Questões de Engenharia Elétrica da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para se conhecer a corrente elétrica e consequentemente definir a bitola do condutor a ser utilizado é necessário:

  • A.

    Dividir o valor da potência elétrica da carga pela tensão de alimentação, levando em conta neste caso o momento elétrico.

  • B.

    Dividir o valor da potência elétrica da carga pela tensão de alimentação, sem levar em conta neste caso o momento elétrico.

  • C.

    Multiplicar o valor da resistência elétrica da carga pela tensão de alimentação, levando em conta neste caso o momento elétrico.

  • D.

    Multiplicar o valor da resistência elétrica da carga pela tensão de alimentação, sem levar em conta neste caso o momento elétrico.

Em um circuito de iluminação com as lâmpadas ligadas em série, ocorrendo à queima de uma lâmpada, as demais:

  • A.

    Apagar-se-ão.

  • B.

    Aumentarão sua intensidade de iluminação.

  • C.

    Diminuirão sua intensidade de iluminação.

  • D.

    Queimar-se-ão.

Em uma ligação de motor elétrico trifásico precisamos alterar o sentido de rotação, para isso poderá ser executar o seguinte procedimento:

  • A.

    Substituição do motor.

  • B.

    Troca da chave de partida do motor.

  • C.

    Inversão de uma das fases que estão ligadas no motor.

  • D.

    Instalação de capacitor no motor para corrigir o sentido da rotação.

Qual é a velocidade nominal de um motor de indução trifásico que apresenta os seguintes dados de placa: 5 CV, 6 pólos, 60 Hz e escorregamento a plena carga de 2 por cento?

  • A.

    1198 rpm.

  • B.

    1176 rpm.

  • C.

    588 rpm.

  • D.

    598 rpm.

Qual é a velocidade nominal de um motor de indução trifásico que apresenta os seguintes dados de placa: 5 CV, 6 pólos, 60 Hz e escorregamento a plena carga de 2 por cento?

  • A.

    1198 rpm.

  • B.

    1176 rpm.

  • C.

    588 rpm.

  • D.

    598 rpm.

O principal Objetivo na partida de motores elétricos com chave estrela-triangulo é:

  • A.

    Correção do fator de potência.

  • B.

    Aumento de Velocidade.

  • C.

    Melhoria na eficiência do motor.

  • D.

    Redução da corrente elétrica de partida.

A proteção dos circuitos elétricos dos automóveis é feita através de:

  • A.

    Disjuntores.

  • B.

    Fusíveis.

  • C.

    Interruptores.

  • D.

    Todas as alternativas completam corretamente o enunciado da questão.

  • A.

  • B.

    A potência dissipada na Carga A é igual à potência dissipada na Carga B.

  • C.

  • D.

    A potência dissipada na Carga B é 3 vezes a potência dissipada na Carga A.

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