Lista completa de Questões de Engenharia Eletrônica da CONESUL Fundação de Desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No aterramento de proteção, que visa a segurança pessoal, protegendo contra choques elétricos por contato indireto, devem ser ligados à terra
somente as carcaças dos equipamentos.
todas as partes consideradas vivas da instalação.
somente o pára-raios e as carcaças dos equipamentos.
o condutor neutro e as caixas metálicas dos quadros de distribuição.
todas as partes metálicas que possam eventualmente ter contato com partes energizadas.
Analisando a construção e o funcionamento do autotransformador podemos afirmar que:
I. A vantagem do autotransformador é a quantidade reduzida de cobre necessária na sua construção, quando comparado a um transformador normal.
II. O fio da parte comum do enrolamento deve ser de seção maior porque a corrente que nele circula é o somatório das correntes dos enrolamentos primário e secundário.
III. A principal desvantagem do autotransformador é ser constituído de um único enrolamento o que limita a diferença de tensão entre os enrolamentos primário e secundário.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Apenas a I.
Apenas a II.
Apenas a I e a III.
Apenas a II e a III.
A I, a II e a III.
Analisando o comportamento dos condutores utilizados em instalações elétricas, podemos afirmar que:
I. A resistência de um condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente à sua seção transversal.
II. A resistividade de um condutor é inerente ao material que o constitui, sendo que a prata é o material que apresenta a menor resistividade.
III. O coeficiente de temperatura de resistência indica a variação da resistência do condutor em função da variação da temperatura. Em geral, nos metais aumenta a resistência com o aumento da temperatura.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Uma resistência trifásica de 10 /fase, ligada em triângulo e alimentada por uma linha de 220V/380V, é utilizada para aquecimento de água no boiler de um hotel. Que potência essa resistência solicita do sistema?
4,84 kW.
8,37 kW.
14,52 kW.
24,98 kW.
43,32 kW.
Para a proteção de transformadores do tipo selado contra defeitos internos utilizamos o relé
Para a proteção de circuitos terminais, são utilizados os disjuntores em caixa moldada, chamados de pequenos disjuntores, com correntes nominais na faixa de 5 a 100 A. Qual a diferença, no que diz respeito à filosofia da proteção e instalação, entre os disjuntores tipo norte-americano e o tipo europeu?
Os disjuntores do tipo norte-americano, geralmente são fixados sobre trilhos padrão DIN.
Nos disjuntores tipo norte-americano, o disparo magnético é vinculado à parte construtiva e têm o limiar de atuação magnética vinculado ao bimetálico e são fixados através de presilhas ao fundo da caixa.
Nos disjuntores tipo europeu, o disparo magnético é independente, sendo que o mecanismo é de alta precisão e sua instalação é sobre trilhos.
O limiar de atuação magnética dos disjuntores do tipo norte-americano é dado por um múltiplo de corrente nominal e são instalados sobre trilhos.
Nos disjuntores tipo europeu o disparo magnético e térmico estão vinculados ao mesmo sensor e são instalados aparafusados ao fundo da caixa.
Qual é a potência liberada num transformador de 300 kVA que alimenta uma carga de 255 kW, se o fator de potência dessa carga for corrigido de 0,85 para 0,92 indutivo?
Qual a potência dissipada pelo resistor R4 do circuito da figura 3?
Da análise de um circuito elétrico podemos concluir que:
I. Em um circuito paralelo, a resistência total é sempre menor que a do elemento de menor resistência.
II. Quanto menor a parte resistiva de um circuito em comparação com a parte reativa, mais próximo da unidade estará o fator de potência.
III. As tensões entre os terminais dos indutores estão sempre defasadas de 90º em relação às tensões entre os terminais dos capacitores.
Qual(is) está(ão) correta(s)?O escorregamento percentual de um motor de indução no momento da partida, na situação de rotor bloqueado é de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...