Lista completa de Questões de Engenharia Espacial da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura acima ilustra o processo de multiplexação de sinais digitais gerados por dois computadores. O sinal gerado em cada computador modula em QAM uma portadora de freqüência fk, k = 1 e 2. Há, então, a geração de dois sinais modulados que são, em seguida, combinados, gerando um sinal multiplexado. Com relação ao sistema descrito, julgue os itens seguintes.
Se f1 e f2 são diferentes, então o processo acima permite obter um sinal multiplexado em FDM. Se f1 e f2 são iguais, não haverá processo de multiplexação reversível, ou seja, que permite recuperar os sinais dos dois computadores no receptor.
A figura acima ilustra o processo de multiplexação de sinais digitais gerados por dois computadores. O sinal gerado em cada computador modula em QAM uma portadora de freqüência fk, k = 1 e 2. Há, então, a geração de dois sinais modulados que são, em seguida, combinados, gerando um sinal multiplexado. Com relação ao sistema descrito, julgue os itens seguintes.
Caso os sinais modulados estejam em freqüências de microondas, o circuito combinador pode ser implementado fisicamente por um anel híbrido ou por um acoplador bidirecional.
A figura acima ilustra o processo de multiplexação de sinais digitais gerados por dois computadores. O sinal gerado em cada computador modula em QAM uma portadora de freqüência fk, k = 1 e 2. Há, então, a geração de dois sinais modulados que são, em seguida, combinados, gerando um sinal multiplexado. Com relação ao sistema descrito, julgue os itens seguintes.
Considerando que cada computador seja capaz de gerar um sinal digital à taxa de 100 kbps e que esse sinal modula uma portadora em FSK, em vez de QAM, com desvio de freqüência de 0,5 MHz, então, se f1 ≠ f2, para que do sinal combinado possam ser recuperados os sinais dos dois computadores, a banda do canal por onde esse sinal será transmitido deverá ser superior a 2,0 MHz.Considere que, em uma operação de monitoramento em uma estação TT&C, tenha sido necessário gerar sinais modulados de diferentes técnicas de modulação PSK, FSK, MSK e QAM e de diferentes larguras de banda para testar equipamentos a bordo de um satélite e as condições de transmissão/propagação/recepção. Nessa situação, para realizar a referida operação de monitoramento,
seria correto o uso, entre outro equipamento, de um gerador de sinais vetorial.
Com relação a técnicas de medidas em sistemas de comunicação, julgue os itens que se seguem.
Um amperímetro de RF do tipo clip-on é um equipamento que pode ser utilizado para investigar interferência de RF em diferentes tipos de fios condutores, como o cabo coaxial, para encontrar onde a corrente de RF está fluindo e a sua intensidade.
Com relação a técnicas de medidas em sistemas de comunicação, julgue os itens que se seguem.
Os efeitos da força de Coriolis podem ser observados, por exemplo, no movimento dos ventos em volta dos centros da baixa pressão, conforme ilustrado na figura ao lado. Sobre as informações fornecidas e o tema em questão, julgue os itens a seguir.
As moléculas do ar tem sua velocidade ao longo das linhas de fluxo desviadas para a direita.
Os efeitos da força de Coriolis podem ser observados, por exemplo, no movimento dos ventos em volta dos centros da baixa pressão, conforme ilustrado na figura ao lado. Sobre as informações fornecidas e o tema em questão, julgue os itens a seguir.
A região de baixa pressão atrai o ar da vizinhança.
Os efeitos da força de Coriolis podem ser observados, por exemplo, no movimento dos ventos em volta dos centros da baixa pressão, conforme ilustrado na figura ao lado. Sobre as informações fornecidas e o tema em questão, julgue os itens a seguir.
A figura representa o movimento do ar no hemisfério sul.
Os efeitos da força de Coriolis podem ser observados, por exemplo, no movimento dos ventos em volta dos centros da baixa pressão, conforme ilustrado na figura ao lado. Sobre as informações fornecidas e o tema em questão, julgue os itens a seguir.
No hemisfério norte, os desvios devido à força de coriolis tem sentidos contrários aqueles que ocorrem no hemisfério sul.
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