Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para fazer um furo com diâmetro aproximado de 8,0 mm tendo disponível apenas brocas especificadas em polegadas, deve-se optar por uma cujo diâmetro é de
Dado:
1" 25,4 mm
1/8"
3/16"
1/4"
3/8"
5/16"
Para preparar um olhal em um fio rígido, a fim de conectálo ao parafuso de um soquete de porcelana, são necessárias e suficientes as ferramentas
chave canhão e alicate universal.
chave Phillips e chave de boca.
alicate de corte diagonal e alicate de bico cônico.
alicate universal e alicate de pressão.
chave Allen e alicate de bico cônico.
Na proteção de rede de distribuição primária rural, normalmente é empregado na subestação de alimentação, como dispositivo de proteção automático do alimentador da rede,
disjuntor provido de unidade temporizada cobrindo a mesma zona de proteção do dispositivo automático e desprovido de unidade instantânea.
disjuntor com a unidade instantânea cobrindo apenas parte da zona de proteção do dispositivo automático.
disjuntor com a unidade instantânea cobrindo a mesma zona de proteção do dispositivo automático.
religador com a unidade instantânea cobrindo apenas parte da zona de proteção do dispositivo automático.
religador com a unidade instantânea cobrindo a mesma zona de proteção do dispositivo automático.
Considere as seguintes proposições referentes a coordenação da proteção:
I. O método de verificação gráfica tempo-corrente utiliza gráfico em papel milimetrado com escalas lineares.
II. As correntes de magnetização de transformadores são consideradas como múltiplo da corrente nominal, dependendo da potência do transformador, com duração de 0,1s.
III. O dispositivo de proteção do transformador tem que ter a sua curva representada entre o ponto da corrente de magnetização e o ponto ANSI, dependente da impedância do transformador, sendo que para impedância de 5%, o ponto ANSI tem a coordenada de corrente 20IN.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Conforme a Resolução ANEEL nº 024/2000, atualizada, o padrão de continuidade por unidade consumidora
engloba os indicadores DIC e FIC e são função do DEC ou FEC, da classe de tensão e da localização urbana ou não-urbana, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 50% do padrão mensal do DIC.
engloba os indicadores DIC e FIC e são função do DEC ou FEC, da classe de tensão e da localização urbana ou não-urbana, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 80% do padrão mensal do DIC.
considera somente o DIC e é função do DEC, da classe de tensão e do consumo médio anual, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 50% do padrão mensal do DIC.
considera somente o DIC e é função do DEC, da classe de tensão e do consumo médio anual, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 80% do padrão mensal do DIC.
considera somente o FIC e é função do FEC, da localização urbana ou não-urbana e do consumo médio anual, com o padrão mensal do indicador DMIC fixado em 80% do padrão mensal do DIC.
De acordo com a Resolução ANEEL nº 456/2000, o contrato de uso e de conexão é o instrumento contratual
em que a concessionária e o consumidor responsável por unidade consumidora do Grupo "A" ajustam as características técnicas e as condições comerciais do fornecimento de energia elétrica.
em que o consumidor livre ajusta com a concessionária as características técnicas e as condições de utilização do sistema elétrico local, conforme regulamentação específica.
com cláusulas vinculadas às normas e regulamentos aprovados pela ANEEL, não podendo o conteúdo das mesmas ser modificado pela concessionária ou consumidor, e deve ser aceito de forma integral.
entre duas concessionárias, em que são ajustadas as características técnicas e as condições comerciais do fornecimento de energia elétrica, entre elas, com cláusulas vinculadas às normas e regulamentos aprovados pela ANEEL.
Em relação às tarifas, consoante a Resolução ANEEL nº 456/2000, considere as seguintes definições:
I. Modalidade estruturada para aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia e os períodos do ano, bem como de tarifas diferenciadas de demanda de potência de acordo com as horas de utilização do dia. II. Modalidade estruturada para aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia e os períodos do ano, bem como de uma única tarifa de demanda de potência. III. Modalidade estruturada para aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia, bem como tarifa de demanda de potência conforme os períodos do ano. As definiçõesI e III são, respectivamente, das tarifas azul e verde, e a definição II não está contemplada.
I e III são, respectivamente, das tarifas verde e azul, e a definição II não está contemplada.
I e II são, respectivamente, das tarifas azul e verde, e a definição III não está contemplada.
II e III são, respectivamente, das tarifas azul e verde, e a definição I não está contemplada.
II e III são, respectivamente, das tarifas verde e azul, e a definição I não está contemplada.
Os conceitos de horário de ponta e período úmido, contidos na Resolução ANEEL no 456/2000, consideram horário de ponta, com exceção feita aos sábados, domingos e feriados, o período
compreendido entre as 17h e 20h, e período úmido o período abrangendo quatro meses consecutivos, de dezembro a março do ano seguinte.
definido pela concessionária e composto por quatro horas consecutivas, após às 14h e antes das 23h, e período úmido o período abrangendo três meses consecutivos, de janeiro a março.
definido pela concessionária e composto por cinco horas consecutivas, após às 13h e antes das 23h, e período úmido o período abrangendo três meses consecutivos, de janeiro a março.
compreendido entre as 16h e 21h, e período úmido o período abrangendo quatro meses consecutivos, de janeiro a abril.
definido pela concessionária e composto por três horas consecutivas, e período úmido o período abrangendo cinco meses consecutivos, de dezembro a abril do ano seguinte.
Conforme a Resolução ANEEL nº 505/2001, considerando a tensão padronizada trifásica nominal de 220/127 V, para a tensão de linha, a faixa de valores
adequados das tensões de leitura está compreendida entre 189 e 233 V, incluindo esses valores.
adequados das tensões de leitura está compreendida entre 195 e 235 V, incluindo esses valores.
precários das leituras está compreendida entre 191 e 211 V e 233 e 243 V, excluindo esses valores.
adequados das tensões de leitura está compreendida entre 201 e 231 V, incluindo esses valores.
precários das leituras está compreendida entre 199 e 209 V e 233 e 253 V, excluindo esses valores.
A respeito da adoção de tecnologias de produção de energia elétrica a partir da biomassa é correto afirmar que
considerações de caráter ambiental formam a base das justificativas para os esforços de desenvolvimento de tecnologias nesta área.
pode trazer graves problemas de impacto social, aumentando o fluxo migratório de pessoas para as grandes cidades.
não existe correlação possível com a busca de novos paradigmas tecnológicos que dariam um certo estímulo à indústria de equipamentos e ao setor de serviços.
busca agregar valor exclusivamente à economia rural, já que as utilizações de resíduos urbanos e industriais são inviáveis, devido aos altos custos financeiros resultantes.
há preocupações quanto ao impacto ambiental resultante, devido à contribuição para com as emissões globais de dióxido de carbono.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...