Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma instalação elétrica com potência instalada de 20 kW e fator de potência igual a 0,8 indutivo necessita, para tornar o fator de potência unitário, acrescentar uma carga capacitiva com potência reativa igual a
10 kVAR
15 kVAR
25 kVAR
30 kVAR
45 kVAR
De acordo com a NBR 5444, a correta associação dos símbolos e definições para esquemas unifilares é
(I − d) ; (II − c) ; (III − a) ; (IV − e) ; (V − b)
(I − d) ; (II − c) ; (III − a) ; (IV − b) ; (V − e)
(I − c) ; (II − d) ; (III − a) ; (IV − b) ; (V − e)
(I − c) ; (II − a) ; (III − b) ; (IV − e) ; (V − d)
(I − b) ; (II − e) ; (III − d) ; (IV − c) ; (V − a)
Para o dimensionamento dos condutores de uma instalação elétrica industrial é necessário aplicar à corrente de projeto de cada circuito os fatores de correção de
agrupamento, torção e luminosidade.
agrupamento, esforço mecânico e pressão atmosférica.
temperatura, umidade e torção.
temperatura, umidade e resistividade térmica do eletroduto.
temperatura e agrupamento.
O projetista industrial deve estar atento aos motores a serem especificados, pois uma especificação incorreta pode trazer prejuízos consideráveis: desde um simples aumento do investimento até danos pessoais de grande monta.
Sobre os motores, considere:
I. Os motores são identificados com as letras IP seguidas de dois algarismos que variam de 0 a 6. O primeiro algarismo diz respeito à proteção quanto à penetração de corpos sólidos (0 significa sem proteção e 6 proteção contra penetração de poeira) e o segundo algarismo diz respeito à proteção contra a penetração de água (0 significa sem proteção e 6 imersão temporária). Por exemplo, um motor identificado com o código IP-24 tem proteção contra a entrada de corpos estranhos com dimensão acima 12 mm e respingos dágua em todas as direções.
II. Os motores são projetados para trabalharem regularmente com carga constante por tempo indeterminado, desenvolvendo sua potência nominal, o que é denominado de regime contínuo (S1). Além desse regime, os motores podem ser fabricados para trabalhar em regime de curta duração (S2), quando em determinadas situações trabalham com sobrecarga por um curto espaço de tempo, e também no chamado regime intermitente (S3), caso em que são ligados a intervalos de tempo regulares.
III. Os motores monofásicos de 220 V são fabricados para regiões onde o sistema de tensão é 380/220 V, mas podem ser ligados em sistemas 220/127 V, porém não mais entre fase e neutro e sim entre duas fases.
IV. Os motores trifásicos, tipo rotor em gaiola, quando ligados em 380 V, usam como auxiliar de partida a chave estrela-triângulo.
É correto o que consta APENAS em
I e IV.
II e III.
I e II.
I e III.
II e IV.
Geralmente utilizam-se painéis de distribuição distintos para cargas de iluminação e para cargas de motores devido
a fatores de potência diferentes.
a níveis de curto-circuito diferentes.
a sistemas de interrupção distintos.
à alta queda de tensão produzida pelas cargas de motores.
Quanto aos materiais e componentes de quadros de comando para motores de indução, considere as seguintes afirmativas:
I. Inversores de frequência são dispositivos utilizados para a partida de motores de indução.
II. Capacitores de potência são indicados para a compensação da carga reativa de circuitos com característica indutiva.
III. Quanto maior a potência nominal de um circuito, maior o seu fator de potência.
IV. A potência de curto circuito disponível em um ponto do circuito de alimentação é função exclusivamente da carga a ser alimentada, independentemente da fonte de alimentação.
É correto o que consta APENAS em
I e II.
II e III.
I, II e IV.
II e IV.
I e IV.
Em relação aos tipos de acionamentos soft-starter, considere as seguintes afirmativas:
I. Em elevatórias de água, bruta ou tratada, as partidas com soft-starter podem ter as rampas de aceleração e desaceleração ajustadas para não existir golpe de aríete nas tubulações, sendo justificadas para aumentar a vida útil dos conjuntos mecânicos e minimizar o rompimento de adutoras, seus custos de manutenção e perda de produção.
II. Durante as rampas de aceleração ou desaceleração de partidas com soft-starter, normalmente os capacitores de correção de fator de potência são desligados para evitar danos nos componentes eletrônicos.
III. Manobras com bancos de capacitores para correção do fator de potência devem ser feitas com contatores equipados com resistências de amortecimento.
IV. Partidas em motores de bombas de recalque, com ventilação forçada ou dependentes de escorva não precisam prever intertravamentos com esses sistemas.
É correto o que consta APENAS em
II e III.
III e IV.
I e III.
II, III e IV.
I, II e III.
Um sistema TDM opera com frequ¨ºncia de amostragem de 8 kHz e a janela relativa a cada um de seus canais dura 3,9 ¦Ìs. Trata-se de um TDM de
8 canais.
16 canais.
32 canais.
64 canais.
128 canais.
Em relação a segurança em serviços em eletricidade, é correto afirmar:
Trabalho em Proximidade é o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados.
Zona controlada é o local onde o trabalhador pode entrar, ainda que seja com uma parte do seu corpo ou com extensões condutoras, na região sob tensão, representadas por materiais, ferramentas ou equipamentos que conduzam energia alternada ou contínua.
Zona de risco é o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível inclusive acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho.
Um curso básico de segurança em instalações e serviços com eletricidade deve contar com carga horária mínima de 4 horas e conter, entre outros assuntos, temas como choque elétrico, arcos voltaicos, técnicas de aterramento aéreo e terrestre, ressuscitação pós-trauma, geração e transmissão de eletricidade.
Para um raio de delimitação entre zona controlada e livre de 2,00 m é necessário que exista um raio de delimitação de, pelo menos, 4,00 m entre as zonas de risco e a controlada, desde que a tensão nominal de instalação não ultrapasse os 100 kV ou 10 A em corrente alternada e 120 kV ou 12 A em corrente contínua.
Em relação à proteção contra incêndios, é correto afirmar que
os fogos classe D são provenientes de materiais de fácil combustão, tem a propriedade de queimar em sua superfície e profundidade e deixar resíduos, como os líquidos inflamáveis em geral ou os gases combustíveis sob pressão.
as saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que 15,00 m nas áreas de risco grande e 30,00 m nas áreas de risco médio ou pequeno.
a água nunca deverá ser empregada no combate ao fogo de classes C e D, a não ser quando tiver sido pulverizada sob pressão com gás inerte, especialmente o dióxido de carbono, eficaz no combate a essa classe de fogo.
os cilindros dos extintores de pressão injetada e os de espuma química deverão ser pesados semestralmente para verificar se a perda de peso for além de 10% do peso original, o que exigirá sua imediata recarga.
a distância máxima a ser percorrida para se atingir o local do extintor não deve exceder a 15,00 m na horizontal e 5,00 m na vertical, em caso de áreas de cobertura por unidade extintora de até 250 m2, sob risco de incêndio de médio a grande,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...