Lista completa de Questões sobre Eletrônica de Potência para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para a proteção de circuitos terminais, são utilizados os disjuntores em caixa moldada, chamados de pequenos disjuntores, com correntes nominais na faixa de 5 a 100 A. Qual a diferença, no que diz respeito à filosofia da proteção e instalação, entre os disjuntores tipo norte-americano e o tipo europeu?
Os disjuntores do tipo norte-americano, geralmente são fixados sobre trilhos padrão DIN.
Nos disjuntores tipo norte-americano, o disparo magnético é vinculado à parte construtiva e têm o limiar de atuação magnética vinculado ao bimetálico e são fixados através de presilhas ao fundo da caixa.
Nos disjuntores tipo europeu, o disparo magnético é independente, sendo que o mecanismo é de alta precisão e sua instalação é sobre trilhos.
O limiar de atuação magnética dos disjuntores do tipo norte-americano é dado por um múltiplo de corrente nominal e são instalados sobre trilhos.
Nos disjuntores tipo europeu o disparo magnético e térmico estão vinculados ao mesmo sensor e são instalados aparafusados ao fundo da caixa.
Qual é a potência liberada num transformador de 300 kVA que alimenta uma carga de 255 kW, se o fator de potência dessa carga for corrigido de 0,85 para 0,92 indutivo?
Qual a potência dissipada pelo resistor R4 do circuito da figura 3?
Da análise de um circuito elétrico podemos concluir que:
I. Em um circuito paralelo, a resistência total é sempre menor que a do elemento de menor resistência.
II. Quanto menor a parte resistiva de um circuito em comparação com a parte reativa, mais próximo da unidade estará o fator de potência.
III. As tensões entre os terminais dos indutores estão sempre defasadas de 90º em relação às tensões entre os terminais dos capacitores.
Qual(is) está(ão) correta(s)?O escorregamento percentual de um motor de indução no momento da partida, na situação de rotor bloqueado é de:
Um sistema composto por dois geradores conforme representado no circuito da figura 4, onde RiG1 e RiG2 representam suas resistências internas, alimenta uma carga RL. Qual a parcela de potência dissipada pela carga devida ao gerador G1?
Engenharia Eletrônica - Eletrônica de Potência - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação aos erros em instrumentos elétricos de medição, é correto afirmar:
Os erros grosseiros podem ser evitados com a repetição dos ensaios pelo mesmo operador do instrumento.
Os erros acidentais não são variáveis e estão sujeitos a limitações.
Se o valor medido for maior que o valor verdadeiro, o erro é cometido por falta.
O erro relativo é a relação entre o erro absoluto e o valor medido.
Os erros sistemáticos estão ligados às deficiências do operador do instrumento.
Engenharia Eletrônica - Eletrônica de Potência - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um indutor de 2,5 H está submetido a uma tensão de 20 V. Qual a taxa de variação de corrente nesse indutor?
8 A/s
50 A/s
25 A/s
12 A/s
21 A/s
Engenharia Eletrônica - Eletrônica de Potência - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A capacitância de um capacitor sem dielétrico é de 14 µF. Quando nele for inserido um dielétrico de constante igual a 5, 4, a nova capacitância passará a ser de:
2,6 µF
75,6 µF
0,4 µF
66,5 µF
8,7 µF
Engenharia Eletrônica - Eletrônica de Potência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O projeto, a execução e a manutenção de instalações elétricas devem ser efetuados cuidadosamente. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Na execução de instalações elétricas de pára-raios em área cujo piso tenha revestimento asfáltico, o eletrodo terra deve ser instalado na base do revestimento asfáltico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...