maior do que 10% e menor que 15%.
menor ou igual a 5%.
maior ou igual a 1% e menor que 8%.
maior ou igual a 8% e menor que 12%.
Um dos princípios da desregulamentação da indústria de eletricidade é a separação do componente relativo à energia (denominado "componente energia"), do componente relativo à demanda (denominado "componente fio" no jargão técnico do Brasil). Assinale a opção correta associada a esses conceitos.
O componente "energia" refere-se à fração do total de energia produzida pelo sistema que, quer consumido ou não, ficou disponibilizado ao consumidor, enquanto que o "componente fio" refere-se à resistência própria da fiação no interior da unidade consumidora.
O componente "energia" é a energia fornecida na rede básica de transmissão enquanto que o "componente fio" é a parcela de energia fornecida na rede de distribuição.
O componente "energia" é a energia fornecida no transformador na entrada da unidade consumidora, enquanto que o "componente fio" é a parcela de perdas energéticas que ocorre no interior da unidade consumidora.
o componente "energia" refere-se ao volume (MWh) de energia fornecida a um consumidor num determinado período, enquanto que o "componente fio" refere-se à infra-estrutura disponibilizada pelo sistema de distribuição e transmissão para garantir o atendimento da carga do consumidor (patamar leve, médio e pesado).
O componente "energia" é a parcela de energia produzida pelas centrais termoelétricas, devidamente rateada entre os consumidores na proporção de suas cargas, enquanto que o "componente fio" é a parcela de energia produzida a partir de fontes hidráulicas.
Assinale a opção que apresenta menor ou nenhum potencial para reduzir o risco de racionamento no sistema interligado nacional.
Expansão em 20% da capacidade do sistema de transmissão nacional, localizada sobre seus pontos de estrangulamento atuais.
Aumento de 300% na capacidade atual de oferta de energia de fontes alternativas (pequenas centrais hidrelétricas, centrais eólicas etc.).
Deslocamento parcial (20%) do consumo do horário de ponta para o horário fora da ponta do sistema Sul.
Expansão do parque gerador térmico em 15%.
Construção de novas hidroelétricas, ampliando a capacidade de armazenamento de energia do sistema em 10%.
Associada à natureza predominantemente hidráulica do parque gerador de eletricidade nacional, e tomando como base o histórico recente (últimos 5 anos), os preços no mercado de curto prazo (Mercado Atacadista de Energia-MAE) do sistema Sudeste/Centro-Oeste, calculados como custos marginais de curto prazo, são caracterizados por
apresentarem grandes variações entre anos consecutivos, porém mantendo-se praticamente inalterados ao longo de um mesmo ano.
permanecerem baixos na maior parte do tempo, porém podendo atingir valores mais altos em situações de escassez hidrológica.
não apresentarem oscilações significativas com impacto na atividade de comercialização das empresas geradoras ou comercializadoras.
apresentarem, sistematicamente, elevações nas estações chuvosas, declínio nas estações secas e estabilidade nas transições entre estações.
apresentarem permanente elevação, refletindo a elevação progressiva dos custos de produção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...