Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um CLP é definido pelo IEC (International Electrotechnical Commission) como: Sistema eletrônico operando digitalmente, projetado para uso em um ambiente industrial, que usa uma memória programável para a armazenagem interna de instruções orientadas para o usuário para implementar funções específicas, tais como lógica, sequencial, temporização, contagem e aritméticas, para controlar, através de entradas e saídas digitais ou analógicas, vários tipos de máquinas ou processos. O controlador programável e seus periféricos associados são projetados para serem facilmente integráveis em um sistema de controle industrial e facilmente usados em todas suas funções previstas (FRANCHI e CAMARGO, 2008). Visando atender aos diversos segmentos da indústria, incluindo seus usuários, e uniformizar as várias metodologias de programação dos controladores industriais, a norma IEC 61131-3 definiu sintática e semanticamente cinco linguagens de programação, dentre elas a Linguagem Ladder (LD – Ladder Diagram).

Assinale a alternativa que melhor descreve a Linguagem Ladder:

  • A. é uma linguagem gráfica baseada na lógica de relés e contatos elétricos para a realização de circuitos de comando e de acionamento. Por ser a primeira linguagem utilizada pelos fabricantes, é a mais difundida e encontrada em quase todos os CLPs da atual geração.
  • B. inspirada na linguagem assembly e de característica puramente sequencial, é caracterizada por instruções que possuem um operador e, dependendo do tipo de operação, podem incluir um ou mais operandos, separados por vírgula. É indicada para pequenos CLPs ou para controle de processos mais simples.
  • C. é uma linguagem de alto nível e muito poderosa, inspirada na linguagem Pascal, que contém todos os elementos essenciais de uma linguagem de programação moderna, incluindo as instruções condicionais (IF, THEN, ELSE e CASE OF) e instruções de iterações (FOR, WHILE e REPEAT).
  • D. Nenhuma das alternativas anteriores.

O padrão CAN (Controller Area Network) possui, basicamente, dois tipos de redes industriais: Devicenet e CANopen. Marque a alternativa que apresenta um conjunto verdadeiro de características da rede CANopen (LUGLI e SANTOS, 2009):

  • A. Número máximo de nós: 64; e distância: 100 a 500 metros.
  • B. Número máximo de nós: 32; e Baud rate (taxa de transmissão): 125, 250, 500 e 1000 Kbits/sec.
  • C. Tamanho de mensagem no máximo de 8 bits por nó; e distância 50 a 1200 metros.
  • D. Baud rate (taxa de transmissão) apenas de 250 Kbits/sec; e barramento metálico.

Atualmente o mercado oferece produtos que contêm um amplo conjunto de sensores e atuadores, como automóveis, sistemas de segurança ou sistemas de telemetria. Integrar as informações desses sensores e atuadores não é uma tarefa trivial, já que inúmeras vezes é exigido um meio físico construído como uma fiação enorme, sem contar o número de conectores. Motivados pelas aplicações intraveiculares, muitas companhias vêm investindo no projeto de controladores que pudessem gerenciar o tráfego de informações com interfaces através de um meio físico reduzido, porém capaz de possibilitar a multiplexação dessas informações. Visando uniformizar os projetos de redes intraveiculares a SAE (Society of Automotive Engineers) definiu três categorias (Classe A, B e C) de redes baseadas nas aplicações. Marque a alternativa que descreve a categoria Classe A (LUGLI e SANTOS, 2009):

  • A. engloba aplicações que requerem baixa velocidade de comunicação (até 10 Kb/s), como entretenimento, áudio etc. Geralmente é implementada como uma UART (Universal Asynchronous Receiver/Transmitter) genérica, como a conhecida RS-232.
  • B. abrange aplicações de média exigência de velocidade (10Kb/s a 125Kb/s), como transmissões broadcast e monitoramento do ambiente. Um exemplo desse protoloco é o SAE J1850.
  • C. designa aplicações que exigem grande velocidade de comunicação (acima de 125 Kb/s), como controle de servomecanismo em tempo real.
  • D. nenhuma das alternativas anteriores.

A DeviceNet é uma rede de baixo nível com base no protocolo CAN, que permite equipamentos desde os mais simples como módulo de I/O, sensores e atuadores, até os mais complexos como controladores lógicos programáveis e microcomputadores. Considere a rede DeviceNet e assinale a alternativa falsa (LUGLI e SANTOS, 2009):

  • A. A rede DeviceNet possui protocolo aberto.
  • B. A ODVA (Open DeviceNet Vendor Association) é uma organização independente com o objetivo de divulgar, padronizar e difundir a rede DeviceNet, visando seu crescimento mundial.
  • C. DeviceNet é uma rede digital, multi-drop que conecta e serve como uma rede de comunicação entre os controladores industriais e dispositivos I/O.
  • D. Os sistemas DeviceNet oferecem vários pontos de conexão para configuração e controle, suportando I/O e explicit messaging.

Os sistemas DeviceNet oferecem vários pontos de conexão para configuração e controle, suportando I/O e explicit messaging.10 ocorrência de um determinado tipo de evento, respondendo a esse evento de uma única forma, dizse que o relé é monofunção. Outros relés são fabricados para atuar na ocorrência de vários tipos de eventos, respondendo a esses eventos de duas ou mais formas, nesse caso, diz-se que o relé é multifunção. Para padronizar e universalizar os vários tipos de funções foi elaborada uma tabela pela ANSI (American National Standards Institute) com a descrição da função de proteção e do código numérico correspondente. Considere a tabela citada e marque a função correspondente ao código 49 (MAMEDE FILHO e MAMEDE, 2011):

  • A. relé térmico para máquina ou transformador.
  • B. relé de sequência incompleta.
  • C. relé de sequência de fase de tensão.
  • D. relé de sobrecorrente instantâneo.

Julgue os itens a seguir, relativos a materiais magnéticos e a fenômenos envolvidos em processos e magnetização. Em um material não magnético, a permeabilidade magnética é muito maior que 1.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o circuito apresentado na figura acima, julgue os itens seguintes.

O circuito equivalente de Norton da parte do circuito à esquerda dos pontos A e B é composto por uma fonte de corrente de 15 A em série com uma resistência de 10.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o circuito apresentado na figura acima, julgue os itens seguintes.

O circuito equivalente de Thévenin da parte do circuito à esquerda dos pontos A e B é formado por uma fonte de tensão de 15 V em série com uma resistência de 10

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima ilustra um circuito de fonte de alimentação em que a tensão no secundário do transformador é de 220 V rms; a relação de espiras entre o primário e o secundário é de 10 para 1; e o diodo Zener é de 13 V. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

A tensão máxima no capacitor é superior a 20 V.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima ilustra um circuito de fonte de alimentação em que a tensão no secundário do transformador é de 220 V rms; a relação de espiras entre o primário e o secundário é de 10 para 1; e o diodo Zener é de 13 V. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

A tensão de saída vs é maior que 10 V.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...