Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Redes de Telecomunicação e Telemática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Sobre os conceitos das interfaces de comunicação RS232 e RS 485, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Engenharia Elétrica - Redes de Telecomunicação e Telemática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Sobre os conceitos de CRC, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Engenharia Elétrica - Redes de Telecomunicação e Telemática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
A respeito dos métodos de troca de dados, assinale a alternativa correta.
Token pass é um protocolo da internet que opera na camada física, usando um conjunto de padrões ISO. Usa um testemunho (em inglês, token), que consiste numa trama de três bytes e circula numa topologia em estrela, na qual as estações devem aguardar a sua recepção para transmitir.
Os dispositivos mestres determinam a comunicação de dados no barramento. Um mestre pode enviar mensagens sem uma requisição externa sempre que possuir o direito de acesso ao barramento (o token). Os dispositivos escravos são dispositivos remotos (de periferia), tais como módulos de I/O, válvulas ou acionadores de velocidade variável, dentre outros. Eles não têm direito de acesso ao barramento e só podem enviar mensagens ao mestre ou reconhecer mensagens recebidas quando solicitados.
Numa topologia em anel, cada nó é interligado a um nó central (mestre), através do qual todas as mensagens passam, sendo que tal nó age, assim, como centro de controle de rede, interligando os demais nós (escravos)
Em relação a transferência de dados em cartões inteligentes ,essa comunicação é sempre iniciada pelo cartão. Dessa forma, um cartão inteligente nunca responde a comandos da leitora, sempre enviando dados sem qualquer requisição externa. Esse tipo de relação é denominado de "mestre e escravo", sendo que a leitora desempenha o papel de escravo e o cartão inteligente desempenha o papel de mestre.
A comunicação serial é um dos métodos mais utilizados para a transferência de dados entre equipamentos eletrônicos, e devido ao fato de uma comunicação serial exigir um sistema para desmembrar a informação e um sistema idêntico para recompô-la, foram desenvolvidos protocolos de comunicação para que diferentes equipamentos pudessem se comunicar entre si. Dois conceitos importantes no protocolo são os relativos ao equipamento mestre e ao equipamento escravo. Em qualquer interligação na qual esteja sendo utilizado um protocolo, poderá existir um ou mais equipamentos mestres e pelo menos um equipamento escravo.
Para dimensionar os condutores de um circuito de uma instalação residencial, deve-se adotar a seguinte seqüência:
calcular a potência total, corrigir o fator de potência com banco de capacitores, verificar a necessidade de ter mais de uma fase, calcular a corrente, definir o valor do disjuntor para aquele circuito e assim colocar o cabo com a espessura adequada.
calcular a potência demandada, corrigir com o fator de potência, estipular a demanda, dividir em três fases, calcular novamente a corrente e adotando um fator de acréscimo de 25%, escolher o cabo capaz de conduzir a corrente calculada
atribuir o valor máximo de corrente que se quer em cada circuito, colocar o disjuntor para esse valor, ver no catálogo o cabo compatível com a corrente determinada e depois distribuir as cargas compatíveis para o circuito.
definir a utilização, tensão, potência total, fator de potência, potência ativa, corrente nominal, corrente corrigida e comparar a seção mínima estabelecida por norma com a seção adequada calculada, adotando sempre a maior.
adotar sempre os cabos de espessura mínima indicada pela ABNT NBR 5410 para circuitos de iluminação e tomadas
Em relação aos sistemas de transmissão, assinale a alternativa correta.
As ligações de assinantes do tipo Ligação Básica (LB) não são totalmente digitais nas Redes Digitais de Serviços Integrados de Banda Estreita (RDSIBEs). Assim sendo, podem-se aproveitar os pares de cobre existentes nas atuais linhas analógicas
O uso de modens para a comunicação de dados, utilizando a rede analógica de telefonia, consegue chegar aos 115.200 bit/s, devido às características técnicas das redes analógicas de telefonia, aliadas à inexistência de ruído nessas linhas.
