Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Em relação às máquinas CC é INCORRETO afirmar:
Em relação aos motores CC, o motor série opera com uma velocidade que decididamente baixa à medida que se aumenta a carga.
Em uma ampla variedade de aplicações de alta potência, com sistemas que operam a partir de uma fonte CC (aplicações automotivas, eletrônica portátil, etc.) as máquinas CC são uma opção mais efetiva em custo.
Entre os geradores CC, as máquinas de excitação independente e as auto-excitadas compostas aditivas são as mais comuns.
Em geral, a vantagem principal das máquinas CC está na sua flexibilidade e versatilidade.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Em relação aos critérios que são projetados os sistemas práticos de acionamento das Máquinas de Relutância Variável (MRVs) assinale a única alternativa INCORRETA:
Conjugado constante independente da posição do rotor
Alto rendimento
Baixo custo
Relação baixa entre conjugado e massa
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Com relação aos sistemas de partida de motores e as condições para partir diretamente, assinale à única alternativa INCORRETA:
É um método de partida mais simples, em que não são empregados dispositivos especiais de acionamento de motor, apenas, contatores, disjuntores ou chaves interruptoras.
A corrente de partida do motor sendo de baixo valor em virtude da sua potência pequena facilita a utilização do sistema de partida direta.
O fato da carga a ser movimentada necessitar de acionamento lento e progressivo é uma das condições principais para dar partida a motores diretamente da rede de suprimento.
A partida do motor é feita sem carga, o que reduz a duração da corrente de partida e, conseqüentemente, também os efeitos sobre o sistema de alimentação.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A respeito do emprego da chave estrela-triângulo na partida de motores de indução, assinale a alternativa INCORRETA:
O procedimento para o acionamento do motor é feito, inicialmente, ligando-se na configuração estrela, até que este alcance uma velocidade próxima da velocidade de regime, quando então esta conexão é desfeita e executada a ligação triângulo.
A troca de ligação durante a partida é acompanhada por uma elevação de corrente, fazendo com que as vantagens de sua redução desapareçam, se a comutação for antecipada em relação ao ponto ideal.
Durante a partida em estrela, o conjugado e a corrente de partida do motor ficam reduzidos a 1/3 de seus valores nominais.
A principal vantagem da utilização da chave estrelatriângulo é que não ocorre redução do conjugado de partida, pois a tensão de alimentação do motor é a tensão nominal do motor na ligação estrela.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Com relação ao sistema de partida de motores por intermédio de chave compensadora, assinale a alternativa INCORRETA:
Na derivação 65%, a corrente de partida na linha se aproxima do valor da corrente de acionamento, utilizando chave estrela-triângulo.
A comutação da derivação de tensão reduzida para a tensão de suprimento não acarreta elevação da corrente, já que o autotransformador comporta-se, neste momento, semelhantemente a uma reatância que impede o crescimento da mesma.
Uma das vantagens em relação às chaves estrelatriângulo é sua pequena dimensão, acarretando menor volume nos centros de controle de motores.
Seu custo é superior ao da chave estrela-triângulo.
Engenharia Elétrica - Eletromagnetismo - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
O circuito magnético abaixo, tem as seguintes dimensões Ac=Ag=9cm², g=0,050cm, Ic=30cm e N=500 espiras. Supondo que o valor μr=70.000 para o material do núcleo, e que o circuito magnético esteja operando com Bc=1,0T, a corrente i será de:
0,80A
0,50A
0,40A
0,70A
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Após a leitura dos itens a seguir a respeito do fator de potência, identifique a afirmação correta:
I. O Fator de Potência Real leva em consideração a defasagem entre a corrente e a tensão, os ângulos de defasagem de cada harmônica e a Potência Reativa para produzi-las.
II. O Fator de Potência de Deslocamento considera apenas a defasagem entre a corrente e a tensão na freqüência fundamental.
III. Quando há distorção harmônica na instalação elétrica o triângulo de potências sofre uma alteração, recebendo uma terceira dimensão provocada pela potência aparente necessária para sustentar a distorção da freqüência fundamental.
IV. O valor do fator de potência real é sempre maior que o fator de potencia de deslocamento, sendo assim, a correção deverá ser feita pelo fator de potência real.
A seqüência CORRETA é:
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Engenharia Elétrica - Eletrônica Analógica - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Em relação à correção de fator de potência em redes com harmônicas, as cargas não lineares são classificadas em três categorias de acordo com a natureza da deformação. A este respeito assinale à única alternativa CORRETA:
Os dispositivos classificados como CATEGORIA 3 tem a natureza da deformação da corrente oriunda da não linearidade dos componentes eletrônicos.
Na CATEGORIA 1 encontram-se os equipamentos eletrônicos, tais como: inversores, retificadores, UPS, televisores, microondas, computadores e outros.
Na CATEGORIA 2 encontram-se os equipamentos com característica operativa de arcos voltaicos.
Na CATEGORIA 1 encontram-se os equipamentos de núcleo magnético saturado, tais como: reatores e transformadores de núcleo saturados.
Os dispositivos que atuam pela detecção de gases acumulados em sua câmara, por falta de óleo ou também por fluxo de óleo originado de descargas elétricas internas ou curtos-circuitos no transformador são conhecidos como:
Relés buchholz.
Relés de embolo.
Relés de alavanca.
Relés de indução eletromagnético.
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A respeito da subestação de subtransmissão é CORRETO afirmar:
É aquela construída ao lado das usinas produtoras de energia elétrica, suja finalidade é modificar os níveis de tensão dos geradores para transmitir potência gerada aos grandes centros de consumo.
É aquela construída em propriedade particular, suprida por intermédio de alimentadores de distribuição primários, originados das subestações de subtransmissão e que suprem os pontos finais de consumo.
É aquela construída próxima aos grandes blocos de carga e que está conectada, por meio de linha de transmissão, à subestação central de transmissão ou a outra subestação receptora intermediária.
É aquela construída em geral no centro de um grande bloco de carga, alimentada pela subestação receptora e de onde se originam os alimentadores de distribuição primários, suprindo diretamente os transformadores de distribuição ou as subestações de consumidor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...