Questões de Engenharia Elétrica da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

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Analise as afirmativas concernentes aos motores elétricos de indução.

I. Quando o escorregamento for nulo, a corrente no rotor também será nula.

II. O conjugado motor de um motor de indução é máximo na velocidade de plena carga.

III. A corrente no motor é diretamente proporcional à sua rotação.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta.

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta.

  • C.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão corretas.

Os sistemas de controle de motores elétricos visam controlar os seguintes parâmetros de um motor elétrico, EXCETO

  • A.

    velocidade.

  • B.

    conjugado motor.

  • C.

    consumo de corrente.

  • D.

    posição angular.

Assinale a alternativa em que a corrente alternada NÃO está definida corretamente.

  • A.

    Uma corrente que alternadamente cresce e decresce em grandeza em relação ao tempo e de acordo com alguma lei definida.

  • B.

    Uma corrente oscilatória cujos valores se repetem em iguais intervalos de tempo.

  • C.

    Uma corrente periódica cujo valor médio em um período é zero.

  • D.

    Uma corrente aperiódica cujo valor eficaz é nulo.

O tipo de carga elétrica que produz harmônicos de corrente na rede elétrica são

  • A.

    cargas capacitivas.

  • B.

    cargas não lineares.

  • C.

    cargas resistivas.

  • D.

    cargas variáveis em pequeno intervalo de tempo.

Analise as seguintes afirmativas concernentes ao dimensionamento de condutores de circuitos elétricos.

I. O critério "maior queda de tensão admissível" pode determinar uma secção maior que o de "capacidade de condução da corrente".

II. Ao dimensionar-se um circuito elétrico, prevalece o critério de dimensionamento que determine a maior secção do condutor.

III. O fator de potência de uma instalação elétrica pode ser desconsiderado para o dimensionamento do alimentador geral da instalação.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão corretas.

Um transformador de 10 kVA foi submetido aos testes de curto-circuito e de circuito aberto nos quais se obtiveram os seguintes resultados:

• leitura do Wattímetro no teste de curto-circuito – 600 W;

• leitura do Wattímetro no teste a vazio − 400 W.

Com base nos resultados obtidos, é CORRETO afirmar que

  • A.

    as perdas no cobre são maiores que as perdas no ferro.

  • B.

    as perdas no ferro são maiores que as perdas no cobre.

  • C.

    as perdas totais são 200 W.

  • D.

    o rendimento do transformador é maior que 95%.

Verificou-se que, durante uma falta em uma instalação elétrica de baixa tensão em 60 Hz, a corrente de curto-circuito estava 100% assimétrica em relação ao eixo do tempo nos primeiros ciclos de falta. Pode-se afirmar que, nesse caso, a falta ocorreu

  • A.

    em qualquer ponto da descida da senóide de tensão CA.

  • B.

    em qualquer ponto da subida da senóide de tensão CA.

  • C.

    no momento que a tensão de alimentação passou por 0V.

  • D.

    no valor máximo da tensão CA.

Verificou-se que, durante uma falta em uma instalação elétrica de baixa tensão em 60 Hz, a componente contínua da corrente de curto-circuito diminuiu rapidamente até 0A. Nesse caso, pode-se afirmar que

  • A.

    a falta ocorreu a uma distância nλ da subestação.

  • B.

    a falta ocorreu no instante Vca = 0V.

  • C.

    a impedância de curto-circuito é nula.

  • D.

    a resistência de curto-circuito é maior que 0Ω.

Em relação à proteção e manobra de circuitos elétricos, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    circuito auxiliar é o circuito diferente do circuito principal e dos circuitos de comando de um dispositivo de manobra.

  • B.

    circuito de acionamento é um conjunto das partes condutoras de uma chave, diferente dos circuitos principal e de comando, destinado a energizar o motor de acionamento mecânico da chave.

  • C.

    circuito de comando é o circuito que comanda a operação de fechamento, ou a operação de abertura, ou ambas.

  • D.

    circuito principal é o conjunto das partes condutoras de um dispositivo de manobra, inseridas no circuito que ele tem por função fechar ou abrir.

Para que dois ou mais transformadores sejam ligados em paralelo em uma subestação abaixadora de 13,8kV/380V/220V, eles devem ser idênticos nos seguintes parâmetros, EXCETO

  • A.

    impedância percentual.

  • B.

    potência nominal.

  • C.

    tensão primária.

  • D.

    tensão secundária.

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