As fibras óticas possuem perdas (atenuação de sinal) maiores que as apresentadas pelos cabos pares metálicos, cabos coaxiais e guias de onda milimétricas.
A transmissão de sinais na faixa de microondas trafega em linha reta e por essa razão pode ser captada com mais facilidade. A concentração de toda a energia em um pequeno feixe através de uma antena parabólica oferece um sinal alto para a relação de ruído, mas as antenas de transmissão e de recepção devem ser alinhadas com o máximo de precisão.
Já se podem adquirir softwares WebPhone "Gateway Exchange", que possibilitam a comutação de áudio entre telefones baseados na tecnologia IP e telefones tradicionais baseados em comutação de circuito. O "Gateway Exchange" recebe sinais de áudio e de sinalização da rede tradicional e envia-os para a rede de comutação de pacotes IP e vice-versa. Quem possui PABX e WAN ainda não pode utilizar o sistema "Gateway Exchange", devido aos altos custos desse sistema.
Em relação aos sistemas de transmissão, assinale a alternativa correta.
A capacidade de transmissão dos cabos de fibras óticas é menor que qualquer outro tipo de cabo, e o projeto de um sistema utilizando cabos óticos é pouco flexível.
O modem (de modulador–demodulador) é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original.
Comparados com os cabos tronco em pares ou cabos coaxiais, os cabos óticos possuem dimensões aumentadas, para a mesma capacidade de transmissão – logo, ocupam mais espaço onde quer que sejam instalados.
Alguns aspectos condicionam o desempenho dos sistemas de transmissão, dentre os quais a atenuação, que consiste numa alteração da forma do sinal durante a sua propagação desde o emissor até o receptor.
As fibras óticas não são imunes aos ruídos externos em geral e às interferências eletromagnéticas, em particular, como as causadas por descargas elétricas e instalações de alta tensão. Sofrem também interferências de rádio-freqüência e de impulsos eletromagnéticos.
Em relação à aplicação prática de controladores PID, considere as descrições das unidades PID abaixo:
Assinale a alternativa correta.Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Sobre os conceitos de CLP e Sistemas de Supervisão Controle e Aquisição de Dados – SCADA, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Em relação aos diagramas elétricos de controle, assinale a alternativa correta.
A maioria dos sistemas de controle contém tanto componentes mecânicos quanto elétricos. Do ponto de vista matemático, as descrições de elementos elétricos e mecânicos são análogas. A analogia é real e não somente matemática, isto é, dois sistemas são análogos se são descritos matematicamente por equações semelhantes e os componentes mecânicos e elétricos podem ser substituídos um pelo outro na prática.
Um potenciômetro é um transdutor eletromecânico que converte energia elétrica em energia mecânica. A entrada do dispositivo se dá na forma de um deslocamento mecânico, linear ou de rotação dos portadores de carga. Quando é aplicada uma tensão no terminal variável do potenciômetro, a tensão de saída, que é medida a partir do terminal fixo, varia, linearmente ou de acordo com alguma relação não linear, com o deslocamento da entrada.
Os sincros não são amplamente utilizados em sistemas de controle como detectores e codificadores, devido a sua rigidez de construção e baixa confiabilidade.
Após o motor correto ter sido selecionado para uma dada aplicação, o próximo passo é selecionar um controlador apropriado para o motor. O controlador tem, entre outras finalidades, limitar o torque de partida, pois algumas cargas conectadas ao eixo podem ser danificadas se um torque excessivo for aplicado na partida.
Um servomecanismo é um sistema de controle realimentado no qual a entrada é alguma posição mecânica, velocidade ou aceleração. Portanto, os termos servomecanismos e sistemas de controle de posição (ou de velocidade, ou de aceleração) são sinônimos.
Um trecho de cabo está representado em um desenho de uma instalação elétrica. Na legenda desse desenho está informado que a unidade utilizada é o cm e a escala do desenho é 1:250. Se, no desenho, o trecho de cabo for medido com um escalímetro na escala de 1:1 e a leitura for 12 cm, qual é a dimensão real do cabo?
300 m
30 m
3000 m
450 m
Impossível determinar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...